As minhocas são animais decompositores, importantes para o solo, que se alimentam tanto de vegetais quanto de restos de outros animais. Elas cavam extensos túneis, trazendo para a superfície as camadas mais profundas do solo.
As minhocas são animais que se alimentam de matéria orgânica vegetal em diferentes graus de decomposição, junto de organismos decompositores acompanhantes, tais como fungos, bactérias e protozoários. São consideradas, portanto, animais onívoros.
As minhocas são animais detritívoros se alimentando principalmente de restos vegetais presentes no solo. Todo quanto é tipo de resto vegetal que estiver se decompondo no solo pode acabar virando alimento de minhoca.
O esterco bovino é o alimento preferido pelas minhocas, mas já existem muitas pesquisas onde foi estudada a estabilização de diferentes materiais orgânicos, como aparas de jardim, restos industriais o ROD e até mesmo o lodo de esgoto.
O tempo de vida de uma minhoca varia entre dez e 12 anos. Entretanto, no ambiente selvagem, as minhocas costumam viver no máximo até uma ou duas estações do ano devido à sua suscetibilidade a uma ampla gama de predadores.
Carne, laticínios e alimentos processados: Minhocas não digerem bem produtos de origem animal, como carne e laticínios, além de alimentos altamente processados. Alimentos oleosos ou gordurosos: Evite alimentos muito gordurosos, pois eles podem causar problemas de decomposição e atrair pragas.
A minhoca tem horror ao sol, à luz natural ou artificial. Expostas ao sol por muito tempo, ela morrerá. A umidade é indispensável às minhocas, necessitam de oxigênio em resumo o local deve ser escuro ao abrigo do frio e calor, seco e ventilado.
O principal órgão para a ingestão de alimento é a faringe muscular ou bulbo faríngeo. As minhocas ingerem o sedimento na medida em que cavam as suas galerias.
Deixando o pote sempre tampado depois de recolher as iscas, as Minhocas Conservadas ficam preservadas por, no mínimo, três meses. Mantendo o pote sob refrigeração de 9 a 11º C, a temperatura normal de uma geladeira doméstica, o produto conserva as características originais por cerca de um ano.
As minhocas consomem os resíduos orgânicos, que passam no seu trato digestivo e então se transformam em húmus. O húmus é muito rico em nutrientes para as plantas, e também em bactérias e microrganismos.
Minhocas devem ser alimentadas com resíduos orgânicos de frutas e vegetais, incluindo as cascas, os núcleos e as cascas de frutas e vegetais. Pode-se também alimentar com cascas de ovos esmagados, borras de café, sacos de chá e esterco envelhecido de animais que comem vegetais, tais como coelhos, cavalos e vacas.
Você pode alimentar suas minhocas com cascas de ovo, borra de café, folhas, cascas de frutas e vegetais e papelão umedecido em pequenos pedaços, por exemplo.
Os estercos e os restos de cultivos são os mais utilizados em propriedades rurais, enquanto que no meio urbano são utilizados restos alimentares, cascas de frutas, folhas de verduras e resíduos de gramados.
Durante condições adversas do solo, como a seca, certas espécies (existem 28 tipos diferentes de minhocas no Reino Unido) entram em um estado dormente conhecido como diapausa. Dentro do solo, as minhocas formam uma câmara revestida de muco, na qual se enroscam em uma bola apertada para evitar a perda de umidade.
À noite, as minhocas saem da galeria para se alimentar e reproduzir; por isso, diz-se que têm hábito noturno. O hábito noturno, bem como a presença de uma camada de muco na pele, são adaptações que evitam o ressecamento visto que seu tegumento precisa estar úmido para que se processe a respiração.
😋😋 Já o moranguinho, o kiwi, o tomate, as cascas da cebola e do alho e tantos outros alimentos que também são ácidos podem ser colocados na Composteira, pois o volume de resíduos que produzimos é muito menor....
As minhocas se alimentam de matéria orgânica, proveniente de folhas secas, cascas de frutas, restos vegetais e/ou esterco. É importante colocá-los, em um recipiente, por sete dias (ou mais), em local arejado e seco, até que estejam prontos para alimentar as minhocas.
Frutas cítricas, alho, cebola, carne, peixe, queijo, alimentos cozidos, salgados e doces NÃO podem ser colocados no minhocário (a menos que em porcentagem mínima)!
A minhoca ingere restos orgânicos de origem animal ou vegetal, decompostos ou em decomposição, misturados ou não à terra, conforme o extrato do solo em que preferencialmente vive, que lhe servem como alimento para fornecer nutrientes a sua manutenção, desenvolvimento e reprodução.