O que é redundância de exemplo?
Ocorre quando se repetem duas palavras com o mesmo sentido. No pleonasmo gramatical há a repetição de vocábulos, como as preposições e outras partículas textuais. "A minha amiga eu a vi no supermercado."É errado usar como por exemplo?
Posso usar as duas formas juntas? Por conta dessa aparente formalidade do “por exemplo”, podemos encontrar casos de “como, por exemplo,” juntos na mesma frase. Porém, embora não seja gramaticalmente errado, não há necessidade de se usar as duas formas ao mesmo tempo.Como utilizar a expressão "por exemplo"?
Os termos como e por exemplo transmitem ambos a ideia de exemplificação. Isso quer dizer que a construção “como, por exemplo” configura um pleonasmo. Leia mais em Clube do Português, parceiro do Metrópoles. Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo!Como por exemplo é entre vírgulas?
Coloca-se vírgula para separar palavras e locuções explicativas, retificativas e continuativas, como “ou então”, “isto é”, “ou seja”, “além disso”, “por assim dizer”, “aliás”, “a propósito”, “por exemplo”, etc.Redundância: o que é a redundância? Como funciona?
Quais conjunções ficam entre vírgulas?
EMPREGO DE VÍRGULA NAS CONJUNÇÕES - PARTE IEm regra, a vírgula é utilizada antes das conjunções, e não após.
Quando não usar vírgula exemplo?
Quando NÃO usar a vírgula:1) Para separar sujeito e predicado: O tapete persa (sujeito, ser de quem se diz alguma coisa) nos serviu de cama durante muitos anos (predicado, tudo o que se diz do sujeito). 2) Entre verbo e complemento: O presidente mudou (verbo) os planos de viagem (complemento do verbo).
Como por exemplo na frase?
Quanto à sequência «como por exemplo» não há um critério rígido: 4) «Tenho vários passatempos(,) como por exemplo fazer paciências e ver televisão.» 5) «Tenho vários passatempos(,) como, por exemplo, fazer paciências e ver televisão.» Nas frases 4 e 5, a vírgula que precede como não é obrigatória.Como usar o como para exemplificar?
Quando está introduzindo uma explicação ou exemplificação e tem o sentido de: a saber, assim como, isto é. Exemplo: Algumas pessoas tem dons muito especiais, como o médico, a enfermeira, o bombeiro, etc.Como por exemplos em um texto?
Muito utilizados na redação para dar credibilidade aos seus argumentos, os exemplos podem ser inseridos em seu texto através de conectivos que apresentam essa ideia, como:
- exemplificando;
- por exemplo;
- isto é;
- tal como;
- em outras palavras.
Como exemplo ou a exemplo?
A expressão está correta e vem registada como subentrada de exemplo no Dicionário Houaiss: «a exemplo de: conforme o exemplo dado por». Também o dicionário da Academia das Ciências de Lisboa regista «a exemplo de» como locução prepositiva e com o significado de «imitando, tomando como modelo, seguindo os passos de».Como exemplo é redundante?
Os termos como e por exemplo têm o mesmo significado em frases exemplificativas. Usar os dois é redundância. Escolha um e dispense o outro. O que o governo precisa é combater as causas da inflação, como,por exemplo, os gastos correntes.Quando a frase é redundante?
O texto redundante, assim como na oralidade, é aquele que utiliza muitas frases para expressar uma ideia que já ficou explícita no discurso, que traz repetição e excesso de palavras para passar uma única mensagem.Qual é a diferença entre pleonasmo e redundância?
O pleonasmo é caracterizado pela repetição de ideias no mesmo enunciado, gerada pelo uso de termos diferentes que, no entanto, produzem o mesmo significado. Quando a redundância é feita de maneira proposital, o pleonasmo é um recurso estilístico.Como usar como por exemplo?
Por exemplo: É a forma correta. Exemplo: O Natal, por exemplo, é um dos melhores feriados do ano. Como por exemplo: É redundante, pois a palavra "como" já dá a intenção de exemplo. Até a próxima.Qual palavra posso substituir por exemplo?
Sinônimos de “por exemplo”
- Como;
- Tal como;
- Exemplificando;
O que usar ao invés de "por exemplo"?
Não se deve falar, por exemplo: “Viajei para São Paulo ao invés de Curitiba” . O certo é: “Viajei para São Paulo em vez de Curitiba”. Se você ficou na dúvida, prefira usar “em vez de”, já que essa locução também inclui o sentido de “ao contrário de” e, portanto, também significa “ao invés de”.Como se escreve "por exemplo"?
A forma preferível para abreviar a expressão «por exemplo» é p. ex. (com espaço), de acordo com o Novo Prontuário Ortográfico, de J. M. de Castro Pinto, edição da Plátano Editora. A forma e. g., do latim exempli gratia, também está correcta, mas tem o inconveniente de ser menos compreensível para a maioria das pessoas.Quais são as 4 frases?
Tópicos deste artigo
- → Frases declarativas.
- → Frases imperativas (ou injuntivas)
- → Frases interrogativas.
- → Frases exclamativas.
- → Frases optativas.