A navegação por rádio, através dos sistemas de VOR ou ADF, também são uma alternativa. Usando a comunicação via antenas de transmissão localizadas em determinados pontos, o piloto consegue as orientações sobre quais rotas seguir. Apesar do avanço da tecnologia, o VOR ainda é utilizado por diversos pilotos.
A aeronave possui instrumentos no painel. que funcionam como o GPS do seu carro, porém com uma complexidade um pouquinho maior. Além disso, as aeronaves normalmente têm sensores, radares meteorológicos e sistemas de piloto automático.
O procedimento de pouso automático, no entanto, só é possível em aeroportos equipados com o ILS (sigla em inglês para Sistema de Pouso por Instrumentos). “O avião se 'conecta' ao aeroporto com ILS e eles vão trocando informações. O sistema ILS tem diferentes níveis.
Para realizar a descida de um avião, o piloto conta com o computador da aeronave, que faz ajustes automáticos na altitude, enquanto o comandante ajusta manualmente a velocidade para uma descida gradativa.
A navegação aérea requer uma orientação constante, seja por conhecimento da região ou no interior das nuvens usando o recurso de instrumentos, como a bússola magnética ou ainda usando como referencial as estrelas.
Como os pilotos sabem o CAMINHO POR ONDE DEVEM VOAR?
Como o piloto sabe pra onde ir?
Sempre que o voo é realizado por instrumento de navegação, o piloto segue rotas específicas, também chamadas de aerovias. Essas rotas são como ruas, que ficam delimitadas em cartas aeronáuticas e oferecem a orientação no espaço aéreo para o piloto.
O GPS é um sistema secundário de auxílio à navegação – seu uso como sistema principal ainda está sendo testado. Ele é formado por uma constelação de 24 satélites, na órbita de 20 mil quilômetros de altitude, que enviam sinais captados por aparelhos receptores nas cabines dos aviões.
Por que os pilotos anunciam 'tripulação, 10 mil pés' durante os voos? Quem costuma voar já deve ter ouvido o aviso "tripulação, 10 mil pés" no sistema de som do avião. Essa mensagem, geralmente, é ouvida quando a aeronave passa por essa marca, de cerca de 3.050 metros de altura, e é fundamental para a segurança do voo.
Alertas sobre ameaças de turbulência em rota podem ser enviados pelos pilotos da empresa no formato de notificações em áudio e visuais, sinalizando quando e onde o aviso de apertar cintos deve ser ligado e quando os pilotos necessitam estar no comando.
Por que os pilotos sempre avisam quando o avião cruza 10 mil pés na subida e na descida?
Mas a ideia de avisar aos comissários. que a gente tá cruzando dez mil pés, seja na subida ou na descida, é porque, abaixo de dez mil pés, os comissários, eles são orientados a entrar em contato. com a cabine somente em caso de emergência.
A principal tarefa de um piloto é operar a aeronave, controlando todos os seus sistemas e navegando de um ponto a outro de forma precisa. Antes de cada voo, o piloto realiza um planejamento minucioso, revisando as condições meteorológicas, o plano de voo e os documentos pertinentes.
A média salarial do cargo de Piloto (Brasil) é de R$ 11.707 por mês. A remuneração variável do cargo de Piloto nessa localização (Brasil) é de R$ 2.207, variando entre R$ 1.188 e R$ 7.534.
Pistas de pelo menos 1800m de comprimento são adequadas para aeronaves de peso abaixo de 90 toneladas, enquanto que aeronaves maiores precisam de pelo menos 2400m de comprimento. Em maiores altitudes e temperaturas esses comprimentos devem ser maiores.
O trabalho de um piloto de avião comercial começa muito antes da aeronave decolar. Antes de cada voo realizado, o piloto precisa fazer um planejamento detalhado e bastante completo, revisando as condições climáticas e meteorológicas, o plano de voo e todos os documentos pertinentes.
Dito pelos Comissários: Sejam bem vindos a bordo. Observe o número de seu assento no cartão de embarque. Por medidas de segurança, acomodem as bagagens de mão nos compartimentos acima de seus assentos e as que não couberem abaixo da poltrona a sua frente.
Como é que o avião consegue voar sendo tão pesado?
Mas como é possível um veículo, sendo mais pesado que o ar, voar? Quando no ar o avião não cai porque existem forças que atuam sobre ele, contrabalanceando seu peso, mas como o peso é direcionado para baixo a força que o equilibra no ar é direcionada para cima.
Muitos viajantes se perguntam se há um horário do dia que seja mais seguro andar de avião. Embora a segurança dos voos não varie significativamente ao longo do dia, há algumas considerações que podem tornar os voos matutinos uma escolha preferida para alguns passageiros.
Segundo o professor, as turbulências não causam perdas de altitudes relevantes no avião, mas a aeronave sofre mais variações no trecho em questão. Apesar disso, tem estrutura suficiente para passar com segurança. "O avião vai para cima e para baixo em uma turbulência, não é questão de perda de altitude", disse.
Qual a velocidade mínima para um avião se manter no ar?
De maneira geral, para introduzir uma noção sobre essa questão, podemos afirmar que a estimativa de um avião comercial é que se mantenha no ar voando acima de 200 km/h – ou aproximadamente 108 kn (nós, unidade de medida comumente utilizada na aviação).
Assim como na decolagem, a velocidade de pouso também varia não apenas de acordo com cada avião, mas também de acordo com as condições da aeronave no momento do pouso. Os jatos comerciais geralmente tocam a pista de pouso com velocidade entre 130 nós (240 km/h) e 145 nós (268 km/h).
Nos turboélices maiores, como o ATR 72-600, a cabine de passageiros é pressurizada e, assim, o avião chega aos 20 mil pés (6.096 metros). Os jatos comerciais, como os fabricados pela Airbus, Boeing e Embraer, vão bem mais alto e podem atingir 40 mil pés (12.192 metros) de altitude.
Waterhouse explica que o GPS usado no Brasil é complementar, ou seja, não é essencial para a navegação dos aviões. Isso se deve ao fato de que existem outros sistemas primários para o avião voar.
Na época, a navegação de voo dependia principalmente de radares e pontos visuais. Desde a década de 1940, os pilotos seguiam rotas determinadas por balizas no solo, seja por sinais de rádio ou marcadores visuais.