O que não devo falar numa perícia médica?
3. Não falar o necessário: É de extrema importância ser objetivo com suas palavras, falando sempre o que for necessário para comprovação da sua incapacidade. O perito precisa saber, com o máximo de detalhes possível, como a sua doença te incapacita para o trabalho.O que fazer para ser aprovado na perícia do INSS?
A primeira dica é reunir toda a documentação necessária para a perícia. Isso inclui laudos médicos, exames, receitas, entre outros documentos que comprovem a existência da doença ou lesão e as limitações que ela causa. É importante que a documentação esteja atualizada e em conformidade com as normas do INSS.Quais são as perguntas que o médico da perícia faz?
Existem muitas perguntas que o profissional da perícia médica pode realizar ao examinar uma aplicação de seguro saúde. Entre elas estão: O indivíduo tem alguma doença ou condição que o incapacite? O indivíduo mexe regularmente em hábitos ou profissões de risco?O que reprova na perícia médica do INSS?
Um grande erro na hora de ir fazer a perícia é não levar os documentos principais, como documento pessoal original com foto e documentos médicos, como exames, relatórios e prontuários atualizados. A perícia do INSS não é uma consulta médica. Por isso, fale o necessário e seja objetivo.As dicas do perito sobre como se comportar na perícia médica do INSS
Como sair bem numa perícia médica?
Mantenha uma Postura Respeitosa: Demonstre respeito e cooperação durante todo o processo de perícia médica. Mantenha uma postura calma e respeitosa, mesmo que sinta-se tenso ou frustrado. Lembre-se de que o médico perito está ali para avaliar sua condição de saúde de forma imparcial e objetiva.O que os peritos do INSS avaliam?
A perícia médica é o procedimento realizado por um médico-perito do INSS para analisar se é possível a liberação de benefícios, como auxílio-doença, auxílio-acidente, aposentadoria por invalidez e BPC LOAS.Qual a primeira pergunta do perito do INSS?
Agora, considerando que o perito chegue a conclusão que a doença leva a incapacidade. Ele precisa responder a determinadas perguntas ou quesitos do INSS, dentre os principais, temos: O primeiro quesito já respondido seria: Há incapacidade?O que falar na hora da perícia?
Sempre fale a verdade sobre o seu caso, sobre seus sintomas e tudo o que você sente, pois o médico vai conseguir identificar quando você não está sendo sincero. Dê todas as informações necessárias de forma clara para o perito, inclusive seus sintomas, os medicamentos que toma e quais os efeitos colaterais que sente.Como se comportar na frente de um perito do INSS?
Primeiramente seja gentil com perito, de Bom dia ou Boa tarde, pergunte como ele esta, pois gentileza gera gentileza, deixe que o perito conduza a pericia, apenas atenda a demanda do perito, responda de forma direta e objetiva as perguntas deste, podendo conter detalhes desde de que seja pertinente ao caso.Porque é tão difícil passar na perícia do INSS?
A demora no tempo de agendamento da perícia já é uma situação prejudicial ao segurado, na medida em que entre a data do agendamento e a data da perícia pode haver alteração do quadro incapacitante do trabalhador, o que pode vir a não ser adequadamente analisado pelo perito no momento da perícia.O que falar no dia da perícia do INSS?
Durante a pericia procure não tomar iniciativa de falar com o perito. Aguarde as perguntas e responda de forma objetiva e direta sobre a sua doença esclarecendo se você sente dores, continua depressiva ou ainda está em tratamento de uma doença grave, se for o caso.Como se vestir para perícia do INSS?
O ideal é que seja usada roupas leves e confortáveis e que facilitem os movimentos que forem pedidos pelo perito, caso o problema seja nos pés o recomendado é usar calçados abertos, evite usar acessórios e maquiagens, principalmente se for tratar de um caso de depressão.O que o médico perito avalia?
Em relação aos benefícios por incapacidade o exame médico pericial visa definir o nexo de causalidade (causa e efeito) entre a doença, lesão, seqüelas com a incapacidade ou invalidez física e/ou mental.O que fazer enquanto aguarda a perícia do INSS?
“Enquanto aguardo a perícia, o que devo fazer?” Não basta só ficar na dúvida e na preocupação. Você precisa agir para garantir os seus direitos. Avise o seu empregador sobre o seu afastamento e mostre os documentos que comprovam a sua situação, como atestados médicos e documentos do INSS.Como passar na perícia de coluna?
As 8 Dicas de Ouro para Passar na Perícia do INSS
- VISTA-SE DE FORMA ADEQUADA. ...
- CHEGUE CEDO. ...
- LEVE TODOS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS. ...
- SE POSSÍVEL, PEGUE UM ATESTADO NOVO. ...
- RESPONDA (SÓ) O QUE O PERITO PERGUNTAR. ...
- COMECE PELO PIOR. ...
- FALE A VERDADE, SOMENTE A VERDADE E NADA MAIS DO QUE A VERDADE.
Como se dar bem em uma perícia médica?
Dicas de Como Se Comportar numa Perícia Médica Judicial
- Comporte-se naturalmente. ...
- Algumas pessoas pensam que perícia médica é um interrogatório, mas na verdade é exatamente o contrário. ...
- Seja educado com o perito. ...
- Explique seus problemas com suas palavras. ...
- Responda o que foi perguntado.
Quais são as perguntas que o perito faz?
Para isso, ele pode fazer perguntas como:
- Qual é o objeto da perícia? ...
- Quais são as partes envolvidas no processo? ...
- Quais são as dúvidas e questionamentos do juiz em relação ao caso? ...
- De que forma foi possível coletar as provas? ...
- Qual é o estado das provas? ...
- Qual é a metodologia utilizada para a realização da perícia?