Quem bate escolhe a oficina?
O segurado é quem escolhe qual será a oficina em caso de colisão. E o terceiro, vítima em um sinistro indenizável, não é obrigado a levar o veículo na oficina do causador.Quem escolhe a oficina em caso de garantia?
Pelo texto, o consumidor que adquirir qualquer tipo de seguro para o veículo automotor possui direito de livre escolha de oficinas (mecânica, lanternagem, pintura, recuperação e limpeza interior, entre outros).Sou obrigada a arrumar carro na oficina credenciada do seguro?
A simples decisão do consumidor em realizar o reparo em oficina de sua confiança não afasta a obrigação da seguradora em cobrir as despesas, notadamente quando o contrato autoriza ao segurado “reparar seu veículo em uma oficina referenciada pela seguradora ou em qualquer outra de sua livre escolha”.O que fazer quando alguém bate no meu carro?
Bateram no meu carro o que fazer imediatamente?
- Mantenha a Calma e Verifique a Segurança no Local. ...
- Sinalize o Acidente e Evite Outros Riscos. ...
- Verifique o Estado do Outro Veículo e Motorista. ...
- Nunca Fuja do Local do Acidente. ...
- Recolha as Informações Necessárias. ...
- Quando Chamar a Polícia? ...
- Não Assuma a Culpa no Local.
Bateram no meu carro, quem determina onde vou concertar?
O que fazer quando alguém bate no seu carro e não quer pagar o prejuízo?
Se o responsável pelo acidente se recusar a pagar pelos danos ou se não houver acordo entre as partes, você tem o direito de recorrer à justiça para garantir a reparação dos prejuízos. Se o motorista responsável pelo acidente fugir do local, você ainda tem o direito de buscar a reparação dos danos.Quais são meus direitos quando alguém bate no meu carro?
Para ficar fácil de entender, costumo dizer que a indenização envolve basicamente os seguintes direitos: 1) indenização pelos danos morais sofridos; 2) ressarcimento por quaisquer despesas que teve; 3) indenização por aquilo que deixou de ganhar.Quem decide se o carro deu perda total?
Portanto, com danos grandes e o valor do conserto superando a porcentagem de 75% do valor do carro, a seguradora determina perda total. Com isso, você irá receber toda a indenização acordada, e a seguradora ficará com a posse do veículo. Ou seja, em uma situação como essa, a empresa fica com a sucata do veículo.Sou obrigado a pagar o conserto do carro?
Quem paga o conserto do carro da empresa em caso de acidente? Se o carro da empresa foi batido em um acidente, é de responsabilidade da empresa o conserto. Ela deve arcar com os custos do reparo do veículo danificado.Em quais situações o seguro não cobre?
Também não são cobertos desenhos, plantas, projetos, itens de informática, nem o reparo de danos a armas ou munições, sejam elas quais forem. O seguro não cobre dinheiro que, por ventura, possa estar guardado em casa, seja ele em moeda, título de crédito ou cheque.Sou obrigado a usar à oficina da seguradora?
É dever da seguradora de arcar com conserto em oficina à escolha do cliente, no limite do orçamento aprovado.Quantos orçamentos tem uma batida de carro?
Essa questão de apresentar 3 orçamentos virou um costume brasileiro para que a pessoa que causou o dano possa escolher entre os 3 valores apresentados. Por isso depende de você qual orçamento ele vai pagar, se você apresentar mais de um orçamento, ele provavelmente vai escolher o mais barato.Sou obrigado a pagar peças originais?
Com a atual mudança da regra, onde a SUSEP desobriga o uso de peças originais e novas para todas as seguradoras e coberturas, o uso de peças de segunda mão passa a ser permitido, sem que o Código de Defesa do Consumidor seja desrespeitado.Quando a seguradora se nega a pagar sinistro de terceiro?
Seguradora se recusa a pagar sinistro de terceiro: o que acontece? Quando a seguradora se nega a pagar sinistro de terceiro, isso pode acontecer por algumas razões. Outra situação relativa a quando a seguradora não quer cobrir danos a terceiros se dá puramente com base na descrição do acidente por parte do segurado.Quem bate na traseira tem que pagar o conserto?
Colisão na traseira de veículo gera obrigação de ressarcimento — Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.Quanto tempo a seguradora tem para analisar o sinistro?
Uma norma de 2004 da Superintendência de Seguros Privados (Susep) já prevê o prazo máximo de 30 dias para pagamento da indenização. Esse texto permite às seguradoras, no caso de dúvida fundada, pedirem documentação complementar e, assim, o prazo é suspenso.Quando batem no meu carro, posso escolher a oficina?
As seguradoras obrigam os clientes a realizarem reparos apenas em oficinas parceiras, o que é contra a lei. A empresa pode até indicar estabelecimentos ao assegurado, mas a escolha da oficina deve ser feita sempre pelo dono do veículo.Quem bate pode determinar o mecânico para o conserto?
Caso você seja a vítima do acidente de trânsito, você tem total liberdade para escolher a oficina mecânica em que deseja realizar o conserto. O motorista culpado não pode obrigá-lo a levar seu veículo em determinado local apenas por ele “já conhecer o trabalho do mecânico”.O que fazer quando batem no seu carro e não quer pagar?
Com tudo isso em mãos, se a pessoa que bateu no seu veículo não quiser pagar pelo acidente de forma alguma, você pode contratar um advogado e entrar com uma ação de cobrança contra essa pessoa (arts. 186, 927 e 944 do CC).Como saber se a batida afetou a estrutura do carro?
Numeração do chassiSe abaixo da sequência de números tem a sigla REM – de remarcação-, aí pode ter certeza de que o carro sofreu alguma avaria séria em sua estrutura. Isso porque a batida acertou a posição da numeração, é exigido por lei remarcar o chassi no Detran.