Como ocorre o processo da logística reversa?
Etapas da logística reversaO comerciante/distribuidor a remete ao fabricante/importador; O fabricante/importador encaminha para reuso, reciclagem ou descarte adequado; Os órgãos públicos fiscalizam a cadeia e garantem que tudo é feito adequadamente.
Quais são os meios de aplicação da logística reversa?
Com a promulgação da Lei nº 12.305/10 — após um período de adaptação encerrado em 2014 — a aplicação da logística reversa é obrigatória para os seguintes produtos: baterias, lubrificantes automotivos, pneus, resíduos e embalagens de agrotóxicos, eletroeletrônicos e lâmpadas.Quais são os princípios da logística reversa?
A logística reversa parte do princípio que a responsabilidade do produto é responsabilidade de quem produz, sendo assim o destino final dos produtos gerados é responsabilidade do fabricante, de forma também a reduzir o impacto ambiental que eles causam.O que é logística reversa no meio ambiente?
A logística reversa é o procedimento que permite ao consumidor retornar à empresa um produto após seu consumo, de forma que o fabricante possibilite um descarte correto. Em 2020, o Brasil bateu recorde reciclando 97,4% das latas de alumínio que entraram no mercado, segundo dados do setor.LOGÍSTICA REVERSA
Qual a importância da logística reversa para o meio ambiente?
Redução de resíduos, maior conservação dos recursos naturais e o estímulo à economia circular. Esses são apenas alguns dos motivos da importância da logística reversa no meio ambiente.Qual é a origem da logística reversa?
3) Como surgiu a Logística Reversa? Ela é decorrente de países que experimentaram o processo de industrialização há mais tempo. Os primeiros estudos tiveram início nas décadas de 70 e 80 em vários países europeus. Em 1991, na Alemanha, surgiu a primeira legislação tratando do tema.De quem é a responsabilidade pela logística reversa?
A logística reversa é o retorno à cadeia produtiva dos materiais descartados após o consumo, com a finalidade de reciclar e reaproveitar. Para que esse processo funcione, todos os atores da cadeia produtiva têm responsabilidades, inclusive os consumidores.Quais os pilares da logística reversa?
Quais os pilares da logística reversa?
- Conscientização dos cidadãos sobre a importância da contribuição para a logística reversa;
- Devolução dos resíduos ao distribuidor ou comerciante;
- Encaminhamento para o descarte correto dos resíduos;
- Fiscalização da cadeia de suprimentos sustentável e otimizada.
Quais são os benefícios da logística reversa?
O benefício de um programa de logística reversa são o aumento da conscientização, a redução dos impactos negativos ocasionados pelo descarte incorreto dos resíduos e o aumento dos lucros com a diminuição de aquisição de matéria prima. A logística reversa esta associada ao desenvolvimento sustentável.O que precisa para fazer logística reversa?
Dicas para implementar logística reversa
- Plano de Resíduos Sólidos.
- Crie canais de atendimento ao consumidor.
- Capacite seus funcionários.
- Faça parcerias com cooperativas.
- Use sistema de gestão integrado.
Quem deve implementar a logística reversa?
Pela lei, já são obrigados a implementar a logística reversa fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes dos seguintes produtos: agrotóxicos, pilhas e baterias, pneus, óleos lubrificantes, lâmpadas, eletrônicos, produtos comercializados em embalagens plásticas, metálicas ou de vidro, entre outros.Quais os cinco objetivos da logística reversa?
Dentre os principais benefícios da logística reversa, destacam-se a melhoria na gestão dos resíduos, a transferência da responsabilidade para o setor privado, a redução dos custos com a matéria-prima– ao estimular o retorno das mercadorias às fábricas–, o aumento da eficiência no uso dos recursos naturais pela ...Quais são os principais tipos de logística reversa?
Os principais tipos de logística reversa no Brasil são: a pós-consumo, pós-vendas e reuso. A logística reversa pode ser o caminho para que a empresa lucre com o sistema, e se destaque no mercado.Qual o principal meio de logística reversa?
EXEMPLOS DE LOGÍSTICA REVERSAUm exemplo comum de Logística Reversa é a coleta e reciclagem de embalagens de plástico. Após o consumo dos produtos embalados, as embalagens de plástico são coletadas por empresas especializadas em reciclagem, que as transportam para seus centros de triagem e processamento.
Qual é o ciclo da logística reversa?
Ao seguir as quatro etapas fundamentais – coleta, triagem, processamento e destino final – as empresas podem reduzir o desperdício, conservar recursos naturais e fortalecer sua posição no mercado.Quais são as 4 etapas da logística reversa?
Logística reversaRecuperação de produtos; Redução do consumo de matérias-primas; Reciclagem, substituição e reutilização de materiais; e. Reparação de produtos.
Qual o foco da logística reversa?
Aumentar a eficiência no uso dos recursos naturais pela sociedade, por meio do incremento nos índices de reuso, reciclagem e recuperação dos materiais; e. Incentivar a melhoria ambiental no projeto dos produtos e embalagens (promovendo o chamado ecodesign).Quais são os indicadores da logística reversa?
Etapa: recuperação do produto
- valor de recuperação.
- problemas de saúde e segurança.
- geração de oportunidades empregatícias.
- nível de importância nacional.
- custos de operação.
- impacto ambiental.
- demanda de mercado.
- viabilidade técnica.
Quem paga logística reversa?
O custo da postagem ou coleta é de quem está autorizando o serviço. Não há́ nenhuma cobrança ao consumidor/remetente; Serviço disponível apenas para clientes com contrato de encomendas (SEDEX Hoje, SEDEX 10, SEDEX 12, SEDEX e PAC); O cliente também pode autorizar o remetente a utilizar as embalagens dos Correios.Quais empresas utilizam a logística reversa?
Entre as empresas que adotam o ciclo da logística reversa, é possível encontrar nomes como Natura, Apple, Ambev e Simple Organic. A Natura, por exemplo, faz a coleta de embalagens para reciclagem desde 2020 – segundo a empresa, já são mais de 50 mil toneladas de embalagens coletadas.Qual o princípio presente na logística reversa?
O objetivo principal da logística reversa é o de atender aos princípios de sustentabilidade ambiental gerando uma produção limpa.Quem são os responsáveis pela logística reversa?
Fazem parte desses processos os importadores, os fabricantes e os distribuidores de produtos no comércio. Desse modo, todos esses agentes são responsáveis pela logística reversa e estão envolvidos nos procedimentos determinados pela legislação.Quais as leis da logística reversa?
Legislação
- Lei Federal n° 12.305/2010 – Política Nacional de Resíduos Sólidos.
- Decreto Federal nº 10.936, em 12 de janeiro de 2022, que regulamentou a Lei nº 12.305/2010.
- Decreto nº 11.043/2022, que estabelece o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, em atendimento ao art.