Os memes são recursos de linguagem que utilizam imagens ou não. Geralmente se tornam populares na internet, pois uma de suas principais características é a adaptação e a capacidade de ser viralizado, isto é, muito compartilhado na internet. São conteúdos fáceis de serem recriados e repetidos.
Uma das razões pelas quais os memes se tornaram tão importantes na cultura online é a sua natureza compartilhável e viral. Eles são facilmente criados, adaptados e compartilhados em plataformas de mídia social, como Facebook, Twitter, Instagram e TikTok.
Simplificando: quem cria um meme se alimenta do contexto, o subverte, geralmente utilizando humor, em favor de um assunto do momento e que, por fim, precisa ser simples o suficiente para que as pessoas de uma determinada comunidade entendam. É, por si só, um processo criativo vivo e constante.
Memes e gírias fazem tanto sucesso porque proporcionam uma forma única e envolvente de expressão cultural, humor e identidade. Esses elementos linguísticos se adaptam às mudanças rápidas da comunicação digital e oferecem uma maneira dinâmica de se conectar e se comunicar nas sociedades contemporâneas.
Em primeiro lugar, devemos informar que a chance de um meme viralizar é alta. Nesse processo de viralização, o tripé das redes sociais é satisfeito: vemos conhecidos compartilhando o mesmo conteúdo, trocamos informações com pessoas desconhecidas e, claro, nos divertimos ao ver o meme.
Acessível, pois o que faz o sucesso de um meme é a rapidez e facilidade com que se pode compreendê-lo. No princípio, era o verbo. Depois, o e-mail, o link e o website. Logo em sequência, o GIF do bebê dançando, um dos primeiros memes da internet.
Como forma de se expressar e melhorar o humor das pessoas, os memes tem se tornado cada vez mais comum durante a utilização das redes sociais, deixando de ser restrito apenas a esse local, e se estabelecendo como uma nova forma de comunicação em outros âmbitos.
Por conta do rápido compartilhamento, quando usados de maneira adequada, os memes podem ajudar até mesmo a informar. “Com o surgimento das redes sociais, as pessoas começaram a compartilhar opinião, gostos e estilo de vida com seus pares e com inúmeros desconhecidos no universo digital”, afirma.
Aparentemente, os memes da internet são uma fonte onipresente de entretenimento — uma forma adotada pelas pessoas para se expressar por meio de modelos inteligentemente manipulados de texto, imagens e vídeos.
Memes são imagens, vídeos e até áudios que viralizam na internet. São mais conhecidos pela sua utilização como piadas, mas também podem ser utilizados em campanhas publicitárias, forma de linguagem e até nas divulgações de marcas e serviços na internet. Os memes são parte da linguagem da internet e das redes sociais.
Eles sempre existiram, mas se transformaram em um gênero textual cibernético por volta de 2010, quando o uso das redes sociais se tornou mais comum pelo mundo. De lá para cá pudemos dizer: os memes são símbolos que refletem os temas relevantes de um tempo.
Os memes são recursos de linguagem que utilizam imagens ou não. Geralmente se tornam populares na internet, pois uma de suas principais características é a adaptação e a capacidade de ser viralizado, isto é, muito compartilhado na internet. São conteúdos fáceis de serem recriados e repetidos.
Um bom meme é aquele que se destaca dos demais, mas sem deixar de refletir as tendências, piadas e ideias que estão em alta. Geralmente, é curto, simples e traz uma imagem chamativa, com o mínimo de texto. Use um humor com o qual o seu público se identifique.
Pelo alto valor de compra, o Doge se tornou o meme mais caro de todos os tempos, ultrapassando, inclusive, o “Disaster Girl”, vendido por US$ 473 mil (cerca de R$ 2,5 milhões). O meme foi colocado à venda pela própria tutora do cachorro, a professora japonesa Atsuko Sato.
Meme é um formato de comunicação comum na world wide web que combina texto e imagem em mensagens curtas e quase sempre em tom de humor. Entre suas características está a capacidade de se propagar muito rapidamente.
Assim, é possível apontar de modo preliminar, que compartilhamos memes por uma variedade de razões, mas, em geral, porque são engraçados, relevantes e porque provocam alguma resposta emocional ao nosso contexto individual, social, cultural ou político.
Promover uma rápida discussão sobre humor, destacando que textos humorísticos e satíricos não são necessariamente inofensivos. Um meme pode comprometer a imagem de uma pessoa pública, de uma marca ou mesmo de um cidadão comum.
A característica principal do Meme é justamente a possibilidade de ser recriado por qualquer um e a qualquer momento. Contudo, os Memes são qualquer tipo de informação, ideia ou conceito, os quais poderão ser transmitidos de um local para outro de forma rápida.
Um meme é uma imagem transmitida para viralizar na internet, complementada com texto, compartilhando comentários pontuais sobre símbolos culturais, ideias sociais ou eventos atuais. É normalmente uma foto ou vídeo, embora possa ser um bloco de texto.
Meme é um termo grego que significa imitação. O termo é bastante conhecido e utilizado no “mundo da internet”, referindo-se ao fenômeno de “viralização” de uma informação, ou seja, qualquer vídeo, imagem, frase, ideia, música e etc, que se espalhe entre vários usuários rapidamente, alcançando muita popularidade.