Até 95% da composição dos flocos de neve é ar. Por isso vários animais, como ursos, marmotas e alguns pássaros, também criam tocas de neve para se manter aquecidos. Os blocos de gelo, por sua vez, formam uma barreira que impede a entrada do vento.
O que acontece, na verdade, é que a neve é um excelente isolante térmico, composta por 95% de ar preso entre cristais de gelo. Ela impede que a troca de ar entre os ambientes interno e externo aconteça. Como resultado, o calor produzido no interior do iglu não se perde com facilidade.
O iglu esquenta da mesma forma que um cobertor – sem produzir calor próprio. Isso se da pela temperatura do corpo. Uma pequena lamparina a óleo ajuda a esquentar o ambiente interno do iglu. É preciso que ela esteja pendurada próximo a cama, para que se durma de forma mais confortável.
Na parte externa, a temperatura pode ser tão baixa quanto -45 °C, mas no interior a temperatura pode variar desde -7 °C a 16 °C quando aquecido apenas com o calor do corpo. Normalmente os iglus apresentam a forma de uma cúpula, apesar de existir iglus de outras formas.
O iglu é um cobertor gigante, e a neve de suas paredes é um ótimo isolante térmico. Isso acontece porque os flocos de neve são hexagonais, como os favos de uma colmeia. Do mesmo jeito que o mel da abelha fica no buraco do favo, o ar quente fica armazenado no floco.
5. Higiene. Como o banheiro não fazia parte da planta baixa de nenhum iglu, os inuítes resolviam suas necessidades em diversos buracos cavados nos cantos da construção, para a sujeira não se acumular no mesmo local e evitar o mau cheiro.
Construir casas com gelo é uma estratégia tradicional em povos nômades inuítes do Pólo Norte. E, embora não se tenha registros de quando esse tipo de construção foi criado, ele surgiu para manter os esquimós longe do frio durante a noite.
Porque os iglus podem ajudar a suportar ambientes com baixas temperaturas?
O formato semiesférico do iglu é garantido pela forma de espiral em que os blocos são empilhados e isso contribui para a estrutura manter uma temperatura até 20ºC mais quente do que a exterior. Na entrada do iglu, é construído um pequeno túnel para impedir que o vento chegue até o interior.
Porque os esquimós usam o gelo para construir os iglus para se aquecerem?
A função do iglu é permitir a entrada de luz, deixando o vento gelado do lado de fora. A neve necessária para a construção é a endurecida e compacta, porque permite ser cortada e moldada em forma de bloco, que são organizados em espiral até formar uma cúpula.
também tem uma função específica, ela é muito boa contra ventos gelados. e também contra as. tempestades de neve. E como se não bastasse isso, você também pode acender uma fogueira dentro do iglu.
Com a ajuda de dois trabalhadores, o gasto na construção da estrutura foi de US$ 6 mil – pouco mais de R$ 12 mil. A parte estrutural ficou pronta em seis semanas.
Também é possível dormir num iglu, casa construída com blocos de neve compactada, à maneira dos inuits, os habitantes do Ártico. E basta deixar a imaginação solta, que a organização resolve. Alguns já fizeram atividades como andar de balão e até mesmo nadar nas geladas águas do continente de gelo.
Ele é um inuíte (população indígena no Alasca, no Canadá e na Groenlândia) e fala o idioma tunumiit. Você pode não conhecer o termo inuíte, mas provavelmente já ouviu falar dos esquimós.
Como o iglu protege do frio mesmo sendo feito de gelo?
Para proteger o iglu, os esquimós o cercam com neve na altura da primeira fileira de blocos. Isso ajuda a manter a casa quente - considerando que "quente", neste caso, é relativo.
- A neve que é utilizada como blocos é deixada no vento para que incorpore ar, como o ar é um ótimo isolante térmico, impede que o calor fuja de dentro do iglu.
Significado desagradável: É importante destacar que algumas traduções do termo “esquimó” para as línguas inuítes possuem significados ofensivos ou depreciativos, como “comedor de carne crua” ou “estrangeiro”. Isso causa dor e constrangimento aos inuítes que são chamados por esse nome.
A neve que vai caindo sobre o iglu terminado congela sobre os blocos e cria uma capa de gelo bastante resistente. É isso que faz com que ele aguente a água e o vento. A temperatura dentro do iglu pode chegar a 16°C.
Por que os iglus podem ajudar a suportar ambientes com baixas temperaturas?
Resposta: Os iglus bloqueiam as ondas de ventos gélidos vindos de fora, o que faz com que a sensação de frio seja menor, ele também ajuda a manter o calor corporal humano dentro do iglu, atuando como um isolante. Essa capacidade de isolamento melhora com o passar dos dias.
Por ser feito com materiais que podem ser conseguidos com facilidade, o iglu é a casa perfeita para o Ártico. Mas o que os torna ainda mais adequados são as características dos iglus tradicionais feitos em Igloolik, na região ártica do Canadá.
Como os inuítes fazem para viver em lugares tão frios?
Os inuits vivem no Ártico há milhares de anos e conservam grandes experiências de sobrevivência no gelo. Além disso, são caçadores de focas muito habilidosos e grandes pescadores também, o que lhes garante uma boa alimentação mesmo no rigoroso inverno do Ártico.
Vivem em regimes patriarcais em que o homem pode ter várias mulheres, de acordo com seu poder aquisitivo. Há um costume entre os esquimós de ceder a esposa a um visitante, a fim de protegê-lo do frio. Acreditam em seres superiores, porém não fazem orações nem oferendas.
Como um abrigo feito de gelo pode proteger uma pessoa em um ambiente de frio intenso como um iglu?
O gelo é um ótimo condutor térmico facilitando a entrada de calor do sol de fora para dentro, o princípio físico de funcionamento do iglu é o mesmo que o de uma estufa. O gelo tem uma capacidade térmica muito alta e pode armazenar uma quantidade grande de calor, essa propriedade os mantém isolados do frio externo.
Os esquimós são os povos indígenas que habitam tradicionalmente regiões em torno do Círculo Polar Ártico (povos circumpolares), no extremo norte da Terra, como a Sibéria oriental (Rússia), o norte do Alasca, do Canadá e a Groenlândia.