Como funciona a visão dos peixes Os olhos dos peixes são adaptados para o ambiente subaquático e, por isso, são capazes de ajustar a sua visão para diferentes níveis de iluminação. Além disso, alguns peixes têm olhos que são capazes de detectar cores que os seres humanos não conseguem enxergar.
Pesquisadores revelaram que uma espécie de peixe consegue enxergar muito mais cores do que os seres humanos. O estudo, publicado na revista científica Science Advances, foi conduzido por cientistas da Universidade de Sussex, no Reino Unido.
Apresenta-se razoavelmente desenvolvida para a maioria das espécies de peixes, sendo acurada nos predadores. Os olhos localizam-se lateralmente na cabeça com campos visuais e movimentos independentes (não possuem pálpebras e glândulas lacrimais).
Uma das estruturas sensoriais encontradas nos peixes é a linha lateral, que permite que eles consigam captar movimentação na água. Outra estrutura sensorial importante são as ampolas de Lorenzini, capazes de perceber campos elétricos emitidos por animais e, desse modo, detectar presas.
Embora haja poucas exceções; a quase todos os peixes enxergam as mesmas cores fundamentais que nós humanos (vermelho, verde, e azul); e uma cor a mais, o UVA (ultra-violeta próximo).
Os olhos dos peixes são adaptados para o ambiente subaquático e, por isso, são capazes de ajustar a sua visão para diferentes níveis de iluminação. Além disso, alguns peixes têm olhos que são capazes de detectar cores que os seres humanos não conseguem enxergar.
Durante os experimentos, os pesquisadores constataram que os peixes expostos a ambientes com cores claras, como a azul, quando submetidos a um fator estressante, elevaram menos os níveis de cortisol no sangue do que aqueles mantidos em aquários com cores branca ou verde.
Para escutar, os peixes captam principalmente a velocidade e a aceleração das vibrações provocadas pelo barulho de peixe dentro d'água. Por isso mesmo, eles dificilmente escutam sons emitidos fora da água do mar, dos rios ou do aquário.
Peixes conseguem enxergar na escuridão? Sim, a maioria dos peixes consegue adaptar a visão nos períodos de luz e escuridão. Os kiguios e os bettas são algumas das espécies que possuem essa habilidade. Porém, mesmo com essa capacidade, essas duas espécies gostam de descansar quando as luzes estão apagadas.
Como a água tem uma densidade maior que o ar, o feixe de luz, ao penetrar na água, é refratado e deslocado. Portanto, a imagem não alcança com exatidão a retina no olho humano, como no ar. Para compensar isso, usamos óculos de mergulho.
Além de enxergar o vermelho, verde e azul como nós, os peixes também conseguem assimilar a luz ultravioleta. Pesquisas mais atuais dizem que os peixes captam melhor as tonalidades fluorescentes de rosa, laranja e verde-limão. Estas cores são mais perceptíveis, chama mais a atenção.
Isso acontece porque, em geral, não possuem pálpebras. As pálpebras, que são essas pelinhas que abrem e fecham os olhos, são responsáveis pela lubrificação e limpeza dos olhos. Elas estão presentes na maioria dos animais vertebrados.
Pois bem, esses animais aprendem uns com os outros observando a ação dos mais experientes. Além disso, desde que nascem, os peixes aprendem como e onde conseguir seu alimento. Eles também entendem quais são os locais de perigo e quais espécies são ameaçadoras ou não.
A visão dos peixes é altamente adaptada para a vida subaquática. Eles possuem olhos grandes e arredondados, que permitem uma visão panorâmica e uma maior captação de luz. Além disso, a maioria dos peixes possui uma membrana transparente sobre os olhos, chamada de córnea, que protege o olho e ajuda a focar a luz.
Amônia, nitrito, pH, presença de poluentes, concentração de oxigênio dissolvido na água, etc. Biológicos. Patógenos (organismos capazes de gerar doenças). Pode ser também considerado um agente estressor algo percebido pelo peixe, como a presença de predadores.
Quando o peixe Betta fica parado no mesmo lugar, que é algo incomum, já representa um dos principais sinais clínicos de doença. Isso porque, quando o peixinho está feliz, é muito ativo e costuma fazer bolhas para demonstrar o estado de espírito alegre, principalmente o Betta macho.
É justamente para se defender contra predadores que os peixes se reúnem em cardumes, grupos que têm, como principal característica, a sincronia de movimentos ao nadar.
De modo geral, os peixes estão ativos durante o dia e dormem à noite. A luz do espaço onde está o aquário influencia o sono destes animais. Habitualmente, os peixes dormem quando as luzes estão apagadas.
Os peixes enxergam cores de forma diferente dos humanos. A percepção da cor varia de acordo com a espécie, a turbidez da água e a luminosidade do ambiente. Em águas claras, cores vibrantes como amarelo, laranja e vermelho tendem a ter maior visibilidade e atrair os peixes.
Adora uma troca de ideias e é capaz de ouvir com empatia as preocupações alheias. O pisciano pode ouvir as histórias e sentimentos mais excêntricos, com curiosidade. Também demonstra vontade de ajudar e salvar as pessoas.
Quando um peixe boceja, ele também se estica, estendendo as nadadeiras e coberturas das guelras. A finalidade do bocejo de um peixe é prepará-lo para a ação do dia, e é justamente quando eles geralmente mais bocejam.
6. Eles têm sentimentos. Mesmo que cientistas ainda estejam desenvolvendo pesquisas sobre esse ponto, alguns estudos destacam que, sim, peixes são animais conscientes e têm sentimentos que variam de acordo com o ambiente em que vivem e as situações que experimentam.
O jeito mais comum de se comunicar é através da percepção do movimento da água, que acontece graças à chamada 'linha lateral'. “Este sistema consiste num conjunto de células ciliadas que ficam numa série de canais tubulares, ou na superfície do corpo, e são sensíveis a pequenos movimentos”, conta.
Os peixes dormem de olhos abertos porque não têm pálpebras, apesar de se manterem sempre em vigília. Quando dormem ficam imóveis ou têm movimentos lentos. Abrem e fecham a boca, para irem respirando. Alguns peixes não param de nadar e para descansar desaceleram o metabolismo e boiam.