Como pedir auxílio-doença no meu INSS 2024?

Para isso ele deverá requerer junto a seu médico um novo laudo que ateste a incapacidade. Com esse laudo em mãos, o segurado pode fazer o pedido de prorrogação pelo telefone 135 ou pela internet através do site, ou aplicativo "Meu INSS".
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Como solicitar auxílio-doença 2024?

Com os documentos médicos e com os documentos pessoais, o trabalhador deve ir em busca do INSS, que pode ocorrer pelo telefone 135, pelo portal do Meu INSS e, em algumas regiões, até mesmo comparecer em alguma agência. Após requerer o benefício, deve ser realizada a perícia médica.
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Qual o valor máximo que o INSS paga de auxílio-doença 2024?

De modo geral, o valor máximo dos benefícios previdenciários segue o teto do INSS. Desta forma, o limite do auxílio-doença é de R$ 7.786,02, segundo tabela de 2024.
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Como marcar perícia pelo meu INSS 2024?

Agendamento da perícia do Auxílio-Doença
  1. Acesse o Meu INSS com seus dados cadastrados.
  2. Na página inicial, clique em “Pedir benefício por incapacidade”
  3. Leia as instruções e avance, selecionando a opção mais adequada para você: ...
  4. Escolhendo qualquer das opções, aparecerá uma página para preenchimento de dados.
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Qual é o prazo para dar entrada no auxílio-doença?

O prazo para dar entrada no auxílio-doença no INSS é de 30 dias, contados do início do afastamento.
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Como pedir seu auxílio doença em 2024 pelo MEU INSS, de forma gratuita, online e rápida

Como faço para entrar com pedido de auxílio-doença?

Passo a passo para fazer a solicitação do auxílio-doença:
  1. Acesse o site Meu INSS ou baixe o aplicativo (Android ou iOS)
  2. Faça login e escolha a opção "Agende sua Perícia" (menu lateral esquerdo)
  3. Clique em "Agendar Novo" - em caso de 1º pedido ou em "Agendar Prorrogação" para solicitar que o benefício seja prorrogado.
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O que precisa para dar entrada no auxílio-doença?

Quais os documentos necessários para dar entrada no auxílio-doença?
  • Documento com foto. O INSS exige que você apresente um dos seguintes documentos:
  • CPF. ...
  • Comprovante de Residência. ...
  • Extrato Previdenciário CNIS. ...
  • Carteira de Trabalho. ...
  • Carnês de contribuição. ...
  • Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) ...
  • Documentos médicos.
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Como dar entrada no auxílio por incapacidade temporária?

Solicitar Benefício por Incapacidade Temporária (Auxílio-doença)
  1. Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Clique em “Benefício por Incapacidade”; Clique no serviço desejado. Aplicativo móvel : ...
  2. Receber resposta. Para acompanhar e receber a resposta do seu processo: Entre no Meu INSS; Clique no botão “Consultar Pedidos”;
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Quem tem direito a receber o auxílio-doença?

Principais requisitos. Possuir qualidade de segurado; Comprovar, em perícia médica, a incapacidade para o seu trabalho ou para a sua atividade habitual por mais de 15 (quinze) dias consecutivos. Em regra, cumprir carência de 12 contribuições mensais.
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Como pedir perícia no INSS pelo aplicativo?

Siga o passo a passo abaixo tanto pelo site quanto pelo aplicativo: Entre no Meu INSS com seu login. Selecione a opção “Agendar Perícia” Escolha “Perícia Inicial” para novos pedidos ou “Perícia de Prorrogação” se deseja estender o benefício já concedido.
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Quais são os CID que dá direito auxílio-doença?

Abaixo, apresentamos alguns dos CID frequentemente relacionados ao auxílio-doença:
  • CID F10-F19: Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de substância psicoativa.
  • CID M00-M99: Doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo.
  • CID N00-N99: Doenças do aparelho geniturinário.
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Quanto tempo uma pessoa pode receber auxílio-doença?

O auxílio por incapacidade temporária, ou auxílio-doença, pode ser concedido por um período de até 120 dias, prorrogável por mais 120 dias ou quantas vezes o segurado permanecer incapacitado para o trabalho.
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Quanto custa um auxílio-doença?

