Como saber se o pneu está bom para uso?
Para que você consiga identificar a vida útil dos pneus, basta analisar o indicador de desgaste de rodagem, conhecido como Tread Wear Indicator (ou TWI). Os ressaltos que ficam nos sulcos dos pneus tem exatos 1,6mm de profundidade. Assim, eles funcionam como um indicador do desgaste da banda de rodagem.Como saber se o pneu ainda pode ser usado?
Os sinais mais claros de que você precisa trocar os pneus do carro são facilmente observáveis. Se existe discrepância de desgaste, se os sulcos já não estão como deveriam ou, até mesmo, se existem bolhas, furos e cortes.Como saber se o pneu ainda está bom?
Ele destaca três principais:
- Profundidade da banda de rodagem. A legislação brasileira determina que a profundidade mínima da banda de rodagem deve ser de 1,6 mm (exceto motos, que têm limite de 0,8mm). ...
- Desgaste uniforme. Verifique se os pneus estão desgastando de maneira uniforme. ...
- Danos visíveis.
Como verificar o estado do pneu?
Para saber se o pneu está em boas condições de transitar, é importante observar um dos indicadores de desgaste, como o Tread Wear Indicator. O TWI é a linha que fica entre os sulcos da banda de rodagem e indica o limite de desgaste do pneu — que deve ter uma profundidade mínima de 1,6 mm.Você sabe quando deve trocar o pneu?
Como olhar se o pneu está vencido?
As fabricantes recomendam realizar inspeções anuais após o pneu completar cinco anos de vida, seja em uso ou armazenado. Para saber a data de fabricação do pneu, é necessário procurar os quatro últimos dígitos do DOT (Departament of Transportation), localizado na lateral do pneu.Como saber se o pneu está na hora de trocar?
A forma mais fácil e eficiente para determinar se está na hora certa de trocar os pneus do seu carro é analisando a profundidade dos sulcos, também conhecidos como “os riscos na borracha”. São os sulcos os responsáveis por aumentar a aderência do pneu no asfalto, além de drenar a água e refrigerar a borracha.Como ver se o pneu está desgastado?
Dicas para identificar pneus desgastados
- Verifique a profundidade do sulco. O Tread Wear Indicator. ...
- Verifique a idade dos pneus. ...
- Procure por rachaduras e bolhas. ...
- Procure por desgaste irregular. ...
- Desgaste nos ombros. ...
- Desgaste no centro. ...
- Desgaste em forma de "escamas" ou "cristais" ...
- Desgaste em diagonal.
Como verificar a vida útil do pneu?
Os pneus têm uma vida útil que geralmente é de cinco a seis anos a partir da data de fabricação. Você pode encontrar essa informação na lateral do pneu, onde há uma sequência de números e letras conhecida como DOT. Os quatro últimos dígitos indicam a semana e o ano em que o pneu foi fabricado.Como avaliar se um pneu é bom?
Caso não saiba, todo pneu é submetido a testes, recebendo uma pontuação que chamamos de classificação. As mesmas são A, B e C. Ou seja, pneus de classe A são considerados ótimos, B bom e C médios. Essas informações estão sempre gravadas na lateral do pneu, e também podem estar presentes na embalagem.Como saber se os pneus estão carecas?
Insira o medidor na ranhura mais profunda do pneu. Se o resultado for inferior a 1,6 mm, o pneu está legalmente careca e deve ser substituído imediatamente. Popularmente, também é utilizado o teste da moeda.Onde está escrito a validade do pneu?
Com a finalidade de documentar a data de fabricação e, portanto, a exata validade do pneu, existe o DOT. A sigla vem do termo em inglês “Department of Transportation”, ou seja, Departamento de Transporte. O DOT é, assim, uma sequência de 4 números gravada próximo ao número de série do produto.Qual o limite de desgaste do pneu?
É que existe uma marcação que indica o desgaste máximo admitido. Esse desgaste é limitado pelo Código Nacional de Trânsito que determina que a profundidade mínima nos sulcos de um pneu não seja inferior a 1,6 mm, medido da base do sulco a parte mais externa da banda de rodagem.Como saber se o pneu está meia vida?
Os sulcos não devem ter menos que 1,6 milímetro de profundidade; se for menor que isso, os pneus não poderão rodar na chuva ou em trechos com água. Outro aspecto que deve ser avaliado é a aderência do pneu meia vida. Isso depende do estado da borracha, que pode estar velha e ressecada, ainda que pareça nova.Como saber se o pneu tem boa durabilidade?
Basta olhar a lateral do pneu, que lá estará a palavra Treadwear, acompanhada do número que representa a qualidade desse índice. Ele varia de acordo com a marca do produto, o que significa, portanto, um elemento comparativo em relação aos concorrentes. Seu valor varia entre 60 a 700.O que verificar na compra de pneus?
Fatores a serem considerados na escolha de um pneu novo
- Maciez e conforto. ...
- Durabilidade. ...
- Adaptabilidade à chuva. ...
- Tamanhos, sua aparência e a que veículo se destinam. ...
- Quanta carga ele pode suportar. ...
- Qual a velocidade.
Como se olha a validade do pneu?
Resumo da Ópera: O famoso DOT do pneu. Os quatro últimos números do código sempre apontam a data em que o pneu foi fabricado: os dois primeiros dígitos são a semana e os dois últimos dígitos, o ano.Como ver a vida do pneu?
Para determinar a idade dos seus pneus, basta olhar para a estampa DOT na parede lateral. No final da marcação DOT, haverá um número de 4 dígitos. Este é o código de data. Os dois primeiros números são a semana e os dois últimos são o ano.Como verificar os pneus?
Em primeiro lugar, no fundo dos sulcos têm o TWI (Tread Wear Indicator), indicador do desgaste do piso/banda de rodagem, que se o pneu já encostou neles, então está na hora de trocá-lo. Se você não percebeu esses indicadores no fundo dos sulcos, saiba que a espessura mínima do sulco é de 1,6 milímetro.Como saber se precisa trocar o pneu?
A legislação determina que um pneu deve ser trocado quando os sulcos da banda de rodagem (rasgos no pneu) tiverem menos de 1,6 mm de altura. Esse limite é indicado em seus pneus por indicadores de banda de rodagem, pequenas áreas em relevo entre os sulcos que medem essa altura com precisão.Como saber se o pneu está seco ou furado?
Sinais de que você pode estar com um furo no pneu:
- Direção lenta ou pesada.
- O carro arrasta para um lado ao rodar lentamente.
- Uma sensação constante da direção puxando.
- Aumento do ruído de um pneu nas curvas.
- Aviso do sistema de monitoramento da calibragem do pneu.
- O carro não está nivelado quando você se aproxima dele.
Como analisar um pneu?
O R representa o tipo de construção (radial ou diagonal). O número a seguir, representado no exemplo como 14, é o diâmetro do aro. Depois vem o índice que representa a carga máxima que aquele pneu consegue carregar, 94. Por fim, a última letra diz respeito ao índice de velocidade máxima dos pneus.Como identificar se o pneu está gasto?
CHECKLIST: OS PRINCIPAIS SINAIS DO DESGASTE DO PNEU
- Uma banda de rodagem que está abaixo da profundidade mínima legal da banda de rodagem do pneu (1,6 mm para carros)
- Rasgos, rachaduras ou cortes visíveis no flanco do pneu.
- Manchas ou descoloração no pneu.