Como o STF decidiu a ADI 4424?

Já na ADI 4424, o Supremo declarou, por maioria de votos, a possibilidade de o Ministério Público dar início a ação penal sem necessidade de representação da vítima. Na ação, a Procuradoria-Geral da República (PGR) questionou os artigos 12, inciso I; 16; e 41 da lei.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

Como ficou o julgamento da ADI?

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu nesta quinta-feira (16) o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7236), apresentada contra uma série de alterações na Lei de Improbidade Administrativa (LIA - Lei 8.429/1992) realizadas pela Lei 14.230/2021.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

Qual foi a decisão do STF na ADI 4983?

STF julga inconstitucional lei cearense que regulamenta vaquejada. O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) julgou procedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4983, ajuizada pelo procurador-geral da República contra a Lei 15.299/2013, do Estado do…
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quanto tempo leva para o STF julgar uma ADI?

Entre as liminares concedidas pelo STF e que tiveram mérito analisado, o levantamento mostrou que as de Adins duraram, em média, seis anos, o tempo que a Corte levou para julgar as ações.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando a Lei Maria da Penha passou a ser incondicionada?

“Altera o artigo 16 da Lei nº 11.340, de 07 de agosto de 2006 (Lei Maria da Penha), para estabelecer que a ação penal nos crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher é pública incondicionada.”
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em camara.leg.br

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REVISÃO DA VIDA TODA - TEMA 1102 STF ADI 2110 ADI 2111

Qual é o entendimento do STF e STJ quanto à aplicação da PRD para qualquer delito cometido no contexto da violência doméstica?

Nova Súmula 588 do STJ e o entendimento do STF. De acordo com a Nova Súmula 588 do STJ: "A prática de crime ou contravenção penal contra a mulher com violência ou grave ameaça no ambiente doméstico impossibilita a substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual foi a mudança que teve na Lei Maria da Penha?

Constituindo uma obrigação avançar em políticas públicas de combate à violência doméstica. As mudanças trazidas na Lei Maria da Penha, pela Lei nº. 14.550/2023, asseguram a proteção contra todas as formas de violência em contexto de relações domésticas, familiares e íntimas de afeto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasildefatopr.com.br

Quando começa a valer decisão do STF?

A decisão passa a valer, obrigatoriamente, para todos os julgamentos iniciados a partir da publicação da ata do julgamento, mantida a validade de todas as decisões do STF anteriores a essa data.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

O que acontece quando o STF declara uma lei inconstitucional?

Ao declarar a inconstitucionalidade de um ato, deve o STF fazer a modulação de sua decisão, considerando, em primeiro lu- gar, que a própria Constituição determina como limite o direito adquirido, o ato jurídi- co perfeito e a coisa julgada, conforme art. 5o, XXXIV, da CF/88.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www2.senado.leg.br

O que acontece se alguém simultaneamente propor ADI no STF e ADI no Tribunal de Justiça sobre a mesma lei?

O ministro explicou que a jurisprudência do STF é no sentido de que, havendo duas ações de inconstitucionalidade com tramitação simultânea, uma em Tribunal de Justiça local e outra no STF, suspende-se o trâmite da estadual e espera-se o julgamento da outra ADI pelo Supremo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

Qual foi a decisão da ADPF 442?

Trata-se da ADPF 442 que, proposta pelo PSOL em 2017, pretende a descriminalização do aborto voluntário até o terceiro mês de gestação. Esta arguição de descumprimento de preceito fundamental pode ser pautada para julgamento em 2022 pelo Supremo Tribunal Federal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ibdfam.org.br

O que foi decidido na ADI 3510 e na ADPF 54?

Na ADI 3510, o STF julgou a inconstitucionalidade da lei de biossegurança, por possível violação de direitos fundamentais do embrião. Na ADPF 54, o STF foi provocado a julgar a interrupção de gravidez em casos de fetos anencefálicos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ufopa.edu.br

Quais os efeitos das decisões definitivas de mérito proferidas pelo STF em ADI ADC e ADO?

As decisões definitivas de mérito proferidas pelo STF em ADI e ADC produzem eficácia contra todos e efeito vinculante. Tais efeitos não vinculam, contudo, o próprio STF.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em buscadordizerodireito.com.br

Quando começa a valer uma ADI?

A decisão do Supremo Tribunal Federal passa a surtir efeitos imediatamente, salvo disposição em contrário do próprio tribunal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em normaslegais.com.br

O que mudou após o julgamento da ADPF 132 e da ADI 4.277 pelo Supremo Tribunal Federal?

Na decisão, proferida em 2011 no julgamento conjunto da ADI 4277 e da ADPF 132, o Plenário, por unanimidade, reconheceu a união homoafetiva como entidade familiar, sujeita às mesmas regras e consequências da união estável heteroafetiva.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

Quais os efeitos da decisão final em ADI?

Efeitos da decisão

A decisão no controle concentrado produzirá efeitos contra todos (erga omnes), e também efeito retroativo, ex tunc, retirando do ordenamento jurídico o ato normativo ou lei incompatível com a Constituição. Trata-se, portanto de ato nulo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em normaslegais.com.br

Quais são os efeitos da decisão do STF?

A decisão do Supremo em Ação Direta de Inconstitucionalidade e Ação Declaratória de Constitucionalidade produzirá efeitos gerais que poderão ser opostos a todos que a ela resistam, tanto pessoas privadas quanto entes públicos, e deverão ser observadas pelos magistrados do país em todos os graus de jurisdição.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em revista.defensoria.rs.def.br

Como ficou a descriminalização?

Após nove anos de sucessivas interrupções, por 6 votos a 3, o Supremo Tribunal Federal (STF) finalizou nesta quarta-feira (26) o julgamento que descriminalizou o porte de maconha para uso pessoal e fixou a quantia de 40 gramas para diferenciar usuários de traficantes.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em agenciabrasil.ebc.com.br

O que foi julgado no STF hoje?

Entenda: STF retoma julgamento sobre índice de correção do FGTS. Corte tem três votos para correção ao menos pelo mesmo índice da poupança a partir de 2025.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

Qual foi a decisão do STF sobre o porte de drogas?

Na semana passada, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a criminalização do porte de maconha para consumo próprio violava os direitos fundamentais à privacidade e à intimidade[1].
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.fgv.br

O que mudou na Lei Maria da Penha 2024?

Em 2024, até o momento, a lei já sofreu duas alterações legislativas. A primeira delas ocorreu pela Lei nº 14.857, de 21 de maio de 2024, que alterou a Lei Maria da Penha para determinar o sigilo do nome da ofendida nos processos em que se apuram os crimes praticados no contexto de violência doméstica e familiar.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em evinistalon.com

O que mudou no tratamento jurídico dado a violência doméstica?

A Lei nº 13.641/2018 alterou a Lei Maria da Penha e passou a prever como crime a conduta do agente que descumprir medida protetiva imposta, ou seja, referida Lei incluiu um novo crime, um tipo penal específico para essa conduta.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em naosecale.ms.gov.br

Como está a Lei Maria da Penha hoje em dia?

Sancionada pelo atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Lei 14.550/2023 modifica o Artigo 19 e acrescenta o Artigo 40, determinando que as medidas protetivas de urgência sejam concedidas de maneira sumária — já no momento em que a vítima apresentar denúncia perante a autoridade policial.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em defensoria.ce.def.br