Mármore é uma rocha metamórfica que se forma quando o calcário é submetido a condições mais altas de pressão e temperatura. É composto principalmente de calcita e/ou dolomita.
O calcário quando exposto a altas temperaturas e pressão de baixa a moderada se torna um mármore. Isto explica por que as maiores jazidas de mármore se encontram em regiões de atividades tectônicas que metamorfizam o calcário passando por alterações físico-químicas se transformando em uma rocha metamórfica.
O mármore é uma rocha cristalina e compacta. É uma rocha metamórfica que é proveniente de calcário exposto a altas temperaturas e pressão, por isso as maiores jazidas de mármore são encontradas em regiões de rocha matriz calcária e atividade vulcânica.
O mármore é um tipo de rocha chamado de metamórfica. Isso significa que ele é formado a partir de uma transformação física e química de uma rocha matriz. Neste contexto, a rocha originária é o calcário, que, quando exposta a altas temperaturas e pressão, transforma-se no mármore.
Por ser um mineral, o mármore é extraído diretamente das jazidas. Essas jazidas são reservas naturais, onde esse material pode ser encontrado. Ele é extraído através de cortes que o fatiam em enormes blocos.
VISITAMOS UMA PEDREIRA! Como é feita a extração e beneficiamento do mármore
Quais processos levam à formação do mármore?
O mármore é uma testemunha deste acontecimento. Também conhecido como rocha metamórfica, é proveniente da modificação química do calcário e do meio onde se encontra. O processo é conhecido como metamorfismo e consiste numa resposta das rochas e minerais à pressão e ao calor.
Por conta disso, as jazidas para a extração do mármore e do granito são encontradas em locais que têm intensa atividade tectônica. As jazidas são reservas naturais em grandes montanhas rochosas, onde as pedras são encontradas em seu estado natural.
Mármore é uma rocha metamórfica originada de calcário exposto a altas temperaturas e pressão de baixa a moderada. Por este motivo as maiores jazidas de mármore são encontradas em regiões de rocha matriz calcária e onde houve atividade vulcânica.
Essa maravilhosa rocha natural é o resultado de uma transformação físico-química do calcário, resultante da exposição a alta temperatura e pressões baixas a medianas, as quais chamamos de metamorfismo.
É composto principalmente de calcita e/ou dolomita. Geralmente, apresenta outros minerais, como quartzo, talco, tremolita, diopsídio ou olivina, que podem ser utilizados para estimar a temperatura e pressão a que a rocha esteve submetida.
Por outro lado, o granito, que é considerado mais resistente e mais resistente ao uso. Então, no que diz respeito a custo, o granito é o vencedor, já que ele é muito mais barato do que o mármore e pode permitir que os proprietários usem uma pedra natural, enquanto mantêm seu projeto dentro do orçamento.
Assim, o mármore tem um alto índice de porosidade, por isso é menos resistente a riscos e manchas. Já o granito, apresenta uma maior dureza, o que o torna menos propício a arranhões e marcas ocasionadas por líquidos.
Como descobrir se uma peça é granito ou mármore? É muito simples! Baste pegar um objeto de metal, como uma boa faca e riscar a superfície da pedra. Devido a “Dureza Mohs” o mármore é riscado e o granito não.
O mármore é uma rocha metamórfica proveniente do calcário e dependendo da composição de seus minérios pode apresentar variadas cores como rósea, branca, esverdeada ou preta. Dentre esses minérios está a mica, o feldspato e outros.
O calcário é uma rocha sedimentar originada de material precipitado por agentes químicos e orgânicos. O cálcio é um dos elementos mais comum, estimado em 3-4% da crosta terrestre, todavia, quando constituinte dos calcários tem origem nas rochas ígneas.
Os mármores e granitos são rochas formadas dentro da terra por meio do esfriamento do magma. No interior da terra, após uma camada de manto, localiza-se uma profunda camada de rocha derretida formada através de reações dos elementos radioativos, que acaba por sofrer um processo de decomposição.
Os acabamentos mais famosos são o polido, que possui aspecto liso e brilhante; resinado, que cobre os poros e confere brilho diferenciado; e o levigado, com superfície lisa e opaca. Por sua vez, o acabamento bruto conserva o estado natural da peça.
Os granitos são formados pelo resfriamento do magma em profundidade, por isso são denominados de rochas plutônicas ou intrusivas. O magma que dá origem aos granitos é produto direto da fusão parcial da crosta terrestre, em zonas tectônicamente ativas, promovendo assim sua reciclagem.
O mármore calacatta oro é um dos tipos de mármore mais caros do mercado, as cores desses tipos de mármore são sempre o branco de fundo e sua principal característica estão nos veios em tons de cinza e dourado.
A China foi o maior exportador mundial, com 32,5% do total, seguida da Índia, com 11%. O Brasil exportou 930 mil t, ou 6,4% das exportações mundiais de granitos (Gráfico 4).
Espírito Santo É Estado Líder Na Extração De Mármores E Granitos. Historicamente, o setor de rochas ornamentais vem sendo um dos principais movimentadores da economia do Espírito Santo. É o estado que mais faz a extração de mármores e granitos, e suas jazidas são as mais abundantes do Brasil.
Se a superfície de mármore ou granito estiver rachada ou lascada, é possível preencher as áreas danificadas com uma resina epóxi ou um composto de enchimento de pedra. O produto é aplicado na área danificada e deixado para secar antes de ser lixado e polido para corresponder ao acabamento original.
O preço do metro quadrado do mármore varia de acordo com uma serie de fatores: o tipo de mármore, a cidade, a marmoraria, a cor escolhida, detalhes do projeto, etc. O preço costuma girar em torno de R$300 a R$1.500,00 o metro quadrado.