-Abacaxi: substantivo masculino composto por ibá 'fruto' e caxi 'recendente'. Abacaxi é, portanto, um 'fruto que tem um cheiro agradável, fragrante'. – Aracy: substantivo feminino composto por ara 'dia', 'luz' e cy 'mãe'.
O termo "abacaxi" é oriundo da junção dos termos tupis i'bá (fruto) e ká'ti (recendente, que exala cheiro agradável e intenso), documentado já no início do séc. XIX.
Em virtude de um julgamento um tanto forçado e bastante apressado, a fruta foi considerada semelhante ao fruto do pinheiro europeu, sendo então chamada de “piña”, como é até hoje conhecida nos países de língua espanhola.
O abacaxi, em Portugal também conhecido como ananás, é uma infrutescênciatropical produzida pela planta de mesmo nome, caracterizada como uma plantamonocotiledônea da família das bromeliáceas dasubfamíliaBromelioideae.
EM 3 DIAS! Pulmões limpos, pare de tossir Remédio natural para bronquite
O que significa abacaxi na gíria?
Na linguagem informal brasileira um abacaxi é um problema difícil ou desagradável para se resolver ("Vou deixar esse abacaxi para ele"), uma expressão originada no fato de o abacaxi ser uma fruta espinhenta, não muito fácil de descascar.
O ananás tem origem no Sul do Brasil e Paraguai, trazendo consigo toda a exuberância dessas regiões. Em Portugal, os Açores são conhecidos como a principal região produtora desta fruta. Por outro lado, o abacaxi é originário de países tropicais, como a Costa Rica.
Origina-se da América tropical e subtropical (da região centro-sul do Brasil, nordeste da Argentina e Paraguai). Acredita-se que os nativos do sul do Brasil e Paraguai disseminaram o abacaxi na América do Sul e eventualmente, acabou por alcançar o Caribe, a América Central e o México.
Muitos se questionam qual será a diferença entre ambas, e a resposta é simples: na realidade, trata-se do mesmo fruto. Muda apenas o local onde é produzido.
Entre muitos outros frutos nativos indígenas, podemos destacar o Açaí, Tucumã, Guaraná, Cupuaçú, Pinha, Cajuru, Pupunha, feijão-de-corda e pimenta-de-cheiro.
Por exemplo, o abacaxi é a quizila maior do terreiro que é a quizila de Kisimbi. Kisimbi rejeita essa fruta, ela não gosta, então a gente não come, quem é filho da casa não come abacaxi. Então, depois de dar um bori4, não pode mais comer, abacaxi jamais vai entrar com culto ou sem culto (Nelson - Taata de Nkisi).
Dentre as 20 frutas mais consumidas no Brasil, apenas três são nativas: abacaxi, goiaba e maracujá. Aquelas que não pertencem ao país são: abacate, banana, caqui, coco, figo, laranja, limão, mamão, manga, marmelo, maçã, melancia, melão, pera, pêssego, tangerina e uva.
Contudo, as “estrelas” dos pomares paulistas são a laranja e o limão. Responsável pela produção de mais de 13,7 milhões de toneladas de laranja, São Paulo ganha disparado do segundo colocado, Minas Gerais, com 1,1 milhão de toneladas produzidas em 2020.
Nomes comuns: abacaxi, pina, pineapple, ananás, nanás. O gênero Ananas Miller, pertence à família Bromeliaceae e juntamente com outros 58 gêneros e 3.352 espécies (Luther, 2012), constitui a maior família de distribuição natural restrita ao Novo Mundo, com exceção da Pitcairnia feliciana (Aug.
O abacaxi é uma tropicalização, nada melhor em um Brasil bonito por natureza e rico em biodiversidade. Antigamente, haviam as pinhas em construções da nobreza. No Brasil o fruto acaba, então, por representar esta nobreza que antes era externalizada por meio das pinhas .
Em suma, pode-se perceber que a descrição etimológica consensual é que abacaxi deriva do tupi ibá + kati (ou alguma variante gráfica dessa forma), expressão que significa fruta que recende. Além de designar uma fruta, também designa um grupo indígena (atualmente extinto).
Devido sua beleza e existência da coroa, o abacaxi é conhecido como rei dos frutos. Na gíria brasileira, é comumente utilizado significando algo que não apresenta bom resultado, devido o seu aspecto espinhoso.