A cultura digital engloba valores, conhecimentos, práticas e comportamentos relacionados às tecnologias digitais. Ela abrange desde o uso de dispositivos eletrônicos até as habilidades necessárias para lidar com informações e participar ativamente na sociedade digital.
A cultura digital é o conjunto de práticas, valores e conhecimentos relacionados ao uso da tecnologia da informação e da comunicação na sociedade. Ela inclui a forma como as pessoas interagem com computadores, smartphones, redes sociais e aplicativos, bem como essas tecnologias são incorporadas na sociedade.
[sin. ing.] [def.] Novas formas de expressão induzidas pelas tecnologias digitais e pela Internet, que mudam os papeis das instituições culturais e o próprio conceito de cultura.
Por exemplo, podemos citar as reuniões, os treinamentos e as capacitações, o contato corporativo entre setores, a supervisão das atividades e das funções desempenhadas pelos colaboradores. Através da cultura digital, tais exemplos podem ser realizados online, sem restrições físicas.
Qual é a definição de cultura digital apresentada no texto?
A cultura digital é um conceito que descreve como a internet e a tecnologia ajudam a moldar a maneira como pensamos, nos comportamos, nos comunicamos, interagimos como sociedade e até mesmo como fazemos negócios.
O principal passo para alinhar a cultura digital e a educação é o planejamento, não apenas disponibilizando os recursos digitais necessários, mas também garantindo que a ação pedagógica seja de acordo com esse meio, ou seja, é ideal que o uso dessas novas metodologias seja adequado ao processo de ensino-aprendizado.
Cultura digital: o foco é oferecer aos estudantes meios para adquirir um real letramento digital, sendo capazes de compreender e analisar os impactos da computação na sociedade. Entram neste eixo discussões políticas, éticas e sociais.
Quais os benefícios da cultura digital para a sociedade moderna?
A cultura digital, via internet, serviu de estrutura fundamental para concretizar os sonhos e as estruturas de negócios que nasceram do próprio impulso dos empreendedores. Com o uso das redes sociais, as pessoas têm acesso a uma nova forma de marketing chamada de Marketing Digital.
A cultura está relacionada diretamente à geração do conhecimento e ao exercício do pensamento, que são valores essenciais para o desenvolvimento da sociedade. Assim, a cultura é importante na formação pessoal, moral e intelectual do indivíduo e no desenvolvimento da sua capacidade de relacionar-se com o próximo.
Além do entretenimento e das conexões à distância, a internet oferece soluções diárias que tornam mais leves as nossas rotinas. Com ela, o mundo é acessível. Somos beneficiados de muitas formas, o que ficou evidente durante a pandemia por COVID-19.
Dessa maneira, a classificamos em três categorias: transformação na infraestrutura física e administrativa; transformação nos métodos de aprendizagem; transformação nos métodos de ensino.
As principais características das culturas digitais são bem conhecidas: tolerância a falhas, experimentação, segurança psicológica, alta colaboração e hierarquia horizontal. Elas favorecem a agilidade na operação e também possibilitam a inovação constante nos produtos, serviços e processos internos.
Quais são as habilidades necessárias para se adaptar à cultura digital?
Essas habilidades incluem a capacidade de navegar na internet, utilizar softwares, compreender redes sociais, analisar dados online e adaptar-se a mudanças tecnológicas, como a onda crescente de Inteligência Artificial.
Como a cultura digital está presente em nosso dia a dia?
A cibercultura é o que vivemos hoje e graças a ela é possível pagar contas, fazer inscrições para concurso ou vestibular, ler os principais veículos de comunicação, conversar com os amigos, programar uma viagem, votar, estudar, fazer a declaração do Imposto de Renda, tudo de forma digital.
A cultura digital engloba valores, conhecimentos, práticas e comportamentos relacionados às tecnologias digitais. Ela abrange desde o uso de dispositivos eletrônicos até as habilidades necessárias para lidar com informações e participar ativamente na sociedade digital.