Com isso, uma série de documentos passaram a ser vistos como úteis no trabalho dos historiadores, como relatos de viajantes, livros literários, jornais, cartas etc. Além disso, roupas, alimentos, fotos, relatos orais, vestígios arqueológicos, construções, pinturas também se juntaram ao grupo das fontes históricas.
Para desvendar o passado, o historiador recorre a fontes históricas, que são vestígios deixados por pessoas e sociedades do passado. Grande parte dos pensamentos, das realizações, da cultura, política, da ordem societária e das descobertas foi registrada. Por meio dessas fontes, é possível entender a história.
Como os historiadores descobrem informações do passado?
Para investigar o passado, o historiador seleciona documentos oficiais, manuscritos, fotos, objetos, achados arqueológicos, registros orais, entre outros.
História é a ciência responsável por estudar os acontecimentos passados. Esse estudo, no entanto, não é feito de qualquer maneira, pois o historiador, em seu ofício, deve colocar em prática uma análise crítica do seu objeto de estudo a fim de racionalizar a conclusão sobre os acontecimentos investigados.
Para conhecermos e pesquisarmos os fatos históricos precisa-se recuperar marcas ou vestígios deixados pelos homens no passado, estes vestígios chamam-se: Fontes históricas .
O historiador só conhece partes do passado, aquilo que tem registros preservados. Além de serem guardados, os registros do passado precisam ser interpretados para que possam ter sentido. Cada historiador faz a sua reconstrução do que aconteceu, de acordo com seus conhecimentos, sua maneira de ver o mundo.
Como é possível para um historiador investigar um passado que não existe mais?
Seu trabalho se baseia, principalmente, na pesquisa de documentos, como manuscritos, impressos, gravações, filmes, objetos e fotos. As fontes escritas – são (cartas, discursos, leis, livros, entre outros) foram, durante muitos séculos, os únicos vestígios considerados legítimos para o historiador recuperar o passado.
Jornais e documentos são exemplos de fontes históricas escritas, fornecendo registros formais e diretos dos eventos e ideias de uma época, enquanto pinturas e relatos orais são exemplos de fontes históricas não escritas que transmitem informações culturais e perspectivas individuais.
A produção do conhecimento histórico é possível através da idéia do passado (no sentido de procurar estabelecer um contexto), no retorno ao presente para se perceber mudanças e permanências.
Qual é o método utilizado na história para analisar o passado?
O método histórico compreende um conjunto procedimentos que os historiadores utilizam para gerenciar fenômenos passados. Além do mais, é um conjunto de técnicas para gerenciar fontes primárias, como, por exemplo, fontes arqueológicas e arquivísticas. O objetivo central desse método é elaborar a historiografia.
O domínio do fogo pelos primeiros hominídeos foi de fundamental importância para a sobrevivência da nossa espécie. Em milhares de anos utilizando o fogo, o homem conseguiu produzir diversos materiais (metálicos, cerâmicos) que impulsionaram o desenvolvimento civilizatório.
O que fizeram os historiadores para facilitar o estudo da história?
A divisão da História consiste na divisão cronológica dos acontecimentos estudados em cinco fases que são encontradas nos livros didáticos. Essa fragmentação foi criada pelos historiadores a fim de facilitar a compreensão e análise dos eventos históricos, o que se tornou um importante método de estudo dessa disciplina.
Mais do que se debruçar sobre o passado, estudar a História é permitir imaginar um futuro diferente com base nas experiências que já vivemos. É compreender as tendências e os ciclos dos acontecimentos para obter novas perspectivas ou apontar soluções diferentes.
Como descobrir as informações sobre os fatos que aconteceram no passado?
Essa interpretação do passado se dá por meio dos vestígios que permaneceram de tempos passados até a atualidade. Esses vestígios são o que nós chamamos de fontes históricas ou documentos históricos. As fontes históricas podem ser tanto materiais como imateriais.
Estudar História contribui para construção da memória das nossas sociedades. Ao mesmo tempo, construímos elos de aprendizado com o passado e eles resultam em mudanças no presente. Por conta disso, o trabalho desenvolvido por historiadores é fundamental no nosso cotidiano.
Como os historiadores têm condições de acessar o passado?
O Historiador consegue acessar os acontecimentos passados, através do que nós historiadores chamamos de fontes históricas. Que podem ser de diversos tipos como: Documentos oficiais do governo, livros antigos, revistas, jornais de época, imagens (iconografia), etc...
Como os historiadores descobrem o que aconteceu no passado?
Assim, a historiografia passa não só pela análise fria de dados, mas é principalmente uma atividade interpretativa. Não a toa, por exemplo, os mitos fazem parte do objeto de estudos do historiador e podem ser até fontes para ele.
Quais fontes o historiador pode utilizar para investigar o passado?
Objetos pessoais, como documentos, cartas e fotos, são fontes históricas utilizadas no trabalho do historiador. Documentos textuais: documentos oficiais, cartas pessoais e governamentais, diários, relatos de viagens, crônicas, livros literários, processos de justiça, jornais etc.
O que é possível identificar com os estudos históricos?
O estudo histórico desempenha um papel importante na medida em que contempla reflexões das representações construídas socialmente e das relações estabelecidas entre os indivíduos, os grupos, os povos e o mundo social em uma determinada época.
É verdade que os historiadores revelam verdades absolutas e definitivas sobre o passado?
O trabalho do historiador, seja na pesquisa, seja na docência, não estabelece verdades absolutas, definitivas e acabadas. A historiografia refere-se à visão dos acontecimentos apreendidos pelo historiador, o que põe fim à ilusão tão disseminada de que o mesmo registra verdades absolutas.
Quais são os materiais utilizados pelos historiadores para fazer suas pesquisas?
As fontes utilizadas pelos historiadores são livros, cartas, documentos históricos, objetos arqueológicos, pinturas e imagens que mostrem detalhes capazes de contar uma história verdadeira de um período histórico.