Com o zarcão diluído na proporção correta, aplique uma camada uniforme em toda a peça com pincel, rolo ou pistola de pintura; Aguarde a secagem do produto zarcão; Aplica a segunda demão do produto zarcão e aguarde a secagem completa do material; Pronto!
Pode passar o zarcão em cima da ferrugem? Sim, mas é necessário um preparo antes da aplicação. Aqui, aposte numa escova de aço e uma lixa de ferro para remover as impurezas da superfícies e conferir um acabamento melhor na peça. Depois, aplique o zarcão de acordo com as instruções do fabricante.
Os primeiros passos para aplicação da tinta zarcão dependem do estado da superfície metálica. Ela deverá ser preparada previamente, caso tenha ferrugem ou outras impurezas, com a lixa. Após lixar, deve-se remover os resíduos para garantir a aderência do produto.
Saiba para que serve Zarcão Anticorrosivo. Onde Aplicar, Rendimento e Diluição. SA Tintas
Precisa colocar thinner no zarcão?
Obs: não é recomendado diluir zarcão com thinner, gasolina ou outro tipo de solvente, pois isso pode alterar as suas propriedades químicas e alterar até mesmo a sua durabilidade e estética.
Aplique um primer para ferrugem na superfície usando um pincel, rolo ou pistolas para pintura. O primer previne a corrosão e deixa a superfície aderente para a tinta.
Para realizar a aplicação, pode-se usar um pincel macio, uma pistola de pressão de pulverização ou um rolo de espuma. Duas demãos são suficientes. A secagem da tinta leva em torno de 24 horas, o ideal é aplicar a tinta zarcão em dias secos com temperaturas amenas, para garantir uma excelente fixação.
Revestimento para superfícies de ferro, aço ou com cordão de solda. Oferece as mesmas características de proteção anticorrosiva que a galvanização a quente. Aplicável com pincel, rolo, pistola ou spray. Ideal para reparos em falhas da galvanização a quente e cordões de solda.
O zarcão é aplicado em ambientes internos, tais como fechaduras, dobradiças, corrimões, e também em ambiente externos, como portões, grades, portas e esquadrias. Já o primer é a base de preparação para uma superfície receber a pintura final.
Não é recomendado pintar diretamente sobre a oxidação ou ferrugem em superfícies metálicas. A presença de ferrugem compromete a aderência da tinta, resultando num acabamento insatisfatório e reduzindo a durabilidade da pintura. Para obter melhores resultados, é crucial realizar uma preparação adequada da superfície.
O decapante químico para metais ferrosos, garante remoção rápida e prática de ferrugem, principalmente em peças pequenas. O produto pode ser aplicado por imersão ou com ajuda de pincel. Depois, basta limpar a superfície para uso imediato ou aplicar um protetivo para evitar que a ferrugem volte.
Mas pra cuidar dele de fato é necessário passar o zarcão, caso seja feito com ferro preto, ou com um bom fundo para galvanizado, caso tenha sido construído com ferro galvanizado. o zarcão tem a função de proteger o superfície metálica contra ações de ferrugem e oxidação antes de receber o acabamento em tinta.
Não é recomendado diluir o zarcão com thinner, gasolina ou outro tipo de solvente. Esses produtos vão alterar as propriedades químicas do zarcão, o que vai afetar sua durabilidade e até o efeito no acabamento da superfície.
Ele pode ser aplicado em estruturas, equipamentos e até mesmo em pequenas peças, proporcionando uma proteção uniforme em todas as áreas. Além disso, o zarcão pode ser utilizado tanto em ambientes internos como externos, tornando-se uma solução versátil para diversas aplicações.
Após ter a superfície metálica, que receberá a tinta, preparada e devidamente lixada para remover qualquer impureza, você deverá limpar o material com thinner, removendo assim qualquer resquício de outros produtos que possam estar presentes.
Em caso de repintura se esta estiver em boas condições, lixar até remover o brilho. Caso contrário remova toda a pintura e corrija a superfície. Superfícies vitrificadas, muito lisas, com brilho, ou com baixa porosidade, devem ser lixadas até criar uma boa condição de ancoragem/aderência.
Fundo sintético anticorrosivo com secagem rápida, boa aderência e utilizado na primeira demão de metais ferrosos e na repintura de partes afetadas com ferrugem. Sua principal função é inibir a ferrugem.
Qual a melhor tinta para pintar em cima da ferrugem?
A tinta ideal para pintura em metal enferrujado é o Suvinil Esmalte Contra Ferrugem. Esse é um produto 3 em 1, pois além de poder ser aplicado diretamente na ferrugem, ele é um fundo anticorrosivo de alta aderência e ainda dá acabamento à superfície de metal. Muito prático, né?
Use o suco de um limão para meia colher de chá de bicarbonato. Com um pincel, unte o objeto ou a área enferrujada e deixe agir por alguns minutos. Com uma esponja macia ou um pano multiuso, esfregue para remover a ferrugem.
- Para retirar a ferrugem, pode-se utilizar uma espátula, um raspador triangular, lixa, uma escova de arame, palha de aço ou um equipamento próprio. - Lixe a superfície com lixa de ferro (uma mais grossa para começar, outra mais fina para terminar), até ficar sem ferrugem, sujeira incrustada ou rebarbas.