Desgaste rápido e irregular dos pneus Um dos sinais mais evidentes de desalinhamento é o desgaste rápido e irregular dos pneus. Quando as rodas do veículo não estão alinhadas corretamente, elas causam uma distribuição desigual do peso sobre os pneus, levando a um desgaste mais acelerado e irregular da banda de rodagem.
Os sinais de que é hora de fazer o alinhamento incluem o desgaste desigual dos pneus, o veículo puxando para um lado em estradas retas, volante desalinhado, dificuldade em retornar o volante após curvas, choque da roda com objetos na estrada, passagem por buracos significativos e mudanças na posição da suspensão.
Os sinais podem ser notados quando o carro tende a puxar para a direita ou esquerda com o volante parado, ou quando o veículo começa a apresentar vibrações estranhas que podem ser percebidas no volante, piso ou até nos bancos.
Caso o carro esteja desalinhado, poderá haver um desgaste irregular e prematuro dos pneus. Por sua vez, o balanceamento concentra-se no equilíbrio do conjunto roda/pneu. O desequilíbrio no peso pode danificar peças do automóvel ao longo do uso sem manutenção corretiva.
Suspensão: os bons amortecedores devem manter o carro em movimento suave, sem oscilações, para manter o alinhamento certo. As molas podem quebrar ou enferrujar, o que afeta a suspensão do carro; Buracos: Os pneus podem sofrer ao passar em cima de buracos de maneira brusca, o que deixa o veículo desalinhado.
— Além disso, um carro desalinhado e desbalanceado por se tornar extremamente perigoso. O seu comportamento fica completamente descalibrado e pode pegar o motorista de surpresa em curvas, ou até mesmo em linha reta. O volante desalinhado pode passar uma falsa impressão e causar acidentes — completou.
Com o desgaste irregular dos pneus, por exemplo, há também a perda de segurança do carro ao rodar. Sem a manutenção e revisão periódicas, existe um risco muito maior ao dirigir. A falta de alinhamento causa instabilidade ao veículo, o que pode comprometer a segurança, proporcionando um risco maior de acidentes.
A falta de alinhamento pode desgastar os pneus de forma inadequada, comprometendo a sua vida útil e problemas no freio podem levar a situações complicadas como a perda de eficiência de seus componentes. Fazer manutenção preventiva é a forma mais prática de deixar o veículo em boas condições de uso.
Vibração no volante: Se o volante vibrar enquanto você dirige, mesmo em estradas lisas, isso pode ser um sinal de desequilíbrio das rodas. Puxando para um lado: Se o seu carro puxar para um lado quando você soltar o volante, isso pode indicar um problema de alinhamento.
Um teste simples é acelerar o carro até 60 km/h em uma via com pouco movimento e frear até ele parar. Se o volante “puxar”, é hora de ir para a oficina. O teste também pode ser feito com uma velocidade de 20 km/h em uma rua vazia.
De forma geral, para identificar se seu veículo está alinhado é simples: quando você deixa a direção livre por alguns segundos, seu veículo continua circulando em linha reta? Se a sua reposta for sim, está tudo certo. Caso o veículo tenda para a direita ou para a esquerda, pode ser um sinal de que está desalinhado.
Um dos sinais mais claros de problemas no alinhamento é a rigidez do volante. Outra consequência desse sinal é o seu posicionamento torto. Por exemplo, em uma estrada reta você vai perceber o volante endurecido, exigindo muito esforço para manter o veículo alinhado à pista.
Os problemas de alinhamento das rodas podem ocorrer pela condução do dia-a-dia em estradas de má qualidade, passar por buracos, bater no meio-fio ou pelo desgaste excessivo dos componentes da direção.
1 – Verifique se a suspensão e as juntas estão em boas condições. 2 – Confira se a cremalheira do sistema de direção está centralizada, principalmente, se tiver sido substituída. 3 – Verifique se as pressões dos pneus estão corretas.
De modo geral, isso acontece porque, quando a direção está fora do lugar, os pneus não tocam o chão de forma uniforme, o que pode levar ao desgaste prematuro. Além disso, outro sinal que muitos motoristas ignoram é um aumento no consumo de combustível.
Se perceber que o volante está inclinado para um lado, é um sinal de desalinhamento. 2. Carro "puxando" para um lado ou para o outro: Se o veículo não mantém uma trajetória reta e exige esforço do motorista para corrigir a direção, é um indicativo de que o alinhamento está desregulado.
Caso o veículo apresente desalinhamento pode ocorrer vibrações, desalinhamento da direção, maior consumo de combustível e desgaste prematuro de buchas, coxins e batentes.
Se você já fez essa pergunta a alguém, saiba que o procedimento é rápido: o alinhamento, procedimento que normalmente dá um pouquinho mais de trabalho para o profissional que está fazendo a revisão do veículo, demora em média 45 minutos. Já o balanceamento dura, em média, 15 minutos.
Um carro desalinhado causa instabilidade na direção e gera um consumo maior de combustível. Já as rodas desbalanceadas também podem provocar instabilidade na direção, vibrações no volante e danos na suspensão.
As principais causas de trepidação no volante do carro incluem: desequilíbrio ou desgaste dos pneus, problemas de alinhamento da suspensão, problemas no sistema de freios (como pastilhas de freio desgastadas ou rotor desgastado) e problemas no sistema de direção (como juntas de direção gastas ou caixa de direção com ...
Como saber se o carro precisa de alinhamento e balanceamento?
Existem alguns fatores de como saber se o carro precisa de alinhamento. O tremor é um indicativo claro de que o carro precisa desse tipo de manutenção. A dificuldade de controle da direção também é um sinal, principalmente em situações em que ele realiza movimentos imprevistos, como se estivesse “puxando para o lado”.
Quanto custa alinhamento e balanceamento de 4 rodas?
O valor do alinhamento e balanceamento pode variar bastante de acordo com a oficina mecânica, região e modelo do veículo. No entanto, o serviço de alinhamento e balanceamento pode custar, em média, entre R$80 e R$250.
Então, é muito importante verificar se o modelo do seu carro permite esse tipo de serviço. Você pode verificar essa informação por meio do SAC da fabricante (no final da matéria há uma lista com alguns modelos que permitem a realização da cambagem).