A reprodução do peixe cascudo é influenciada por diversos fatores, como a temperatura da água e a disponibilidade de locais adequados para desova. Em cativeiro, é possível estimular a reprodução manipulando esses fatores. Os machos da espécie costumam ser maiores e apresentam uma papila genital mais desenvolvida.
O período reprodutivo do Cascudo ocorre entre os meses de novembro e fevereiro. No entanto, é um peixe que apresenta baixa taxa de fecundidade, o que pode ser resultado de seu cuidado parental. O peixe Cascudo é um peixe que possui uma couraça recobrindo o seu corpo.
Já em outubro, foram 28 cascudinhos da espécie. “O macho que cuida da desova, ele prende a fêmea dentro da caverna, ela desova, ele a expulsa e fica cuidando por um período de até 12 dias, mais ou menos”, explicou o biólogo.
Como todo cascudo do grupo dos Ancistrus, os ovos são amarelos ou alaranjados. Os dos acaris zebra são leitosos logo após a postura, e você pode pensar que não foram fertilizados. Os ovos são grandes, o diâmetro deles varia conforme o porte e a idade da fêmea, em média 4 ou 5mm e em pequena quantidade, de 7 a 10 ovos.
Diferenciar os cascudos machos e fêmeas não é fácil. Eles não possuem nenhuma característica externa que os distingue com precisão. Vistos de cima, pode-se dizer que as fêmeas tendem a ter barrigas maiores e mais redondas, enquanto os machos possuem tendência a ser mais esguios e magros.
Segundo me disseram, cascudos são aconselháveis apenas em aquários já com um bom tempo ativo, caso contrário ele morre de fome. O que pode ter ocorrido, e é difícil afirmar, é que ocorreu alguma variação em parâmetro que acabou afetando um animal já debilitado pela falta de alimento, levando à morte.
O pescador profissional Renan Reginato capturou um peixe de tamanho raro para sua espécie. O Hypostomus sp, mais conhecido como Cascudo Asa Branca, tinha 75 centímetros e 5.120 quilos, o que é raro, segundo especialista em piscicultura ouvido pelo G1.
O tamanho médio do cascudo de rio é de 30 centímetros. Seus predadores naturais são os peixes carnívoros, como o dourado. Sua carne branca e sem espinhos tem alto valor nutritivo, baixa taxa de colesterol e é muito apreciada pelas populações ribeirinhas.
Alimentação: Onívoro, o Cascudo Banjo se alimenta de uma variedade enorme de alimentos. Eles são necrófagos e não são exigentes quanto se trata de comida. No entanto, eles preferem alimentos vivos, como bloodworms e tubifex.
No caso dos Cascudos, que são peixes onívoros, podemos alimentá-los com carnes, como camarão, minhocas e pequenos crustáceos, bem como vegetais, e incrementar sua dieta incluindo pepino e couve-flor.
Os cascudos removem as algas que crescem sobre os vidros, cascalhos ou pedras, mas não pensem que ele se incomoda com esta tarefa, na verdade, os cascudos adoram! Afinal, as algas que são consideradas “sujeira” por nós são o alimento preferido deles!
Quando o "cascudo" começa a "atacar" outros peixes, tentando "fixar-se" sobre esses, na tentativa de sugar seu muco indica uma só coisa: O cascudo está desesperado de FOME.
Apesar da sua aparência que pode causar certa estranheza numa primeira impressão, apresenta uma carne saborosa e livre de espinhos. O cascudo é pouco conhecido em algumas regiões do país e consequentemente pouco consumido, como ocorre na região Sul.
O cascudo-preto, Euetheola humilis (Burmeister) (Coleoptera: Scarabaeidae), é uma praga ocasional e cíclica nas lavouras de arroz irrigado no Brasil, especialmente naquelas em que se pratica a semeadura em solo seco. No estágio larval, o inseto se desenvolve no solo, consumindo palha e raízes.
O peixe Cascudo também é conhecido como caximbau, acari, acari-bodó, bodó, cari, boi-de-guará e uacari. São peixes exclusivamente de água doce, que habitam os rios e lagos da América Central e do Sul.
Conhecido por ser um eficiente “limpador de vidros” de aquários, o cascudo – também chamado de acari ou peixe-gato –, apesar da aparência jurássica é um peixe dócil e, de quebra, ainda tem uma importância bioeconômica. Cientistas descobriram que ele é capaz, por exemplo, de repovoar com matéria orgânica um rio poluído.
Embora possam atingir próximo de 50 cm, tal valor é bastante raro e a grande maioria dos espécimes dificilmente atinge metade deste tamanho. Utilizado frequentemente para experimentos científicos. Kinguios são peixes bastante ativos que nadam por todo aquário constantemente.
O cascudo não faz muita cerimônia quanto ao seu habitat. Desde que seja na água doce, ele é encontrado em rios de fundo pedregoso e águas torrentosas, e em águas calmas de fundo lodoso, como no caso do Hipostomus punctatus .
Cascudo é a designação comum aos peixes siluriformes da família Loricariidae, também conhecidos como caximbau, acari, acari-bodó, bodó, cari, boi-de-guará e uacari. Os loricariídeos são peixes exclusivamente de água doce, que habitam os rios e lagos da América Central e do Sul.