Embora o HPV provoque o aparecimento do olho de peixe e não seja facilmente transmitido de uma pessoa para a outra, é comum que entre em contato com a pele do pé a partir de andar descalço em locais públicos úmidos, como banheiros ou piscinas.
A Verruga Plantar ou popularmente conhecido como olho de peixe, são lesões cutâneas, habitualmente dolorosas, que se localizam na planta e/ou face plantar dos dedos dos pés. Elas são causadas por vírus da família “Papiloma Humano” (Human Papilloma Virus – HPV) muito frequente em crianças e adolescentes.
Imunoterapia. A imunoterapia pode estimular o sistema imunitário a combater o vírus HPV que é responsável pelo desenvolvimento das verrugas plantares. Este método pode ser administrado sob diversas formas, a saber: Pomadas com Fluorouracil (5-FU) (composto frequentemente utilizado em quimioterapia).
Portanto, ter uma verruga na mão ou um “olho de peixe” no pé não significa que houve contágio sexual nem que haja infecção por um dos subtipos de HPV que trazem o risco de câncer. O diagnóstico é feito rapidamente pelo médico, que vai indicar o tratamento adequado para o tipo de verruga do paciente.
Como os HPV são transmitidos? A transmissão do vírus se dá por contato direto com a pele ou mucosa infectada. A principal forma é pela via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. Assim sendo, o contágio com o HPV pode ocorrer mesmo na ausência de penetração vaginal ou anal.
Afinal, o vírus é transmitido por contato íntimo da pele ou de mucosas com a região infectada, ou seja, se houver contato íntimo mesmo sem ter relação pode ocorrer a transmissão.
A transmissão através do contato genital sem penetração (sem relação sexual) não é comum, mas pode ocorrer. Além disso, a transmissão de tipos de HPV é possível por contato oral-genital e ao tocar os genitais com as mãos. A transmissão do vírus da mãe para o bebê durante o parto é rara, mas pode ocorrer.
O que são? As verrugas são lesões da pele causadas pelo vírus papilomavírus humano (HPV). Disseminam-se pela pele através do contato das lesões com áreas não atingidas e são transmitidas pelo contato direto com pessoas contaminadas.
Não ter relação sexual sem camisinha caso a lesão seja na genitália, pois é sexualmente transmissível. Não frequentar piscinas enquanto tiver com a lesão. Procurar sempre um médico para realizar o tratamento.
Nem toda verruga na área genital é HPV. Cada caso deve ser avaliado com seu médico ginecologista/urologista, que pode pedir exames mais detalhados (como biópsia) para investigar melhor.
A transmissão se dá principalmente pelo contato. A camisinha NÃO protege 100% contra este vírus, pois a transmissão pode ocorrer pelo simples contato com um pênis, vulva ou MÃO infectados.
O olho de peixe – ou verruga plantar – é um tipo de erupção cutânea que pode surgir na planta dos pés. É causada pelo vírus HPV, mais especificamente os subtipos 1, 4 e 63. Este tipo de verruga é muito semelhante a um calo e, por isso, pode dificultar o caminhar devido à presença de dor ao andar.
O principal sintoma de HPV no homem são as verrugas genitais com aparência semelhante ao de uma couve-flor. Além disso, caroços e feridas no pênis, bolsa escrotal, ânus, boca ou garganta também são lesões consideradas suspeitas e devem ser investigadas.
Ainda assim, há uma probabilidade próxima de 100% de tratá-la sem ter de enfrentar nenhuma complicação, bem antes de se transformar em câncer. Em média, o tempo entre a infecção por HPV de alto risco e o desenvolvimento da doença é de 10 anos.
O HPV causador do olho de peixe não é transmitido sexualmente, e sim por contato da pele com a superfície ou lesão contaminada. Além disso, essa pele muitas vezes precisa estar vulnerável a esta invasão viral, ou seja, com alguma ferida, fissura ou rachadura.
Podem eclodir em qualquer parte do corpo, mas são mais comuns em locais como mãos, cotovelos, joelhos e pés, assim como regiões em que a pessoa costuma depilar — como no rosto, para os homens, e nas pernas, no caso das mulheres.
A primeira linha de tratamento para as verrugas plantares envolve o uso tópico de ácido salicílico ou crioterapia – uso de nitrogênio líquido. Enquanto a segunda linha utiliza imunoterapia, aplicação de bleomicina uso tópico ou intralesional de fluoracil. O ácido salicílico pode ser aplicado pelo próprio paciente.
Duofilm Plantar 20g é indicado para tratamento e remoção de verruga plantar. A ação do produto pode ser observada após 2 a 4 semanas de uso, com cura total esperada de 6 a 12 semanas de aplicação.
Fato: a transmissão do HPV acontece geralmente por meio de relações sexuais sem proteção, mas também pode ocorrer pelo contato com a pele ou mucosas infectadas.
Uma infecção por HPV não é indicativa de traição, pois o vírus pode ter sido adquirido há muitos anos. Não se sabe por quanto tempo o HPV pode permanecer latente e quais são os fatores responsáveis pelo desenvolvimento de lesões. As manifestações da infecção podem ocorrer meses ou até anos depois do contato.
Mito. Não existe tratamento específico para eliminar a infecção viral e a pessoa infectada será sempre um vetor da doença. Em geral, a maioria das infecções por HPV são controladas pelo sistema imunológico do indivíduo e eliminadas naturalmente pelo organismo, mas algumas persistem podendo se tornar tumores malignos.
O principal sintoma de HPV é a presença de verrugas irregulares de tamanhos variáveis na região genital do homem e da mulher, que também podem aparecer na boca ou na garganta. Eventualmente, o paciente ainda pode sentir coceira e ardência no local.
Não está comprovada a possibilidade de contaminação por meio de objetos. O beijo ainda é algo bastante discutido, uma vez que não é muito frequente a presen- ça de HPV na mucosa oral, porque na saliva existem substâncias protetoras. O vírus se instala principalmente na base da língua ou nas amígdalas.
HPV na boca é contagioso? Sim. A transmissão ocorre através de autoinoculação, beijo e da prática de sexo oral. Muitos fatores podem estar atrelados ao risco de infecção pelo vírus, como muitos parceiros sexuais, o uso abusivo de cigarro, tabaco e álcool e outras doenças sexualmente transmissíveis.