Porque o sacerdote e o levita não ajudaram o samaritano?
O Samaritano usou de misericórdia, não porque o abandonado fosse um amigo, um superior ou um poderoso, mas porque se encontrou com um homem, na circunstância, um “fragilizado”. O sacerdote e o levita recusam o encontro com o “ferido” e, ao contrário, do Samaritano que o aceita e o busca.
O sumo sacerdote era o líder máximo espiritual, os sacerdotes intermediavam entre Deus e o povo, enquanto os levitas auxiliavam nas tarefas para o culto.
Os Levitas eram descendentes da tribo de Levi e foram designados para servir no Tabernáculo e, posteriormente, no Templo de Jerusalém. Seu papel principal era atuar como mediadores entre o povo e Deus, facilitando os rituais de adoração, oferecendo sacrifícios e conduzindo cerimônias sagradas.
REIS: QUEM ERAM OS LEVITAS NA BÍBLIA - A diferença entre Levita e Sacerdócio Levita
Quem eram os sacerdotes levitas e samaritanos?
O sacerdote é a Lei, o levita são os profetas, e o samaritano é Cristo. As feridas são a desobediência, o animal é o corpo do Senhor, a [estalagem], que aceita todos os que desejam entrar, é a Igreja. (…) O hospedeiro da estalagem é o cabeça da Igreja, que foi confiada aos cuidados dele.
Os levitas eram membros da Tribo de Levi, que havia sido designada para auxiliar os trabalhos religiosos no Templo de Jerusalém. Os samaritanos praticam uma religião que é um desdobramento do judaísmo, e próximo a ele; na época da parábola, judeus e samaritanos geralmente se desprezavam.
Essas práticas eram contra os mandamentos de YHVH, e uma quebra da aliança que Ele fez com o povo hebreu. Consequentemente, essas ações idólatras foram a causa da destruição desse reino, pois quebraram a aliança estabelecida por Deus com eles.
1Crônicas 23:28-32 NVT. O trabalho dos levitas era ajudar os sacerdotes, os descendentes de Arão, no serviço da casa do SENHOR. Também cuidavam dos pátios e das salas laterais, ajudavam a realizar as cerimônias de purificação e serviam na casa de Deus de várias outras maneiras.
Os homens que exerciam o sacerdócio cuidavam do povo, mas a sua finalidade era cuidar da Casa de Deus. Já os profetas realizavam um trabalho mais expansivo, pois pregavam a Palavra de Deus, estavam mais próximos do povo e não gozavam do mesmo respeito e cuidados dedicados aos sacerdotes.
Caifás foi o sumo-sacerdote em Jerusalém, durante 18 anos, entre os anos 18 e 36. Era saduceu como se observa, na Bíblia, nos Atos dos Apóstolos (5, 17).
— O sacerdote não deverá tocar num morto porque, se fizer isso, ficará impuro. Mas poderá tocar no cadáver do pai ou da mãe, ou de um filho, ou de um irmão, ou de uma irmã solteira.
Os samaritanos acreditavam que adoravam o mesmo Deus dos judeus, mas não aceitavam as mesmas Escrituras dos judeus, a não ser os cinco primeiros livros, o Pentateuco de Moisés. Como não aceitavam os demais livros da revelação divina (por acharem que eram invenções dos judeus), o culto dos samaritanos era defeituoso.
Porque os judeus consideravam os samaritanos impuros?
Durante este tempo, povos pagãos, não judeus, vieram para a Samaria, e houve muitos casamentos mistos de judeus que permaneceram em Samaria (nem todos foram para o exílio) com pessoas pagãs. Isto era proibido pela lei de Moisés; por isso o povo de Jerusalém, chamados de judeus, odiavam os samaritanos.
Porque o sacerdote e o levita não ajudaram o homem?
O sacerdote e o levita, ambos bem familiarizados com a Lei divina à qual prestavam serviço, ignoraram por completo a exigência de humanidade no tratamento do próximo. Nenhum dos dois se sentiu impelido a ajudar o homem quase morto, caído no caminho.
O que Jesus quis ensinar ao contar a parábola do Bom Samaritano?
A parábola ensina que o amor ao próximo não deve ter limites, mesmo quando o outro é considerado um inimigo. O samaritano demonstrou bondade e misericórdia, agindo como um verdadeiro próximo do homem ferido, enquanto os outros dois homens escolheram não se envolver.
Quem era o sacerdote na parábola do Bom Samaritano?
e) Sacerdote: identificado pelo seu papel no templo. Como o assaltado, passa pela mesma estrada e no mesmo sentido: “Descia de Jerusalém para Jericó” (Lc 10,31). Seus “interesses pessoais”, como também do levita, são mais importantes do que socorrer um ferido, ameaçado de morte.
Qual a diferença entre os judeus e os samaritanos?
A religião dos samaritanos baseia-se no Pentateuco, tal como o judaísmo. Contudo, ao contrário deste, o samaritanismo rejeita a importância histórica de Jerusalém. Os samaritanos não possuem rabinos e não aceitam o Talmude dos judeus. A religião dos samaritanos é o samaritanismo.
Hoje, figurativamente para nós, o 'Sacerdote Levita' é todo aquele que exerce o cargo de liderança como sacerdote, por exemplo, o pastor da igreja, e os que o auxiliam na instrução do povo, e que foram separados para esse ofício e muitas vezes não têm trabalho secular. Foram separados por Deus apenas para o ministério.
1 Rel Membro da tribo de Levi, entre os hebreus. 2 Indivíduo que exercia serviços de segunda ordem, inferior aos sacerdotes da família de Aarão. 3 por ext Indivíduo religioso; padre, sacerdote.
Levitas também eram porteiros, mas não chamamos nenhum porteiro de levita. Levitas eram responsáveis pela limpeza do tabernáculo, mas não chamamos as zeladoras da igreja de levitas.