Atualmente, há duas formas de solicitar a aposentadoria. Pelo telefone 135 ou pelo site/aplicativo do MEU INSS. Em último caso, é possível comparecer à agência do INSS, mas não é recomendado, pois atualmente seria necessário o agendamento de horário para tanto.
Você precisa somente agendar o atendimento pelo telefone 135 e comparecer na agência do INSS no dia e hora marcados com todos os documentos necessários a concessão do benefício.
A Defensoria Pública é uma excelente fonte para encontrar um advogado previdenciário gratuito. Eles oferecem assistência legal para pessoas que não têm condições de pagar por um advogado. A Defensoria Pública atua em diversas áreas, incluindo direito previdenciário, e é uma opção vital para quem precisa de ajuda.
Como fazer o pedido CORRETAMENTE da aposentadoria por idade no MEU INSS
Qual o primeiro passo para dar entrada na aposentadoria por idade?
O primeiro passo é entrar no sistema. Para acessar o Meu INSS é preciso ter o CPF em mãos e a senha. Caso ainda não tenha cadastro, é possível fazê-lo de forma online, preenchendo os dados pessoais solicitados.
Quanto tempo demora para sair a aposentadoria por idade?
De acordo com a proposta, pedidos de aposentadoria por idade ou por tempo de serviço deverão ser analisados em até 30 dias, e os de aposentadoria por invalidez ou especial, em até 60 dias.
Quanto um advogado cobra para fazer pedido de aposentadoria?
A OAB/MG sugere como honorários mínimos para a concessão de aposentadoria: 3 parcelas do valor bruto do benefício; 20% sobre o total das diferenças vencidas e não pagas (atrasados).
Qual o valor cobrado por um advogado previdenciário?
O mais comum no Brasil é que profissionais da área recebam entre 25% a 40% do valor da causa como honorários. No estado de São Paulo, por exemplo, a OAB-SP estabeleceu um limite de 30% para a cobrança de honorários advocatícios previdenciários.
A Defensoria Pública atende pessoas que não tenham condições financeiras para pagar pelos serviços de um advogado. Para isso, é feita uma avaliação para verificar a renda familiar, o patrimônio e os gastos mensais da pessoa.
Quais documentos são necessários para dar entrada na aposentadoria?
Quais documentos são necessários para dar entrada na aposentadoria? Os principais documentos para dar entrada na aposentadoria são: CPF e RG, certidão de nascimento ou casamento, carteira de trabalho, extrato de contribuições (CNIS) e outros documentos específicos, a depender do tipo de aposentadoria.
Em algumas situações, o processo de pedido de aposentadoria pode ser demorado e burocrático, o que pode ser desgastante para o requerente. Nesses casos, ter um advogado ao seu lado pode ser reconfortante, pois ele pode orientá-lo durante todo o processo e garantir que seus direitos sejam protegidos.
Regra de Transição por Idade: Em 2024, a idade mínima é de 63 anos e 6 meses para homens e 58 anos e 6 meses para mulheres, aumentando seis meses a cada ano.
Atualmente, após a reforma previdenciária o valor mensal da aposentadoria por idade corresponde a 60% do valor do salário de benefício, com acréscimo de 2% para cada ano de contribuição que ultrapasse 15 anos para as mulheres ou 20 anos para os homens.
A idade mínima para solicitar a aposentadoria sobe seis meses em relação ao regime anterior. Agora em 2024, as mulheres precisam ter, no mínimo, 58 anos e 6 meses de idade. Para os homens, a idade mínima passa a ser de 63 anos e 6 meses.
O advogado previdenciário é o especialista que você deve escolher para cuidar da sua aposentadoria. Esse profissional do direito acompanha as mudanças legislativas, está sempre se atualizando, conhece as ferramentas e toma as decisões corretas que levam a uma aposentadoria tranquila.
O valor de uma consulta com advogado online pode variar bastante, dependendo de diversos fatores. Em média, o preço pode variar entre R$ 350,00 a R$ 500,00. No entanto, esse valor pode ser maior ou menor, dependendo da complexidade do caso e da experiência do advogado.
Quantos por cento o advogado pode cobrar na aposentadoria?
O STJ e alguns TEDs entendem que o máximo de honorários advocatícios cobrados deve ser de 30% sobre o proveito econômico da causa (inclusive as previdenciárias); O art. 50 do Código de Ética e Disciplina determina que o advogado não pode receber mais que o cliente pelo resultado da ação.
Segundo a OAB, o advogado deve cobrar no MÍNIMO 20% em ações comuns, e no MÍNIMO 30% em ações trabalhistas e previdenciárias. Além disso, a OAB de cada estado fornece uma tabela contendo os valores mínimos a serem cobrados pelo cliente para diferentes tipos de ação.
Para contratar um bom advogado previdenciário, escolha um profissional que compreenda a sua situação específica. O ideal é que esse profissional tenha não apenas conhecimento teórico, mas também técnico, e que seja capaz de lidar com as complexidades do sistema previdenciário. Isso tanto no INSS quanto na Justiça.
Quantos meses antes posso dar entrada na aposentadoria por idade?
O prazo para dar entrada na aposentadoria por idade é de 180 dias antes de completar a idade mínima. Caso o trabalhador atenda aos requisitos necessários, ele pode dar entrada na sua aposentadoria por idade com até 180 dias de antecedência em relação à data em que completará a idade mínima exigida.
O trabalhador está a dois anos de completar os 65 anos para pedir o benefício por idade ao INSS hoje. Com a aprovação da reforma, ao fazer 65 anos, poderá se aposentar. Como tem direito de entrar na regra de transição, não precisará ter os 25 anos de contribuição que serão exigidos para quem vai se aposentar no futuro.
Qual o tempo mínimo de contribuição para se aposentar por idade?
Com a mudança, aposentadoria por idade da aposentadoria por tempo de contribuição, a idade mínima exigida passou de 58 anos de idade para 58 anos e 6 meses para as mulheres e de 63 para 63 e 6 meses para os homens.De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), fica garantido o direito à aposentadoria ...