Transformação isocórica ou isovolumétrica é quando um gás, submetido a um sistema fechado, sofre alteração de temperatura e pressão, mas mantém o volume.
Os processos isovolumétricos, também chamados de isométricos ou isocóricos, ocorrem quando há mudanças de pressão e de temperatura no interior de recipientes rígidos, ou seja, recipientes de volume invariável.
Transformação isovolumétrica, isométrica ou ainda isocórica é o nome do processo em que um gás ideal sofre mudanças de pressão e temperatura, mantendo-se constante o seu volume. Esse tipo de transformação gasosa, que ocorre dentro de recipientes de paredes rígidas, é matematicamente definido pela Lei de Charles.
Como ocorre a transformação isobárica? A transformação isobárica ocorre quando um gás está sob pressão constante em um sistema fechado, no qual existem trocas de energia com a vizinhança e se modifica o volume e a temperatura desse gás.
A transformação isotérmica ocorre quando um gás, em condições ideais, sofre variação na sua pressão e no seu volume, mas a temperatura permanece constante. A palavra isotérmica vem do grego, em que iso significa “igual”, e thermo significa “calor”, ou seja, “calor igual”, o que dá a entender que a temperatura não muda.
Através das três Transformações gasosas (isotérmica, isobárica, isovolumétrica) representadas respectivamente pelas equações: PV = K, V/T = K, P/T = K é que se chegou à Equação geral dos gases: Observe que a equação aborda as três variáveis de estado (P, V e T).
Transformação isocórica ou isovolumétrica é quando um gás, submetido a um sistema fechado, sofre alteração de temperatura e pressão, mas mantém o volume.
Uma transformação isocórica, também denominada transformação isovolumétrica, ou ainda isométrica, ocorre quando se mantém o volume constante e se variam a temperatura e a pressão de um gás com massa fixa. O termo isocórica vem do grego: iso significa igual, e coros é volume; isto é, volume igual ou volume constante.
O termo “isotérmico” é amplamente utilizado em diversas áreas do conhecimento, como a física, a química e a engenharia. Ele se refere a um processo ou sistema que ocorre a uma temperatura constante, ou seja, sem variações significativas de temperatura ao longo do tempo.
O que são transformações Adiabática Isovolumétrica isobárica e isotérmica?
As transformações podem ser isobáricas, quando a pressão é constante, variando volume e temperatura; isotérmica, quando a temperatura é constante, variando pressão e volume; isocórica ou isovolumétrica, quando o volume é constante, variando pressão e temperatura; e adiabática, quando não há troca de calor com o meio ...
Esse princípio ficou conhecido como Lei de Gay-Lussac, que pode ser enunciada da seguinte maneira: Lei de Gay-Lussac: para uma massa fixa de gás, mantida à pressão constante, o volume ocupado pelo gás é diretamente proporcional à temperatura absoluta.
Lei de Boyle ou Lei de Boyle-Mariotte: Sob temperatura constante, o volume ocupado por determinada massa fixa de um gás é inversamente proporcional à sua pressão. Isso significa que se dobrarmos a pressão de um gás, seu volume reduzirá pela metade e assim por diante.
As transformações gasosas submetem uma amostra às variações da pressão, volume ou temperatura, mantendo uma delas constante. São elas : transformação isobárica, transformação isotérmica, transformação isovolumétrica e transformação adiabática.
Denomina-se transformação isotérmica a transformação gasosa em que a temperatura do sistema permanece constante, ocorrendo variações apenas na pressão e no volume do gás.
A transformação isobárica é aquela em que, num processo termodinâmico de um gás ideal, a pressão permanece constante durante o processo. Essa transformação também recebe o nome de Lei de Charles e Gay-Lussac.
A fórmula matemática que expressa a transformação isotérmica é dada por: P.V = k, porque quando duas grandezas como essas são inversamente proporcionais, o seu produto é sempre uma constante.
A transformação isocórica é aquela em que, num processo termodinâmico de um gás ideal, o volume permanece constante durante o processo. Essa transformação também recebe o nome de Lei de Charles.
Qual a diferença entre as transformações isotérmica e Adiabática?
Na transformação adiabática não há variação de calor, mas há variação de pressão, volume e temperatura, diferentemente da transformação isotérmica, em que a temperatura se mantém inalterada e ocorre a variação de pressão e volume.
O que ocorre numa transformação gasosa isotérmica?
A transformação isotérmica é aquela em que, num processo termodinâmico de um gás ideal, a temperatura permanece constante durante o processo. Essa transformação também recebe o nome de Lei de Boyle-Mariotte.
A transformação isocórica, também chamada de isovolumétrica ou isométrica, é um tipo de transformação gasosa em que se mantém o volume constante e ocorre a variação da temperatura e da pressão. Por exemplo, imagine uma lata do tipo spray. Em seu rótulo é dito que não se deve incinerá-la.
Os exercícios isométricos são aqueles que promovem uma contração muscular sem que haja a realização de movimentos. Ou seja, em que você fica parado o tempo todo na mesma posição durante a execução do exercício, como acontece na prancha abdominal e suas variações.
Ela pode ser enunciada da seguinte maneira: “para uma quantidade fixa de gás ideal, mantida à pressão constante, o volume por ele ocupado é diretamente proporcional a sua temperatura absoluta”.