Devido a essas alterações nas Funções Executivas, principalmente déficits de atenção e de controle inibitório, pessoas com TDAH podem apresentar dificuldades de linguagem e atraso na fala. Os aspectos da linguagem mais prejudicados nesses escolares são o fonológico, o sintático e o pragmático.
– TDAH hiperativo ou impulsivo: as pessoas com esse tipo de TDAH movimentam-se constantemente e têm muita dificuldade em ficar paradas. Falam bastante e por diversas vezes podem acabar interrompendo a fala dos outros ou completando o raciocínio.
O estudo concluiu que crianças que apresentam o transtorno têm comprometimento na linguagem oral e verbal, havendo dificuldade na conquista de vínculos e manutenção das habilidades sociais. TDA/H é um transtorno neurobiológico que aparece na infância e pode acompanhar o indivíduo durante toda a sua vida.
Os “falantes” do TDAH têm dificuldade em controlar o impulso de interromper. Além de ser irritante para os outros, o comportamento dificulta o foco no que alguém está dizendo.
As causas de atraso da fala são variadas, desde dificuldade sensorial (uma falha na audição), passando por alterações do neurodesenvolvimento como Deficiência Intelectual e Autismo, distúrbios específicos de linguagem ou apraxia da fala, na qual a criança tem a ideia do que quer comunicar, mas seu cérebro falha ao ...
A afasia é um distúrbio da comunicação adquirido que interfere na capacidade de processamento da linguagem, sem afetar a inteligência. Prejudica a fala e a compreensão de outras pessoas e, em muitos casos, também compromete a leitura e a escrita.
Os principais sinais do TDAH em crianças e adolescentes são desatenção, inquietude e impulsividade, em uma intensidade que traz prejuízos relacionados à interação social, aprendizagem, memória, linguagem e baixa autoestima.
O estresse do cotidiano pode acentuar sintomas do TDAH, como as alterações de humor, a distração e, sobretudo, a desregulação emocional. Você pode ficar mais irritado e deprimido quando estressado e, para tentar aliviar essas emoções, agir de modo inconsequente.
Na presença de algum déficit sensorial, as dificuldades de escrita excedem aquelas habitualmente a este associadas. O problema se caracteriza por dificuldades na composição de textos, erros de gramática e pontuação, má organização dos parágrafos, erros frequentes de ortografia e caligrafia precária.
Devido a essas alterações nas Funções Executivas, principalmente déficits de atenção e de controle inibitório, pessoas com TDAH podem apresentar dificuldades de linguagem e atraso na fala. Os aspectos da linguagem mais prejudicados nesses escolares são o fonológico, o sintático e o pragmático.
Assim cabe ao fonoaudiólogo atuação junto a pessoas com TDAH, visando aprimorar as habilidades de linguagem oral, compreensão e escrita, ou seja, suas habilidades comunicativas, repertório linguístico, organização do discurso, processamento auditivos, são alguns dos pontos trabalhados pelo fonoaudiólogo, como ...
Em geral, os primeiros sinais do TDAH são notados na escola, quando a criança tem dificuldade para se concentrar, conversa muito com os colegas, não consegue ficar sentada na carteira por muito tempo e precisa se levantar com frequência.
Os resultados mostraram que quase 85% dos pacientes com TDAH tinham habilidades linguísticas alteradas. As áreas mais afetadas foram o vocabulário e a consciência fonêmica, seguidas pela compreensão e estrutura das frases, e, por último, a capacidade de reconhecer e manipular as sílabas das palavras.
É comum que pessoas com TDAH se apaixonem profundamente e rapidamente, mergulhando de cabeça em novos relacionamentos com entusiasmo e paixão avassaladora. No entanto, essa intensidade emocional pode ser acompanhada por dificuldades em regular as emoções e impulsividade.
Na Síndrome do Pensamento Acelerado, as origens podem ser quadros de transtornos como ansiedade, bipolaridade e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), e até ser efeito do uso de drogas, como cocaína.
Trazer o tdha como deficiência não é um preconceito e sim um alívio e uma luz no fim do túnel para as pessoas serem reconhecidas e poderem exercer seus direitos. O tdha traz diversas barreiras em nossas vidas. Em Países desenvolvidos o tdha já é considerado como uma deficiência.
Um dos sintomas não muito conhecido do TDAH é a dificuldade na regulação emocional. Pessoas com o transtorno geralmente experimentam mudanças de humor, que podem ser por pequenos aborrecimentos ou até mesmo eventos cotidianos sem muita importância.
Supõe-se que ela possa estar subjacente a dificuldades na regulação das reações fisiológicas que sucedem as emoções – pacientes com TDAH sentem-se intensamente sobrecarregados pelas emoções, tem menor capacidade de regular e controlá-las, além de uma maior tendência à ruminação e à resignação.
Têm com frequência dificuldades para organizar tarefas e atividades. Com frequência evitam, não gostam de ou relutam em se envolver em tarefas que exigem esforço mental prolongado. Perdem coisas com frequência. São facilmente distraídas por estímulos externos.
A afasia é resultado de danos às áreas do cérebro que controlam a linguagem. O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a causa mais comum, mas ela também pode ocorrer em decorrência de tumores cerebrais, processos neurodegenerativos ou traumatismos.
Alguns problemas de saúde, como distúrbios neurológicos, distúrbios do desenvolvimento ou lesões, podem afetar a fala. Crianças que enfrentam esses desafios podem se beneficiar de terapias especializadas para ajudar a superar esses obstáculos.
A causa mais comum é o AVC, mas também pode ser causada por tumores cerebrais, encefalites, traumatismos cranioencefálicos, entre outras. Esse transtorno de linguagem pode alterar a fala, a compreensão, a leitura e a escrita e assim comprometer a comunicação do indivíduo em diversos graus.