Não é possível fazer um Pix sem aparecer o nome de quem realiza. Apenas dados como CPF, telefone e e-mail são mantidos em sigilo no caso de um Pix em anônimo. Por questões de segurança, apenas o nome completo é informado para que a origem do pagamento seja identificada.
Nesse caso basta acessar o app do seu banco, entrar na área Pix e então selecionar a opção de criar uma chave aleatória e informá-la para quem vai fazer o pagamento.
Na tela inicial do aplicativo, toque em Pix; Na área Minhas chaves, toque em Gerenciar ou cadastrar nova chave; Toque no ícone de três pontinhos ao lado da chave que você quer excluir; Selecione Excluir chave, confirme e pronto!
Acesse a tela inicial do aplicativo e toque em Pix; Toque em Transferir; Na aba Recentes, toque e segure por alguns segundos no contato que deseja remover (ou pesquise na busca pelo contato recente); Depois toque em Remover contato da lista e pronto!
Um ponto muito importante a ter em mente é que cada chave PIX existente tem suas vantagens e desvantagens. Portanto, deve ser utilizada em casos específicos. Por exemplo, a chave aleatória permite usar o PIX de forma “anônima”, sem revelar tantos dados para outras pessoas. É ótima para transações com desconhecidos.
A possibilidade de alterar o nome social no Pix é recente, mas fica a cargo da Instituição financeira, algumas pedem documentação especial (para evitar fraudes, etc). Entre em contato com o Nubank através do chat (dentro do app) ou pelo e-mail: [email protected].
Como rastrear um Pix pelo ID? Apenas as instituições bancárias que trabalham com o Pix podem rastrear transações pelo ID. Se você precisar identificar uma pessoa que enviou ou recebeu seu dinheiro, pode entrar em contato com o banco e informar o ID para que a instituição identifique a pessoa.
Em relação ao nome que consta no comprovante de Pix, após a atualização de seus dados cadastrais, você pode realizar a alteração da seguinte forma: Acessando o aplicativo BB pelo menu: PIX - Chaves PIX - Minhas Chaves.
o Nubank tem o acesso ao DICT para realizar a atualização; Se o DICT tem o cadastro do Nome de Fantasia, é obrigatório que as instituições do sistema PIX exibam o nome de fantasia dentre os dados do pagador/recebedor em lugar da razão social/nome empresarial.
Não. Não é possível consultar a chave Pix de outra pessoa. Mas, existe uma estratégia muito simples que pode dar certo na hora de descobrir o Pix de alguém e fazer uma transferência. O usuário pode, por exemplo, realizar uma simulação de transferência se souber ao menos uma informação da pessoa.