Maria Emília Tortorella conta que, segundo a historiadora Ermínia Silva, a origem do circo no Brasil, formalmente estruturado, foi o circo Giuseppe Chiarini, em 1834. Antes disso, contudo, várias famílias de ciganos já haviam trazido consigo elementos do circo para o Brasil.
Harris, Benjamim de Oliveira, Polidoro, Dudu das Neves, Piolin, Arrelia, Pimentinha, Torresmo, Pururuca, Xamêgo e Picolino, entre outros, são grandes palhaços que o Brasil já teve.
Esta arte, que encanta crianças e adultos, surgiu no Brasil no século XIX, com famílias e companhias vindas da Europa. Aqui, se agruparam em guetos e colateralmente manifestavam suas habilidades circenses.
Quem foi o artista de circo mais famoso do Brasil?
Um dos maiores artistas brasileiros de circo é o Piolin, que inclusive, ele é conhecido como o rei do riso. Desse modo, é evidente que ele tirou várias risadas do público que ficaram registradas na memória. Esse palhaço ficou muito famoso devido ao seu alto carisma.
Quais foram as primeiras famílias que criaram a companhia de circo no Brasil?
Mas, voltando ao circo da família Southby, a primeira companhia a se apresentar no Brasil, seu fundador, Guilherme, era um cavaleiro inglês, assim como Philip Astley (1742-1814). Foi ele, Astley, quem deu ao circo, por volta de 1770, a cara que ele tem hoje.
Origem. Há relatos de figuras semelhantes ao palhaço contemporâneo desde 2500 a.C, no Egito antigo. São encontradas várias outras referências, como em Roma, Grécia, China e até em civilizações americanas, como a dos astecas. Podemos achar referências à arte de fazer rir quatro mil anos atrás.
O menino mais tímido da classe hoje é o rei dos palhaços. Nos palcos, Márcio Ballas dá vida a João Grandão e orienta toda a trupe no espetáculo Jogando no Quintal, que está em cartaz há mais de oito anos em São Paulo e se apresenta nos dias 29 e 30 de maio em Santo André.
Segundo Alice Viveiros de Castro, atualmente existem mais de 2.000 circos espalhados pelo Brasil, sendo aproximadamente 80 médios e grandes, com trapézio de vôos, animais e grande elenco. Estima-se um público anual de 25 milhões de espectadores.
O termo remete às arenas romanas, lugares onde se praticavam esportes e lutas. O primeiro grande Circo que se tem conhecimento foi o Circus Maximus, construído por volta do século IV a.C. durante a Roma Antiga.
Embora não exista uma formação acadêmica específica para ser palhaço, o desenvolvimento de habilidades em áreas como: teatro, circo, improvisação e expressão corporal são recomendados.
Cirque du Soleil: companhia de circo mais famosa do mundo traz o espetáculo Bazzar para o Rio de Janeiro. Após o sucesso de bilheteria em São Paulo, agora o mega espetáculo circense BAZZAR, do Cirque du Soleil chega ao Rio de Janeiro!
O clown ou palhaço tem suas raízes na baixa comédia grega e romana, com seus tipos característicos, e nas apresentações da commedia dell'arte (3). Nas festividades religiosas e nas apresentações populares da Antigüidade, havia uma alternância entre o solene e o grotesco.
Como em vários lugares, no Brasil o circo chegou por meio de companhias europeias, por volta do século XIX. Por aqui, a arte também passou por algumas adaptações para cair nas graças do brasileiro.
Esta arte que encanta crianças e adultos surgiu no Brasil no século XIX, com famílias vindas da Europa. Estas famílias se manifestavam em apresentações teatrais. Os ciganos, vindos também da Europa, apresentavam-se ao público, demostrando habilidades como doma de urso e cavalos e ilusionismo.
Os bufões (bobos da corte) têm sua origem na Idade Antiga, onde ganhavam a vida como bajuladores ou parasitas. Mais tarde, passaram a ser os servos "perspicazes e cômicos", que divertiam o povo nas feiras populares ou apresentavam-se nas festas da corte.
A clássica dupla de palhaços, formada por dois tipos, o “clown” e o “augusto”, é a mais comum forma de se ver palhaços em circos. O “clown” , também conhecido como “branco”, normalmente tem um humor refinado, é inteligente e pretende estabelecer a ordem.
A história da palhaçaria remonta aos tempos antigos, com registros de palhaços sendo mencionados em textos e pinturas desde a Grécia Antiga. No entanto, a forma moderna de palhaçaria, como a conhecemos hoje, teve origem no século XIX, com o surgimento dos circos e teatros itinerantes.
No entanto, muitos Palhaços optam por uma formação mais estruturada, como cursos de teatro ou artes cênicas, que fornecem uma base sólida em expressão corporal, voz e improvisação. Além disso, habilidades em malabarismo, acrobacias e mágica podem ser adquiridas por meio de oficinas e treinamentos específicos.
No Brasil, a história do Circo está muito atrelada com as comunidades ciganas que, com sua cultura nômade, apresentavam-se ao público de diversos lugares mostrando algumas de suas habilidades, como o ilusionismo e a doma de animais ferozes.
Porque o Dia do Circo é comemorado no dia 27 de março?
Ouça o texto abaixo! O Dia do Circo é uma data comemorativa celebrada nacionalmente no dia 27 de março. Essa data é uma homenagem ao palhaço Piolin, um dos palhaços mais famosos que já se apresentaram no Brasil e que teve grande reconhecimento na década de 1920, sendo homenageado até por intelectuais modernistas.
De cidade em cidade, artistas vivem como se estivessem em uma residência fixa, com clima e ares sempre diferentes. O artista de circo pode desenvolver diferentes funções e atividades durante o espetáculo e no dia a dia de trabalho. Não existe rotina nesta profissão, assim como qualquer emprego na área das artes.