A reação descrita é da formação de um complexo de iodo e amido. O iodo se liga ao amido através da reação química, dando origem a um composto de coloração arroxeada. Coloque a farinha de trigo no recipiente com água e agite até formar um precipitado.
Para verificar a presença de amido nos alimentos, basta adicionar um pouco de tintura de iodo ou de lugol no alimento e observar se a cor fica do azul ao preto.
A coloração azul intensa ocorre devido à formação de um complexo formado pela oclusão (aprisionamento) do iodo nas cadeias lineares da amilose. Como a amilopectina não apresenta estrutura helicoidal, devido à presença das ramificações, a interação com o iodo será menor, e a coloração menos intensa.
Isso acontece, porque o iodo reage quando em contato com amido, que é um carboidrato. Ao colocar o iodo no alimento sua coloração irá variar entre azul e preto, indicando assim se o alimento contém amido, ou seja, carboidrato. Se a coloração ficar azulada, o alimento possui amido, caso contrário, não.
Teste de Lugol: Em um tubo de ensaio pipetar 2,0 mL de solução de amido de batata. Adicionar 3 gotas de Lugol. Observe a coloração. A presença de amido é confirmada por coloração azul intensa.
EXPERIMENTO DE QUÍMICA: Coloquei Iodo no Amido, e vejam o que aconteceu!!!!
Como o iodo interage com o amido?
O iodo se liga ao amido através da reação química, dando origem a um composto de coloração arroxeada. Coloque a farinha de trigo no recipiente com água e agite até formar um precipitado. Pingue duas gotas da solução de iodo e leve ao aquecimento. O resultado parece ficção científica!
Porque o iodo é capaz de identificar o amido nos alimentos?
O iodo quando misturado com amilose e amilopectina, resulta nessa complexação, que pode ser visualizada como uma mudança de coloração para tonalidades de azul e vermelho. Dessa forma, o teste do iodo tem a importante função de ajudar na indicação da presença de amido no mosto cervejeiro.
O resultado final da complexão do amido com o iodo é a formação de um complexo de cor azul intensa . 2- Em seguida, adicione 1 gota de lugol 3%. Resultado: O aparecimento de uma cor azul intensa indicará a presença de amido na amostra.
A solução de Lugol vai colorir o colo do útero maduro e normal, mas não cora as áreas alteradas. Assim, de forma geral, um colo de útero completamente corado de marrom escuro pelo Lugol, é um colo saudável. O teste de Schiller pode ser realizado durante um exame ginecológico de rotina.
Por que a reação de iodo identifica polissacarídeos?
Na presença de iodo pode sofrer reações de complexação, com a formação de compostos coloridos variando do azul intenso ao vermelho- violácea. Com isso, objetivou-se identificar a presença de amido em alimentos rotineiros, utilizando o lugol como reagente.
O descoloramento da solução ocorre porque todo o iodo presente na tintura é reduzido a iodeto (I-) pelo ácido ascórbico (Silva et al., 2008). A mudança de coloração é um indicativo da ocorrência de reações químicas.
Na digestão o amido é decomposto, por reações de hidrólise, em carboidratos menores, como a glicose, que é a fonte primária de energia para o corpo. Essa hidrólise é efetuada pelas enzimas amilases existentes na saliva e no suco pancreático. A maior parte da nossa necessidade de carboidratos é fornecida por amidos.
O iodo é roxo, mas, ao reagir com o amido do alimento, mudou de cor, tornando-se azul-escuro, quase preto. Conclusão: a coloração escura observada é decorrente da reação entre o corante (iodo) e o amido presente nos alimentos.
O iodo é absorvido sob a forma salina, mas deve estar sob a forma iônica para formar iodo. Ele é absorvido no duodeno e vai ao sangue. As células foliculares captam iodeto e então, dentro da célula, ele sofre a ação da enzima peroxidase e transforma-se em iodo (Íon).
Lugol é uma solução líquida, cor marrom escura que combina Iodo Metalóide e Iodeto de Potássio. O lugol foi descoberto pelo químico francês Jean Lugol e visa remediar as disfunções da tireoide.
Coloque a folha despigmentada, com a face abaxial para cima, sobre uma placa de Petri e cubra-a com gotas de lugol. Uma coloração azulada intensa, quase preta, indica a presença de amido.
O iodo é responsável pela síntese dos hormônios tiroidianos. Já a solução de Lugol é o nome dado a combinação de iodo e iodeto de potássio em meio líquido. Este nome foi dado pelo químico francês Jean Lugol cuja função seria remediar as funções da tireoide.
Uma área que não cora com o iodo indica uma potencial área de preocupação e requer investigação adicional. Este é conhecido como um teste positivo, indicando a presença de células anormais.
A indicação da presença de amido foi a coloração escura (preto) nos alimentos após aplicação do iodo, quando comparados ao alimento-controle (pão). As amostras de óleo, sal, açúcar e tangerina, apresentaram coloração mais clara em relação ao alimento-controle, indicando não contém amido em sua composição.
Este teste permite observar as áreas da pele com presença de sudorese, confirmando-se, no presente caso, a anidrose da hemiface esquerda por ausência de coloração da mistura aplicada. Foi utilizada uma preparação comercial de iodopovidona na concentração de 100 mg/ml e amido de milho.
Devido a propriedade antioxidante, a vitamina C promove a redução do iodo a iodeto (I-), que é incolor quando em solução aquosa e na ausência de metais pesados. Desta forma, nas reações em que a solução fica incolor, maior quantidade de Vitamina C o alimento possui.
Por que o teste do iodo é capaz de identificar ácidos graxos insaturados?
Este teste identifica a presença de ácido graxo insaturado. Ocorre uma reação de halogenação, em que o iodo reage com as duplas ligações do ácido graxo insaturado. Se houver dupla ligação, o iodo será consumido e a coloração característica da solução de iodo diminuirá de intensidade.
Por que não é conveniente realizar o teste de iodo com uma solução de amido aquecida?
O amido pode sofrer reações de complexação com formação de compostos coloridos. Um exemplo é a interação da amilose e da amilopectina com o iodo, resultando em um complexo azul e vermelho-violáceo, respectivamente.