Duas retas r e s são reversas se não existe nenhum plano que as contém simultaneamente. Em outras palavras, além delas nunca se interceptarem (o que também é o caso quando as retas são paralelas), seus vetores diretores também não podem ser paralelos.
Retas reversas são aqueles que necessariamente estão em planos diferentes. Sendo assim, arestas de uma mesma face não reversas, já que estão no mesmo plano, o plano da face em que se encontram.
Como já dito, duas retas são consideradas concorrentes quando se cruzam em um ponto comum. Essa interseção dá origem a quatro ângulos, que podem ter medidas iguais ou não. Se um dos ângulos formados é igual a 90°, ou seja, é um ângulo reto há um caso de retas perpendiculares.
Uma semirreta é uma parte da reta obtida da seguinte maneira: sobre uma reta qualquer, desenhe os pontos A e B, de modo que o ponto A faça um corte na reta. O pedaço da reta que se inicia em A e segue em direção ao ponto B (e, é claro, continua infinitamente após ele) é chamado de semirreta.
Retas ortogonais são retas reversas que formam ângulo reto. Uma reta e um plano são perpendiculares se, e somente se, a reta é perpendicular ou ortogonal a todas as retas do plano.
Retas são figuras geométricas planas ou espaciais que podem ser classificadas em concorrentes, coincidentes e paralelas. Ouça o texto abaixo! Na Geometria, as retas são definidas apenas como conjuntos de pontos.
Retas transversais são retas que cruzam um par ou um feixe de retas paralelas. Ainda pensando nas ruas dos bairros e das cidades, quando temos uma visão panorâmica é possível encontrar ruas transversais. Observe um exemplo na magem abaixo.
Planos são figuras geométricas bidimensionais formadas pela reunião de infinitas retas, perpendiculares a uma reta dada, dispostas lado a lado. Essa figura é considerada na Geometria como um conceito primitivo. Isso acontece porque, na realidade, não existe definição para ponto, reta e plano.
Uma recta oblíqua é aquela que, ao intersectar outra, cria um ângulo que não mede 90º (isto é, não se trata de um ângulo recto). Os ângulos criados pelas rectas oblíquas, por outro lado, não são iguais (não medem o mesmo). As rectas oblíquas fazem parte do conjunto das rectas secantes.
As retas perpendiculares quando se cruzam entre si num ponto comum constroem um ângulo reto (90°). A perpendicularidade ou ortogonalidade não é uma característica exclusiva das retas, pois também é aplicada ao plano.
Para verificar isso, é suficiente observar duas retas perpendiculares contidas no plano. A figura formada pela projeção ortogonal de uma reta r sobre o plano é outra reta s. Essa projeção é definida como a intersecção entre o plano que contém a reta r e o plano que contém a reta s quando os dois são perpendiculares.
ortogonais são utilizadas para representar as formas tridimensionais através de figuras planas. Aplicação das projeções ortogonais na representação das superfícies que representação das superfícies que compõem, respectivamente, um cilindro, um paralelepípedo e um prisma de base triangular.
Duas retas distintas irão assumir as seguintes posições relativas no espaço: Retas paralelas: duas retas são paralelas se pertencerem ao mesmo plano (coplanares) e não possuírem ponto de intersecção ou ponto em comum. Retas coincidentes: pertencem ao mesmo plano e possuem todos os pontos em comum.
Duas retas são perpendiculares se se cruzam formando ângulos retos. Se essa é uma reta e uma reta perpendicular se parece com isso, então uma reta perpendicular vai interceptá-la; mas ela não vai ser só uma intersecção, mas as retas vão se cruzar formando ângulos retos, ou seja, formando 90 graus.
As retas não coplanares são denominadas de reversas. São retas que não possuem pontos de intersecção e por pertencerem a planos distintos, o produto misto da condição de coplanaridade não é nulo. Se então r e s são reversas.
A reta é a linha que possui uma única direção, sendo ilimitada nos dois sentidos de crescimento. Então, podemos afirmar que a reta é infinita e não possui começo nem fim. ✓ Por um ponto podemos traçar infinitas retas.