Como o corpo faz para quebrar a gordura e transformar em ATP?
As mitocôndrias são o centro de energia da célula. Nos seus músculos ou fígado, elas tiram um pouco de gordura (estocada como triglicérides) das suas células adiposas e a colocam num processo metabólico que a transforma em calor, dióxido de carbono, água e ATP (trifosfato de adenosina).
Na falta da glicose, a gordura acumulada é usada como fonte de energia por nosso organismo. Para isso, ela é dividida em moléculas de oxigênio, hidrogênio e carbono. Quando queimado, o oxigênio se transforma em energia, liberando dois subprodutos: o dióxido de carbono e água.
A quebra de gordura, também conhecida como lipólise, é regulada por hormônios e enzimas específicas. O processo é iniciado quando o corpo precisa de energia adicional, como durante o exercício físico ou em períodos de jejum prolongado.
Segundo estudo conduzido pelo cientista Ruben Meerman, pesquisador da Escola de Ciências Biomoleculares da Universidade de New South Wales, na Austrália, 84% dessa gordura é expelida na respiração e os 16% restantes saem em forma líquida (suor, urina, fezes, lágrimas e outros fluidos corporais).
A gordura é “queimada” através de uma organela chamada mitocôndria que é a responsável por esse processo. Isso mesmo: a nossa gordurinha é queimada pelas mitocôndrias. Pessoas bem treinadas geralmente possuem uma quantidade MAIOR de mitocôndrias do que pessoas não treinadas.
Como Acontece a Lipólise? (Metabolismo de Gordura)
O que quebra a molécula de gordura?
A lipólise é um processo que consiste na quebra do triacilglicerol em moléculas de ácidos graxos e glicerol. Este processo ocorre por intermédio das enzimas lipases, que podem ser ativadas ou inibidas pelas catecolaminas (noradrenalina e adrenalina) e por hormônios (insulina, glucagon e adrenocorticotropina).
Os níveis desregulados afetam o gasto calórico no corpo humano. Por isso, para cuidar deste hormônio de forma natural, a dica é manter uma alimentação saudável e rica em magnésio, aminoácidos e selênio. Estes nutrientes podem ser encontrados no trigo, na carne, no leite, no ovo e nas oleaginosas.
"Quando alguém perde 10 kg de gordura, 8,4 kg são exalados como CO2. Os pulmões são, portanto, o principal órgão excretor da perda de peso", dizem os especialistas no artigo, ponderando que uma porcentagem menor de gordura é eliminada por outas formas como, por exemplo, ureia e suor.
O estudo constatou que quando 10 quilos de gordura são oxidados, 8,4 quilos são excretados pelos pulmões em forma de dióxido de carbono. O restante, 1,6 quilos, se transforma em água (H2O), que pode ser excretada pela urina, suor, respiração, lágrimas, fezes ou outros fluidos corporais.
A presença de gordura na urina é mais rara, mas se ocorrer, pode deixar a urina turva, oleosa ou com pequenas partículas de gordura, indicando síndromes nefróticas. Ao identificar qualquer uma dessas alterações, os médicos recomendam procurar ajuda profissional para exames específicos e diagnosticar a causa.
A criolipólise é um método não invasivo, realizado em clínicas de estética por um profissional capacitado, que age na redução da gordura corporal através do congelamento controlado a vácuo Assim, sua aplicação é, capaz de destruir as células de gordura e eliminar as gorduras que estão em seu interior.
A bile é uma secreção amarelo esverdeado produzida no fígado e armazenada na vesícula biliar. Ela é composta por diversos componentes, como por água, sais biliares, fosfolipídios, colesterol, pigmentos biliares, como a bilirrubina, entre outros. Tem como principal função a quebra da gordura dos alimentos ingeridos.
Caminhada, corrida, ciclismo e natação são ótimas maneiras de perder barriga. Esses exercícios ajudam a aumentar a frequência cardíaca, acelerar o metabolismo e queimar calorias, incluindo a gordura subcutânea.
O pesquisador Ruben Meerman explica que na falta da glicose, a gordura em excesso se torna uma fonte de energia para o organismo. Sendo assim, ela se divide em moléculas de oxigênio, hidrogênio e carbono. Nesse caso, quando é queimado, o oxigênio se transforma em energia e libera dióxido de carbono e água.
As principais fontes de energia do organismo, os combustíveis biológicos (carboidratos, gorduras e proteínas), são consumidas diariamente para fornecer energia suficiente à manutenção do corpo em suas atividades.
Portanto, o exercício mais adequado para queimar a gordura da barriga é a caminhada rápida. Ou seja, mantendo a baixa intensidade e o volume máximo de oxigênio a 25% ou 75% da frequência cardíaca máxima (uma sensação de esforço ligeiramente cansativo).
1,6 kg se junta à água, que excretamos por meio de urina, lágrimas, suor e outros fluidos corporais. "Nossos cálculos mostram que os pulmões são o órgão excretor primário da gordura", escreveu a equipe no periódico British Medical Journal.
Quando estamos emagrecendo, a gordura sai nas fezes.?
Essa pergunta foi feita em uma pesquisa de 2014 com 150 profissionais da área da saúde, entre médicos, nutricionistas e personal trainers, e publicada no British Medical Journal (BMJ). E as respostas foram, em sua maioria, erradas. Houve quem dissesse que a gordura era expelida junto com as fezes.
Qual é a primeira parte do corpo a perder gordura?
Normalmente, a primeira parte do corpo a mostrar sinais de emagrecimento varia de pessoa para pessoa, dependendo de fatores genéticos, hormonais e de distribuição de gordura. Para alguns, a perda inicial de peso pode ser notada na face e no pescoço, enquanto para outros pode ser na região abdominal.
De acordo com o periódico de medicina The BMJ, do Reino Unido, o pulmão é a parte do corpo mais importante na eliminação da gordura, sendo o órgão excretor primário.
Beber chás relaxantes antes de dormir ajuda (camomila, erva doce, erva cidreira ou melissa). Evitar bebidas energéticas ou estimulantes no período da noite (café, energéticos ou bebidas açucaradas). Alguns alimentos possuem nutrientes com propriedades termogênicas.