Em biologia, população é o conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que habitam numa determinada área, num espaço de tempo. Ou seja, cada grupo de organismos de uma mesma espécie que vivem em uma determinada comunidade, constituem populações biológicas.
Uma população, em Ecologia, pode ser definida como um conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que vive em uma determinada área em um dado período de tempo. Os indivíduos de uma população apresentam maior probabilidade de cruzamento entre si do que com organismos de outra população da mesma espécie.
Chamamos de população biológica qualquer grupo de indivíduos da mesma espécie que vive em um determinado local. Assim, podemos ter diversas populações de animais, plantas, fungos, algas e até mesmo de protozoários e bactérias.
Também chamada de biota e biocenose, a comunidade biológica é um conjunto de indivíduos de várias espécies animais e vegetais que vivem em um mesmo local, chamado de biótopo.
Em Ecologia, uma população pode ser definida como um grupo de indivíduos da mesma espécie que ocupam uma determinada área em um determinado momento do tempo e que apresentam alta probabilidade de cruzamentos entre si, em comparação com a probabilidade de cruzamentos com indivíduos de outra popu- lação.
INTERAÇÕES ECOLÓGICAS: introdução, classificação e tipos
Como definir o que é população?
População caracteriza-se pelo conjunto de indivíduos que habitam um determinado território. A população é um conceito demográfico que designa o total de habitantes de um território. Esse conceito é muito importante nos estudos demográficos, pois é utilizado em diversas análises populacionais.
Conceitos demográficos são os referenciais utilizados no campo da demografia para o estudo e análise das dinâmicas populacionais. Eles são importantes porque nos auxiliam a caracterizar uma determinada população e compreender como ela evolui e a forma como esse conjunto de indivíduos se relaciona com o espaço.
Ambiente com condições adequadas para que uma determinada espécie viva, se alimente, se desenvolva e se reproduza. Cada espécie vive em um habitat específico. A destruição de um habitat pode causar a extinção de uma espécie.
Ecossistema é o nome dado a um conjunto de comunidades que vivem em um determinado local e interagem entre si e com o meio ambiente, constituindo um sistema estável, equilibrado e autossuficiente. O termo foi utilizado pela primeira vez em 1935 pelo ecólogo Arthur George Tansley.
A palavra comunidade remete a diversos significados relacionados a conjuntos de pessoas: de uma região, grupos com interesses em comum ou que estudam, trabalham e se relacionam num determinado espaço.
Espécie → conjunto de organismos semelhantes capazes de se cruzar em condições naturais, produzindo descendência fértil. População → conjunto de seres da mesma espécie que habitam determinada região geográfica. Comunidade → conjunto de seres vivos de diferentes espécies que coabitam em uma mesma região.
Uma população é definida como um conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que vivem em uma determinada área geográfica, estando, portanto, sujeitos aos mesmo conjunto de fatores ambientais. Como dito na aula anterior, estes fatores influenciam o desempenho biológico dos indivíduos.
Em biologia, população é o conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que habitam numa determinada área, num espaço de tempo. Ou seja, cada grupo de organismos de uma mesma espécie que vivem em uma determinada comunidade, constituem populações biológicas.
A Genética de Populações estuda a origem da variação e como essa variação é transmitida dentro das populações. Além disso, é um mecanismo que auxilia os métodos de melhoramento de plantas.
O que é a capacidade de suporte ambiental de um ecossistema?
Essa Capacidade de Suporte Ambiental esta diretamente relacionada, alóm de, ao modo como se di a utilizacao dos recursos, tambem a intensidade em que se processa essa o que, por sua vez, liga-se, direta ou indiretamente, dentre outros fatores, ao quantitativo demografico que ocupa determinada area.
Habitat é um termo bastante utilizado em Ecologia e diz respeito ao local onde uma determinada espécie vive e desenvolve-se, ou seja, o habitat é o ambiente propício para que uma espécie possa alimentar-se e reproduzir-se. Cada espécie vive em um habitat específico.
Atualmente, de acordo com o censo demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano de 2022, a população do Brasil é de 203.062.512 habitantes.
Uma população, em Ecologia, pode ser definida como um conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que vive em uma determinada área em um determinado momento. Essa área pode ser a distribuição normal desses organismos ou então um limite escolhido por um pesquisador que estuda aquele grupo de seres.
Assim, podemos conceituar populações como: “aquela em que apresenta indivíduos de uma mesma espécie dentro de uma dada área, ou, aquela que está sob investigação”. As fronteiras de uma população podem ser: naturais, em função dos limites geográficos de um habitat; ou definida arbitrariamente pelo pesquisador.
O termo população tem, consoante a disciplina a que se refere, distintas definições. Em Biologia, define-se como um conjunto de indivíduos de mesma espécie que vivem numa mesma área em um determinado período. Em Sociologia define-se como um conjunto de pessoas adscritas a um determinado espaço, num dado tempo.