O valor máximo do benefício por incapacidade temporária é limitado ao teto do INSS, que é o valor máximo de salário de benefício que a previdência paga. Assim sendo, o montante do benefício por incapacidade temporária máximo em 2024 é de R$ 7.786,02.
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O que deve constar no laudo médico para auxílio-doença?

O que Deve Constar no Laudo Médico para Auxílio-doença?
  1. Nome Completo do Paciente: Identificação clara e sem abreviações.
  2. Data de Emissão do Laudo: A data em que o laudo foi emitido deve ser recente e estar claramente indicada.
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Quais doenças não precisa de carência para auxílio-doença?

Lista de doenças graves que não precisam de carência para auxílio-Doença:
  • Tuberculose ativa.
  • Hanseníase.
  • Alienação mental.
  • Neoplasia maligna (câncer)
  • Cegueira.
  • Paralisia irreversível e incapacitante.
  • Cardiopatia grave.
  • Doença de Parkinson.
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Quais são as 15 doenças que dá direito ao benefício?

Dispostas no artigo 26, da Lei 8.213/91:
  • Doença de Parkinson.
  • Tuberculose ativa.
  • Alienação mental.
  • Cegueira.
  • Nefropatia grave.
  • Síndrome da deficiência imunológica adquirida (AIDS).
  • Esclerose múltipla.
  • Hanseníase.
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Como dar entrada no auxílio-doença no meu INSS?

Com as agências do INSS fechadas, sem realizar perícias médicas, devido à pandemia do novo coronavírus, o trabalhador segurado da previdência social deverá solicitar seu benefício pelo site ou aplicativo Meu INSS e anexar o laudo médico para ter direito ao auxílio-doença.
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Quais são as doenças que têm direito a receber auxílio-doença?

A lei 8.112/90 relaciona como incapacitantes as seguintes doenças: tuberculose ativa, alienação mental, esclerose múltipla, neoplasia maligna, cegueira posterior ao ingresso no serviço público, hanseníase, cardiopatia grave, doença de Parkinson, paralisia irreversível e incapacitante, espondiloartrose anquilosante ( ...
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Quem libera o auxílio-doença?

Este benefício é administrado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e é destinado a todos aqueles que contribuem e estão segurados, incluindo autônomos e funcionários com carteira assinada.
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Como dar entrada no auxílio-doença sem perícia?

O Atestmed é um sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que entrou em vigor em 2024 e permite aos segurados solicitarem o benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) por meio de análise documental, sem a necessidade de passar pela perícia médica presencial.
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Qual o valor do auxílio por incapacidade temporária 2024?

Por ser este o valor menor do que a média dos seus últimos 12 (doze) meses (que foi de R$ 2.200,00), por isso vai receber R$ 1.820,00 de auxílio-doença.
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Quais os requisitos para receber o auxílio-doença?

Como o auxílio-doença funciona?
  • ter cumprindo período de carência de, no mínimo, 12 meses de contribuição.
  • ser qualificado como segurado do INSS por meio do desempenho do trabalho remunerado ou recolhimento por autônomo.
  • possuir, comprovadamente, situação de saúde incapacitante e de natureza temporária.
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Quem deve emitir o requerimento para auxílio-doença?

No caso de segurado empregado, a empresa é responsável pelo preenchimento do Atestado de Afastamento do Trabalho.
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O que é necessário para pedir auxílio-doença?

Requisitos do Serviço
  1. Documentos pessoais originais (Identidade e CPF);
  2. Carteira de Trabalho;
  3. Atestado Médico ou Comunicado por Acidente de Trabalho (CAT);
  4. Endereço Completo;
  5. Se o contrato estiver ativo, trazer a declaração do último dia de trabalho feito pela empresa.
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Como solicitar auxílio por incapacidade temporária passo a passo?

Quem desejar ir até uma agência sem necessidade de agendamento, é necessário levar documento oficial com foto e o laudo, relatório ou atestado médico ou odontológico. O atestado deve ter sido emitido há menos de 90 dias da Data de Entrada do Requerimento (DER), estar legível e sem rasuras.
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