“Os deficientes visuais, para aprender, necessitam do Braille, para ter acesso a toda forma de conhecimento”, destacou o ministro da Educação, Mendonça Filho.
Sistema Braille é um código formado por sinais em relevo que possibilitam a leitura e escrita das pessoas com deficiência visual, parcial ou total. Ouça o texto abaixo! O Braille é um sistema que foi oficializado em 1852 para possibilitar que pessoas com deficiência visual, parcial ou total, tivessem acesso à leitura.
Pessoas com deficiência visual podem ler em Braille ou usar leitor de telas, navegando com teclado. Pessoas com baixa visão podem ainda ler impressos ampliados, usar a visão residual, recursos de alto contraste e ampliadores de telas.
Qual é o método utilizado para a leitura dos cegos?
O Sistema Braille, tornou-se universal para leitura e escrita para cegos, sendo adaptado a todos os alfabetos, como o chinês, o árabe e o guarani. Ao longo do tempo, também foi adaptado para se aplicar a todas as áreas do conhecimento.
O processo de aprendizagem será através da integração dos sentidos: tátil cenestésico - auditivo, olfativo, gustativo, utilizando o Sistema Braille como meio principal de leitura e escrita.
Sistema Braille consiste em conjunto de símbolos táteis que representam letras do alfabeto, números, pontuação e até mesmo símbolos musicais. Braille é um sistema de comunicação de leitura e escrita para pessoas cegas ou com baixa visão.
Como é realizado o processo de leitura pelo estudante cego?
Braille – Para ler e escrever, as pessoas cegas dispõem do sistema de pontos em relevo mais utilizado em todo o mundo, que é o sistema braille. Ele foi desenvolvido pelo francês Louis Braille e a versão mais conhecida data de 1837.
A leitura do braille por deficientes visuais é feita por meio do tato. Assim, passando os dedos da esquerda para a direita em pontos distribuídos em grupos. Cada parte do texto é dividida em três colunas com até seis pontos cada uma.
Você sabe o que é Braille? O Braille é um sistema mundial de escrita e leitura tátil utilizado por pessoas cegas ou com visão baixa. É baseado em 63 símbolos em relevo, que representam letras, números e sinais de pontuação. Cada combinação é formada por seis pontos, dispostos em duas colunas de três.
Bengala branca: é utilizada por pessoas cegas, ou seja, que apresentam ausência total da visão. Isso significa que elas não conseguem identificar obstáculos, movimentos ou luz. A cegueira pode ser adquirida ou congênita (desde o nascimento).
Algumas percebem luz, vultos e contrastes, mas não distinguem cores. Entre as pessoas totalmente cegas, há as que deixaram de enxergar ao longo da vida. Algumas mantêm as memórias visuais, mas outras as perdem. Há também as que nunca viram e não se deve pensar que estas veem preto.
As pessoas cegas necessitam do sistema de escrita e leitura em relevo denominado Sistema Braille. Tecnologia assistiva representa um enorme avanço para as pessoas com cegueira, como os softwares leitores de tela e os livros digitais acessíveis.
Ele é utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão, e a leitura é feita da esquerda para a direita, ao toque de uma ou duas mãos ao mesmo tempo. O código foi criado pelo francês Louis Braille (1809 - 1852), que perdeu a visão aos 3 anos e criou o sistema aos 16.
Também é possível para o surdo-cego escrever na mão de seu intérprete utilizando um alfabeto manual ou redigir suas mensagens em sistema braille, língua formada de pontos em relevo criada para a comunicação dos portadores de deficiência visual.
Braille é um sistema de escrita utilizado para garantir que pessoas cegas ou com baixa visão possam ler. Esse sistema surgiu no século XIX, na França, e foi criado por um jovem estudante chamado Louis Braille. Atualmente, é padrão no mundo, sendo utilizado por milhões de pessoas cegas.
Ela percebe coisas e ambientes e adquire informações através do tato, da audição, do paladar, do olfato, dos sentidos cinestésicos e dos sentidos vestibulares. Utilize materiais com diferentes texturas na elaboração de material didático e estimule todos os sentidos do seu aluno cego, através de diferentes atividades.
Uma das maneiras mais utilizadas é a língua de sinais tátil. Este é um sistema não alfabético, que corresponde à língua de sinais, porém adaptada para o tato. A comunicação se dá através do contato das mãos do interlocutor com as mãos da pessoa surdocega.
Com 40 horas de duração a qualificação foi realizada na Bibllioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, de 01 a 15 de abril. O Sistema Braille é um código de escrita utilizado por deficientes visuais com combinações de pontos que formam letras, algarismos e sinais de pontuação.
No caso das pessoas cegas, o acesso total a linguagem escrita se dá apenas através do sistema Braille, pois ao transformar os pontos em relevo em signos, a pessoa vai desenvolvendo no seu cognitivo toda a estruturação das palavras, das frases e dos textos, e também poderá construir os conceitos de outras formas de ...
Sempre acompanhada da punção, a reglete é um dos primeiros instrumentos criados para a escrita braille. A ferramenta foi apresentada pela primeira vez em 1837 por Louis Braille e conta com uma prancha em MDF, um fixador de papel e um encaixe nas laterais para que o acessório seja colocado.
Quais metodologias devemos adotar para facilitar a aprendizagem dos alunos cegos?
Para os estudantes com deficiência visual, é necessário o desenvolvimento de materiais que estimulem os demais sentidos presentes, como tato, audição e olfato. O manuseio de materiais táteis, com diferentes texturas, tamanhos e relevos é um importante aliado no processo de ensino- aprendizagem deste público.
Talvez, dos três recursos citados, o mais conhecido seja o Sistema Braille de Leitura e Escrita para cegos. Este, possibilita ao deficiente a ler com os dedos, identificando os códigos contidos no papel como números, letras, palavras, frases e textos. Outra forma de leitura se dá através da ajuda da informática.
Eles podem se basear em outros estímulos sensoriais, como o som do despertador, o cheiro do café sendo preparado ou até mesmo a sensação de luz solar filtrando pelas cortinas. Além disso, muitos cegos utilizam relógios táteis, que possuem ponteiros em alto-relevo ou marcadores em braille, para acompanhar o tempo.
O livro em formato ampliado é um recurso importante para a pessoa com deficiência visual, pois possibilita o acesso ao universo da leitura. Dessa forma, a Divisão de Imprensa Braille disponibiliza publicações paradidáticas no formato ampliado em pdf.