Cuidado com a construção do futuro composto. Use o verbo "ir" no presente do indicativo acompanhando o verbo principal no indicativo: Fulano vai fazer um discurso. A forma "Fulano irá fazer um discurso" não existe. Use a forma composta (vai fazer) ou a simples (fará).
Derivação do verbo ir e designa uma ação que ainda vai acontecer. A mulher irá vender sua casa. O homem irá para a França. Ela irá ao bar hoje a noite?
O verbo “ir” aceita tanto a preposição “a” como “para”. Como, no colégio, raramente, estuda-se o uso das preposições de forma aprofundada, poucas pessoas sabem a diferença entre um caso e outro e costumam infringir a gramática, como se observa no exemplo abaixo: Professor, no domingo, eu vou para São Paulo.
* ir - verbo em que os dois presentes e os dois imperativos apresentam a mesma forma para a 1ª pessoa do plural (vamos) e para a 3ª pessoa do plural (vamos). Presente: vou, vais, vai, vamos, ides, vão. Pretérito perfeito – fui, foste, foi, fomos, fostes, foram. Pretérito imperfeito – ia, ias, ia, íamos, íeis, iam.
Na mitologia grega, Teras ou Tera (Θήρας), filho de Autesião, neto de Tisâmeno, bisneto de Tersandro e tataraneto de Polinices, é um herói de origem tebana, fundador da cidade de Thira na ilha homônima.
É a flexão vai, e não irá, que se usa com o infinitivo para formar o futuro: Caso reforme o contrato, o jogador vai participar (e não irá participar) dos treinamentos. / O presidente eleito vai visitar (e não irá visitar) outros países antes da posse. / O executivo vai trabalhar (e não irá trabalhar) com as equipes de ...
Resolução do problema: Quando nos referimos a pessoas, podemos utilizar tanto o pronome relativo “que” quanto “quem”. Cabe ao indivíduo decidir e ter bom senso em não ficar repetindo o “que” em todas as ocasiões, uma vez que este pode se substituído por: quem, o qual, a qual, os quais, as quais.