A Regência de Oxalá em nossas vidas se manifesta na necessidade de nos congregarmos, isto é, de nos unirmos a pessoas que tenham as mesmas ideias e ideais. A Vibração de Oxalá habita em cada um de nós, porém velada pela nossa imperfeição, pelo nosso grau de evolução.
Oxalá é o pai de todos os Orixás, criado junto com Iemanjá por Olorum para exercer esse papel. É o Grande Orixá, o Rei do Pano Branco. Representado frequentemente como um homem idoso, negro, de barba e vestes brancas, é dono do céu e do ar, estando presente em todos os lugares.
Oração a Oxalá: Grande Orixá, neste dia te peço força e sabedoria. Faça-me olhar o mundo com olhos de amor; ser paciente, compreensivo e prudente. Senhor da pureza cerra meus ouvidos para a calúnia e guarda minha língua da maldade.
Do elemento ar (atmosfera e céu), Oxalá está associado à criação e à paz. Os filhos destas entidades são de constituição frágil, geralmente marcados por deficiências de nascença. Podem ser aleijados, mancos ou corcundas. São delicados, friorentos, e excessos podem afetar a sua saúde.
Oxalá – pessoal de Aquário – é a síntese do pai, luz, amor, força do sol. Iemanjá – signo de Peixes – piedade, transmutação do mal em bem, síntese da mãe, rainha do mar.
Esse deus não come ou bebe qualquer tipo de bebida alcoólica e abomina o sangue – suas comidas são todas brancas. Para agradá-lo, ofereça canjica, acaçá, água de coco e água de arroz. Ele também gosta de nozes, castanhas, amêndoas e flores brancas, em especial lírios e copos-de-leite.
São doces, calmos, andam e falam devagar, parecendo idosos. São boas pessoas e sabem que alimentar ressentimentos só faz mal. Com seu jeito calmo, tentam e às vezes conquistam romances.
Oxalá é o Orixá regente do signo de Aquário, conferindo a estes nativos a vontade de alcançar sua liberdade financeira e profissional. Além disso, a poderosa entidade, assim como os aquarianos, conta com grande criatividade e está sempre disposta a tomar partido pela paz.
Já para as religiões de matriz africana, o ano de 2024 será regido pelos orixás Exu e Obaluaê (ou Omulu). Enquanto Exu é o orixá da comunicação e da linguagem, atuando como mensageiro entre os seres humanos e as divindades, Obaluaê é o orixá da doença e da cura. “Exu vai abrir os caminhos e ficar à frente.
Ave sensível e pacífica, de voo sereno e elegante, o pombo foi visto como uma ave sagrada por alguns povos e enaltecido por outros como animal protetor, símbolo de paz e harmonia.
Oxalá é o pai de todas as coisas geradas na terra. Ele protege os nascidos entre 21/01 e 19/02. Esse Orixá é aquele que ama independente de qualquer coisa ou julgamentos, fazendo com que seus regidos sejam pessoas pacatas, sempre dispostas a tomar partido pela paz.
Eles são cuidadosos e generosos, além de serem um pouco perfeccionistas e detalhistas ao extremo. Geralmente, o filho de Oxalá é alegre, gosta profundamente da vida, é falador, brincalhão e fanfarrão. Ao mesmo tempo é idealista, defendendo os injustiçados, os fracos e os oprimidos.
Capricórnio é regido por Saturno, planeta regente de 2024. Por isso, ele é um dos destaques entre os signos que vão prosperar. Determinação, disciplina e ambição serão as peças fundamentais que guiarão estes nativos rumo ao progresso.
Quais são as características de um filho de Oxalá?
Característica comportamental: Generosos, orgulhosos, caráter firme, reservados, dificilmente mudam seus planos baseados na opinião de terceiros, dificilmente baixam a sua cabeça para uma outra pessoa, mesmo que isso lhes custe alguns dissabores.
Mais velho, senhor de todas as possibilidades e Pai da Criação nas religiões de matriz africana, Oxalá é o mais respeitado entre todos os orixás. O pouco para ele se torna muito, não para si, mas para dividir com os outros.
Oxalá Expressão corporal: braços abertos com as mãos espalmadas para o alto, gesto semelhante a imagem de Jesus/Oxalá muito presente nos terreiro de Umbanda.