Na Bíblia, Judite corta a cabeça de Holofer- nes, que oprimia o povo israelita, e Davi, a de Golias, que afrontava o exército de Israel. Salomé ordena a decapitação de João Batista, que, enquanto profeta, aponta os erros da família real, que comete crimes, delitos e transgressões sem ter quem lhes oponha.
Judite (em hebraico: יהודית, hebraico moderno: Yəhudit, tiberiano: Yəhûḏîṯ; "Louvado" ou "judia"), a forma feminina de Judá. Judite é o nome de uma das duas esposas hititas de Esaú, no livro de Gênesis 26:34. Alegadamente, as duas esposas de Esaú eram um grande incômodo para seus pais, Isaque e Rebeca.
Judite era uma viúva temente a Deus, que morava em Betúlia, de boa aparência e estimada por todos. Essa cidade foi sitiada pelos assírios, comprometendo o abastecimento de água e colocando em risco a vida das pessoas. Ela simboliza a fragilidade dos judeus diante dos inimigos.
Caifás descobre o plano frustrado de fuga de Judite. A esposa do Sumo Sacerdote finalmente se cansa e o enfrenta. Em resposta, Caifás declara que Judite será apedrejada por cometer adultério.
Após vê-lo pregando a Palavra de Deus, Caifás sentencia Estevão à morte por apedrejamento. O jovem discípulo, em seus últimos momentos, pede ao Senhor que não lhes impute este pecado.
Judite simula ter sido raptada quando a acham na carroça. Ao ficar sabendo que a mulher queria escapar, Caifás conta para Judite que ela vai ser alvo de apedrejamento até morrer.
Personagem foi interpretada pela atriz Marcella Muniz. Judite perdeu o bebê que esperava de Gestas (Flavio Pardal) e não conseguiu fugir das garras do marido Caifás (Eucir de Souza). E o que parece ruim ficará ainda pior na produção bíblica da Record!
Cansada de tantas humilhações, Judite (Juliana Lohmann) fugirá do acampamento e cruzará o caminho de um estuprador. Ao se defender do crápula, ela será acertada em cheio por uma facada na novela bíblica da Record.
Os protestantes rejeitam livros do Antigo Testamento por considerarem apócrifos, ou seja, de autoria duvidosa. São eles: Tobias, Judite, 1 e 2 Macabeus, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico e Baruc. Essa diferença se dá apenas no Antigo Testamento, sendo que há consenso no Novo Testamento.
Quem escreveu o livro de Judite na Bíblia católica?
Foi escrito por volta de 150 a.C., na Palestina, durante a guerra dos Macabeus. Tem como objetivo encorajar os judeus piedosos a permanecerem fiéis à lei e aos costumes de Israel. O autor ou autores, provavelmente, pertencem ao mesmo grupo que produziu os livros de Daniel, 1 Macabeus e a parte grega de Ester.
Ela deixou de ser a esposa humilhada para se igualar ao marido, de quem falava tão mal. Judite não quis mudar sua situação. Ela esperava o perdão dos homens, mas não se preocupou em alcançar a misericórdia de Deus.
Ela acelera o carro na direção dela, mas uma bicicleta cruza o caminho primeiro, provocando um acidente. O veículo capota e pega fogo. Mariana vê tudo e, por ironia do destino, é ela quem salva a vida de Judite, tirando-a do carro e levando-a para o hospital.
Em outro trecho (João 18:13) Jesus é conduzido diante de Anás e Caifás e interrogado, sendo espancado intermitentemente. Em seguida os outros sacerdotes levam Jesus a Pôncio Pilatos, governador romano da Judeia, e insistem pela sua execução.
Judite fica sozinha nos capítulos finais de Todas as Flores, mas isso não significa que a costureira estará infeliz. Nas últimas cenas, a personagem aparece caindo no samba da Gamboa, esbanjando felicidade. A mãe de Pablo não encontra outro interesse amoroso após a morte de Humberto, mas isso não a abala.
Os guerreiros de Betúlia, avisados pelas heroicas mulheres, invadiram o acampamento dos inimigos que, com o general morto, se renderam e fugiram. Judite passou a ser uma heroína do povo judeu. Judite decapitando Holofernes, Artemísia Gentileschi, 1621.
Originado do hebraico "Yehudit", Judite significa "louvada" ou "aquela que é elogiada". Pessoas chamadas Judite são frequentemente descritas como valentes, inteligentes e de caráter sólido. Elas possuem uma presença marcante e uma determinação incansável para alcançar seus objetivos.
Judite é uma jovem e virtuosa viúva judia que, graças à sua fé, à sua beleza e à sua astúcia, salva a cidade de Betúlia e o povo de Judá, contra o cerco de Holofernes, general de Nabucodonosor, rei da Assíria, inimigo prepotente e insolente de Deus.
O livro relata a história de uma piedosa viúva que sai da cidade cercada, dirige-se ao acampamento do exército inimigo e com sua beleza envolve o comandante Holofernes, que se embriaga durante um banquete e tem sua cabeça cortada pela heroína desta história.