Resposta: O processo de construção cultural ocorre com a formação da identidade cultural de um povo, que pode ser identificada por meio do idioma, da arte, da culinária, das vestimentas.
A cultura é construída através do diálogo entre as pessoas no dia a dia. Nessa interação social é construído gradativamente símbolos e significados que tem sentido a essas pessoas, e são compartilhados entre elas.
Por essência, uma cultura é feita de pessoas, todas elas e em todos os níveis. Ela vai sendo formada a partir dos fundadores, suas aspirações, desejos, valores, paradigmas.
Os processos culturais abrangem, em uma acepção ampla, as práticas humanas e suas manifestações, como os conhecimentos, as crenças,os valores, os costumes, as artes, a tecnologia, que podem ser analisadas como representações simbólicas.
ETAPAS DE UMA PRODUÇÃO CULTURAL: pré-produção, produção, execução e pós-produção. A etapa de realização ou estratégias de ação, deve descrever detalhadamente todas as atividades necessárias para alcançar os objetivos do projeto.
As culturas são produzidas pelos grupos sociais ao longo das suas histórias, na construção de suas formas de subsistência, na organização da vida social e política, nas suas relações com o meio e com outros grupos, na produção de conhecimentos etc.
Como dissemos, cultura é um conceito amplo. Ela se refere ao conjunto de tradições – religião, arte, culinária, costumes – e conhecimentos de um povo, de uma região ou de uma nação. Usamos essa palavra para descrever o conhecimento humano adquirido por meio da razão e do senso estético.
Criar uma cultura é criar processos e ser transparente com seus funcionários para alcançar os objetivos. Se você pretende implantar uma cultura organizacional forte, é imprescindível ficar atento às contratações e entender o que os seus funcionários pensam sobre a empresa.
A cultura é o resultado dos modos como os diversos grupos humanos foram resolvendo os seus problemas ao longo da história. Cultura é criação. O homem não só recebe a cultura dos seus antepassados como também cria elementos que a renovam. A cultura é um fator de humanização.
De forma geral, a cultura é o conjunto de características e conhecimentos de um determinado grupo de pessoas, abrangendo a língua, religião, culinária, hábitos sociais, música e artes.
Uma cultura é criada através de uma combinação de influências geográficas, históricas, religiosas, linguísticas, artísticas e sociais. A localização geográfica de um grupo humano pode moldar seus costumes e atividades econômicas.
Podemos considerar como elementos da cultura o idioma, a religiosidade, as festas populares, as artes, a culinária, a maneira de se vestir, entre outras coisas. Como o termo cultura tem vários significados diferentes, podemos atribuir a ele várias formas de se pensar a organização intelectual humana.
Formação cultural é um processo em que o sujeito vivencia diferentes linguagens culturais, possibilitando ampliar as experiências, sensibilidades e o conhecimento do meio social em que vive.
Resposta: O processo de construção cultural ocorre com a formação da identidade cultural de um povo, que pode ser identificada por meio do idioma, da arte, da culinária, das vestimentas.
O sentido de cultura é amplo. O que nos interessa aqui é saber que a cultura corresponde a um conjunto de hábitos, crenças e conhecimentos de um povo ou um determinado grupo artístico (literário, dramatúrgico, musical, derivado das artes plásticas etc.) que cultiva, de algum modo, um padrão estético semelhante.
Através da música, arte, livros, filmes, esportes, idiomas, entre tantas outras coisas que as culturas nos proporcionam, pode-se adquirir novas maneiras de pensar e agir, já que a cultura é transitável e está em constante mudança.
Existem diferentes tipos de cultura, como a erudita, a popular, a de massa e a subalterna, que refletem o contexto social e histórico de cada grupo. A linguagem, as normas, os valores, as crenças e os rituais são elementos fundamentais que moldam o comportamento e a identidade de uma sociedade.
A cultura é formada por coletividades, grupos de indivíduos que se juntam e criam hábitos e meios de sobrevivência únicos. Seguindo a ideia de Aristóteles, a erudição é importante porque sem ela não existe sociedade, e sem sociedade o ser humano fica sozinho — o que também não é o ideal.
Nossa visão é que a cultura se forma a partir dos valores de pessoas altamente influentes dentro do grupo. Geralmente, esse alguém é o fundador da empresa e um grupo pequeno de outras pessoas que estejam no seu círculo de influência.
Vimos que a cultura é eminentemente uma atividade humana, ou seja, o homem e a mulher são os responsáveis pelos usos e costumes que o grupo, ao qual pertencem, produz. Neste processo nasceram diversas culturas que são expressões dos grupos que as conceberam.