A luz de alerta no painel que indica a temperatura do motor é um aviso vermelho que sinaliza o superaquecimento do motor. Essa luz geralmente indica problemas sérios no sistema de arrefecimento do veículo, como baixo nível de água no radiador, falha na ventoinha de arrefecimento ou nos sensores do sistema.
Luz de temperatura do motor: acende quando há aumento da temperatura do motor e, eventualmente, sinais de problema no sistema de resfriamento. “Se esta luz aparecer, poderá haver vazamento de líquido de arrefecimento sob o motor ou vapor saindo pelo capô”, explica Valêncio.
Se a luz de temperatura do painel de instrumentos acender, isso indica que o motor está superaquecendo. Nesse caso, siga os passos mencionados anteriormente: pare o carro em um lugar seguro, desligue o motor e verifique os componentes do sistema de arrefecimento.
Nos motores mais antigos pode ficar entre 80°C e 90°C, nos motores mais modernos pode variar entre 90°C e 100°C Se a temperatura do motor ultrapassar essa faixa, o ponteiro indicador vai chegar próximo da faixa vermelha e a luz de indicação de superaquecimento acenderá para alertar o motorista de que algo está errado.
Como funcionam as luzes que substituem o termômetro
Ao dar a partida com o motor frio, uma luz verde ou azul se acende no painel. Ela fica acesa até o motor atingir sua temperatura ideal de funcionamento. Caso ela fique acesa por muitos quilômetros, pode ser sinal da válvula termostática estar travada.
A luz de alerta no painel que indica a temperatura do motor é um aviso vermelho que sinaliza o superaquecimento do motor. Essa luz geralmente indica problemas sérios no sistema de arrefecimento do veículo, como baixo nível de água no radiador, falha na ventoinha de arrefecimento ou nos sensores do sistema.
Luz da temperatura – Indica que o líquido de arrefecimento está superaquecido e por conseguinte, o motor. Ela substitui cada vez mais o termômetro de ponteiro ou de escala, e causa preocupação em muitos motoristas por acharem que quando ela acende o motor já se danificou.
A luz da temperatura é parecida com um veleiro, esse símbolo do painel acende quando o motor está superaquecido. Pode ser que o fluido de refrigeração esteja abaixo do nível ou outra parte do sistema de arrefecimento esteja danificada.
Quando você inicia o motor, a luz de baixo nível de refrigerante deve acender durante 1 ou 2 segundos e depois se apagar. Se não desligar, significa que o nível de líquido do radiador está muito baixo, insuficiente para resfriar o compartimento do motor quando for necessário.
Ao abrir o capô, surge um sinal alarmante: o motor está expelindo fumaça e o calor é evidente. Nesse momento, você percebe que o motor do carro está fervendo.
Qual é o instrumento do painel que indica a temperatura do motor?
Um Termômetro Analógico Automotivo é um instrumento de medição que fornece leituras precisas da temperatura do motor de um veículo em formato analógico. Ele oferece uma representação visual instantânea da temperatura, permitindo que os condutores monitorem o funcionamento do motor em tempo real.
O que fazer quando a luz de aquecimento do carro acende?
O Que Fazer Quando a Luz de Temperatura Acende? Se a luz de temperatura acender, portanto, é crucial tomar medidas imediatas, pare o veículo, espere o motor esfriar e verifique o nível de líquido de arrefecimento. Procure assistência técnica se necessário.
Quanto tempo demora para o motor do carro esfriar?
Em média, o motor do carro leva de 30 a 45 minutos para esfriar por completo. Porém, para garantir a sua segurança, é importante não abrir o capô do carro imediatamente após desligar o motor, pois o líquido de arrefecimento ainda estará quente e pode causar queimaduras.
Ao perceber sinais de superaquecimento, como a luz vermelha no painel, o ponteiro do medidor de temperatura deslocado para a parte vermelha ou vapor saindo sob o capô, é essencial agir rapidamente. Pare o veículo em um local seguro e desligue o motor imediatamente.
Pare o carro imediatamente em local seguro, verifique o líquido de arrefecimento no reservatório e se a ventoinha do radiador está funcionando. Procure não rodar com essa luz acesa! Ela é indicativa de que o motor do seu veículo está superaquecendo e ignorar essa advertência pode ocasionar maiores consequências.
O termostato regula a quantidade de líquido de arrefecimento que circula pelo motor. Se o termostato falhar na posição fechada, o fluxo de refrigeração pode ser reduzido, resultando em superaquecimento. Uma vez identificado esse problema no termostato, ele precisa ser trocado o mais rápido possível.
É importante que o motor trabalhe na média de 90°C e 100°C. Quando passa dessa temperatura, como consequência, ele não consegue aguentar. Assim, o carro irá ferver. O motor por si só já trabalha em temperaturas mais elevadas, pois ele é movido por combustão.
Para certos veículos, em especial alguns mais antigos, é normal que a luz do óleo pisque quando o motor está quente. Isso normalmente vem até escrito no manual, vale a pena dar uma conferida. Esse fato é comum em modelos mais antigos da Volkswagen, por exemplo.
Como saber se o motor esquentou demais? Cabe ao motorista reparar no ponteiro de temperatura: se ele não está subindo ou se não acendeu a luz de alerta da temperatura. A temperatura ideal para o funcionamento do motor é entre 90°C e 110°C. Na escala do marcador do painel, o ponteiro deve ficar no meio dele.
Quando a luz de temperatura do carro acende, o que pode ser?
Quando a luz de temperatura do motor se acende no painel do carro, é um alerta crucial. Isso indica que o motor está operando em uma temperatura inadequada. Esse aviso pode ser considerado um sinal claro de que alguma parte do sistema de arrefecimento requer atenção, incluindo a válvula termostática.
Há diversas formas de saber se o seu carro está esquentando. A primeira delas é por meio das luzes do painel, no qual o termômetro tem a função de acender imediatamente caso a temperatura do motor esteja acima do recomendado para rodar.
Se um dos dois alertar para o risco de superaquecimento e você perceber que o motor está perdendo rendimento ou passar a ouvir ruídos como leves batidas vindas do compartimento do motor, reduza a velocidade e pare em um local seguro o quanto antes. Não se esqueça de acionar a sinalização de emergência (pisca-alerta).
Caso o veículo tenha ar condicionado, utilize-o para manter uma temperatura ideal no habitáculo (entre 19ºC e 22ºC). Mas não o ligue logo ao entrar no carro: abra as janelas nos primeiros minutos de andamento, para permitir a circulação de ar, e para que a queda da temperatura interna seja mais rápida.