Estudos apontam que os mosquitos preferem pessoas de sangue tipo O, em especial aquelas com fenótipo secretor — que eliminam antígenos pelas mucosas, o que pode gerar um odor atraente para os insetos. Mosquitos também rastreiam as temperaturas elevadas no corpo, que indicam maior circulação de sangue no local.
Uma nova pesquisa de cientistas dos Estados Unidos sugere que mosquitos escolhem as vítimas de suas picadas a partir de três fatores: cheiro, visão e, por último, calor.
“Tanto a transpiração quanto a temperatura corporal podem atrair ou inibir a chegada dos insetos na pele. Algumas substâncias expelidas na transpiração, como ácido lático , ácido úrico e amônia são atrativas para os mosquitos”, explica a dermatologista Simone Neri.
Cheiro é o que espanta. Alguns odores funcionam como repelentes de insetos e você pode usá-los a seu favor se não quiser receber essas visitas indesejadas. Citronela é o mais conhecido deles, mas também pó de café, manjericão, capim-santo, limão e cravo funcionam superbem.
Os mosquitos são atraídos por CO2, que expelimos constantemente no processo da respiração. É por isso que esses insetos voam perto de nossas orelhas, nariz ou boca.
Considerando, claro, que ele não morra esmagado por mãos humanas. Corre por aí a ideia de que esses insetos vivem apenas um dia, mas não é verdade. Para a tristeza de alguns, eles duram bem mais que isso. O tempo de vida de um pernilongo — nome genérico de mosquitos do gênero Culex — é de 30 dias, em média.
Qual o tipo de sangue que os mosquitos mais gostam?
MITO. Inicialmente o mosquito apresentava uma preferência pelo sangue tipo O, devido ao mosquito ser de origem Indiana e neste país, este tipo sanguíneo predominava. Com a dispersão do mosquito pelo mundo a sua predileção pelo tipo O não permaneceu porque ele se adaptou aos tipos sanguíneos disponíveis.
As essências que espantam os pernilongos são citronela, lavanda e eucalipto. Agora, se você quer uma planta que espanta pernilongo, aposte no manjericão e no capim-santo.
Os especialistas concluíram que as pessoas que parecem ser um ímã para os mosquitos produzem uma quantidade maior de substâncias químicas chamadas ácidos carboxílicos em suas emissões cutâneas.
Quando um pernilongo pica, ele perfura a pele usando uma peça bucal especial (proboscis) para sugar o sangue. Como o pernilongo está se alimentando de seu sangue, ele injeta saliva em sua pele, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA.
Os mosquitos têm olhos sensíveis e com baixa resolução. Quando a fêmea detecta uma nuvem de CO2, ela fica ativa e começa a procurar o hospedeiro. A direção do vento e a busca por algo escuro também fazem parte do processo até alcançar o alvo.
Mosquito gosta, por exemplo, do suor do corpo humano. Pesquisas mostraram que Aedes tem uma atração toda especial por cores escuras. Nem todo mundo sabe, mas o mosquito transmissor do vírus zika tem algumas preferências.
Essas pestinhas precisariam de dois milhões de picadas, já que cada ser humano tem aproximadamente cinco litros de sangue, e cada mordida drena aproximadamente 0,0025 mililitro (ml). É uma quantidade ínfima para nós, mas essa refeição dá até três vezes o peso do inseto.
O mosquito possui olhos compostos, isto é, formados por centenas de globos oculares pequeninos. Isso faz com que o ângulo de visão se amplie, ajudando a reconhecer as vítimas de sua picada em meio à escuridão noturna — e a escapar de uma mão vindo em alta velocidade na sua direção.
Afinal, por que a coceira aparece? Isso ocorre, pois o nosso corpo reage com a saliva do inseto, provocando a coceira. Essa substância contém produtos químicos que impedem a coagulação do sangue, provocando uma resposta que causa, também, vermelhidão e inchaço.
Entre os possíveis predadores de larvas de mosquitos encontram-se representantes dos principais grupos zoológicos, como celenterados, anelídeos, platielmintos, custáceos, anfíbios, peixes, répteis e até aves, além de algumas ordens de insetos, como Odonata, Hemiptera, Coleoptera e mesmo Diptera.
De acordo com os pesquisadores, as vibrações de batidas eletrônicas, como a do Skrillex, distraem os mosquitos fêmeas, diminuindo seu tempo de reação na busca por alimento – ou seja, qualquer coisa viva que tenha sangue.
Repelentes naturais. Alguns alimentos têm propriedades que por si só podem servir como repelente natural. Uma das maiores fontes de citronela, por exemplo, é a erva-cidreira. Tomar um chá da folha antes de dormir pode ajudar a inibir pernilongos, que se afastarão pelo cheiro do suor.
As pessoas que tem sangue do tipo O, positivo ou negativo, chamam mais a atenção dos bichinhos voadores do que os tipos A, B e AB. O A é o menos atraente entre eles. Ainda assim, o caso requer mais estudos científicos para que a tese seja validada na comunidade científica.
Os olhos dos mosquitos detectam movimento e eles enxergam contraste, por isso, se você estiver usando roupas escuras, ao se movimentar você irá atraí-los.
O que significa quando o mosquito fica rodeando a gente?
Os mosquitos buscam dióxido de carbono (o que em parte explica por que eles são tão bons em nos encontrar), e quanto mais exalamos, mais dióxido de carbono enviamos para o ar, convidando os insetos para perto de nós.
Qual o cheiro do corpo humano que atrai pernilongo?
Suor e temperatura corporal: substâncias expelidas durante a transpiração, tais como ácido lático, ácido úrico e amônia, são atrativas para os mosquitos.
Os insetos hematófagos (que se alimentam de sangue) reconhecem o cheiro de suas "presas" através das antenas. A diferença de cheiros de cada um depende de diversos fatores: Dióxido de carbono (CO2): os mosquitos, assim como outros insetos hematófagos, são atraídos pelo CO2 emitido durante a nossa respiração.
Os mosquitos têm nada menos que 47 dentes. No entanto, esta não é a cifra mais surpreendente no reino animal, já que o tubarão baleia possui 4,5 mil dentes e o peixe-gato (Amiurus nebulosus) tem 9.280 dentes. Os mosquitos costumam medir entre 4 e 6 mm, dependendo da espécie.