Algumas pessoas autistas podem apresentar mais interesse em movimentos repetitivos. Por exemplo: elas gostam de acompanhar a rotação da máquina de lavar, das hélices do ventilador ou das rodas dos carros.
Dificuldade na comunicação, optando pelo uso repetitivo da linguagem e bloqueios para começar e manter um diálogo; Alterações comportamentais, como manias, apego excessivo a rotinas, ações repetitivas, interesse intenso em coisas específicas, dificuldade de imaginação e sensibilidade sensorial (hiper ou hipo).
Por exemplo, brinquedos de massinha ou slime podem ajudar a criança a desenvolver habilidades motoras finas e controlar a ansiedade. Brinquedos de água ou areia também podem ser muito divertidos e estimulantes para a criança explorar diferentes texturas e sensações.
“Dominó, blocos de montar, livros de colorir, quebra-cabeças de diferentes tipos, jogos de tabuleiro, todos eles propiciam o aprendizado de maneira lúdica, além de favorecerem habilidades de atenção, concentração, foco, raciocínio lógico e planejamento.
Um desenho animado infantil ou um brinquedo que estimule a imaginação, interação e, consequentemente, a comunicação são os mais recomendados. Visto que isso fará com que a criança aumente o interesse na atividade realizada. Assim, fica até mais fácil conversar com a criança.
Respeitar as rotinas, pois o autista não tolera bem as mudanças; Evitar ter móveis e objetos desnecessários em casa, para protegê-los de acidentes; Desenvolver bons hábitos do sono, respeitando o horário de dormir, com luzes menos intensas e refeições leves antes de ir para cama.
Alguns autistas sentem-se sobrecarregados com o excesso de estímulos sensoriais, o que significa que se acalmam afastando-se de sons, cheiros, luzes e outros estímulos. Outros regulam suas emoções buscando mais informações sensoriais do ambiente.
Quando alguém com autismo sente uma súbita onda de sentimentos, essa energia precisa ir para algum lugar. A estereotipia fornece uma saída para essa energia. Ela permite que a pessoa continue funcionando dentro de qualquer espaço em que esteja.
Colorir e pintar estimulam a criatividade e a sensibilidade em crianças. Para a criança autista, atividades com massinha de modelar, pinturas e desenho, por exemplo, permitem autonomia e desenvolvimento de sua criatividade.
Ao contrário do que a maioria das pessoas possa imaginar, autistas têm uma tendência de perceber o mundo mais próximo da realidade, pois são menos influenciados pelo conhecimento prévio do mundo como são a maioria das pessoas neurotípicas.
Algumas pessoas autistas podem apresentar mais interesse em movimentos repetitivos. Por exemplo: elas gostam de acompanhar a rotação da máquina de lavar, das hélices do ventilador ou das rodas dos carros.
Indivíduos autistas demonstram amor e empatia de maneira diferente, pois exames cerebrais revelaram que quando expressam sentimento de amor e afeto por alguém, áreas diferentes do cérebro são ativadas em relação aos não-autistas. O circuito de empatia do cérebro também funciona de maneira diferente.
Na vida do autista, os gatilhos, normalmente, geram as crises ou colapsos. A pessoa se lembra de alguma situação que trouxe desconforto e se desregula emocionalmente. Assim, apresenta uma série de comportamentos estressantes.
As principais estruturas cerebrais que foram relacionadas ao autismo incluem o cerebelo, a amígdala, o hipocampo, o corpo caloso e o cíngulo. Embora esses achados envolvam o sistema límbico e o cerebelo, poucos dados de RM ajudaram a explicar o envolvimento neocortical no autismo.
Dificuldade para interagir socialmente, como manter o contato visual, identificar expressões faciais e compreender gestos comunicativos, expressar as próprias emoções e fazer amigos. Dificuldade na comunicação, caracterizado por uso repetitivo da linguagem e dificuldade para iniciar e manter um diálogo.
Em conclusão, o gosto por girar objetos em crianças autistas pode ser uma manifestação do seu processamento visual único e das dificuldades em expandir suas atividades de brincadeira.
O transtorno de espectro autista dificulta o desenvolvimento da teoria da mente, mas em graus variados. Algumas pessoas podem apresentar um atraso no desenvolvimento, enquanto em casos mais severos pode haver um desenvolvimento muito empobrecido ou nenhum desenvolvimento da teoria da mente mesmo na idade adulta.
Ou seja: se você está em um encontro que vai bem e existe afinidade, talvez a pessoa comece a tocar suas mãos, rosto ou cabelo. Pode ser que ela tente até algo mais ousado, como um beijo, por exemplo. Se você se sente bem com a situação, procure retribuir a esses toques para demonstrar seu interesse.