Assim, para garantir a durabilidade da correia dentada, é importante também realizar a manutenção preventiva do sistema de arrefecimento do motor, que evita o superaquecimento do motor e o consequente desgaste prematuro da correia.
Óleo lubrificante correto evita problemas na correia banhada
Em caso de descuidos, os prejuízos podem ser caros. Nos motores que usam correia dentada banhada a óleo, o lubrificante recomendado no manual traz aditivação que protege essa correia e garante a alta durabilidade.
O que causa o desgaste da correia dentada? O desgaste da peça pode ocorrer em situações extremas, como exposição a poeira intensa, mineração ou lugares com muita poluição, dirigir frequentemente em estradas de terra – essas condições adversas podem causar danos mais rápidos, reduzindo a eficiência da correia.
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Como armazenar correia dentada?
O local de armazenamento não deve ter: calor em demasia, irradiação solar direta, umidade e poeira excessiva. Condição ideal é abaixo de 30°C e a 70% de umidade relativa. 2. Correias até 70 polegas de comprimento, podem ser acondicionada em cabides.
Saber quantos km aguenta uma correia dentada é bem importante para fazer a manutenção adequada. Segundo a maioria das montadoras, a correia dentada possui uma vida útil de, em média, 50 mil km ou 3 anos.
Quais os sinais de que a correia dentada está ruim?
Como saber se a correia dentada está ruim? Aqui estão alguns sinais aos quais você deve se atentar: Ruídos: se você ouvir ruídos incomuns, como tique-taques ou estalos, provenientes do motor ou do sistema em que a correia dentada está instalada, pode ser um sinal de que a correia está desgastada ou mal tensionada.
Se você ouvir um ruído de batida ou estalo vindo do motor enquanto o veículo estiver em funcionamento, isso pode indicar que a correia dentada está frouxa ou desalinhada. Esse barulho pode ser especialmente audível quando você acelera o veículo.
O custo típico de substituição da correia dentada pode variar amplamente dependendo do modelo do carro e do mecânico escolhido, mas geralmente está na faixa entre R$ 2.500 até R$ 5.000, mas podendo chegar em R$15.000 dependendo do modelo do veículo.
Pode lubrificar a correia dentada? Não é recomendado lubrificar a correia dentada de um veículo. As correias dentadas modernas são projetadas para operar em condições de seca ou com lubrificação interna, e a aplicação de lubrificantes externos causará mais danos do que benefícios.
Ou seja, o barulho não será resolvido passando spray, lubrificante ou qualquer outro fluído na correia. Pelo contrário, a lubrificação causará problemas porque vai atrapalhar o atrito que é necessário para transmitir a força ao sistema.
50 mil quilômetros ou 3 anos. Esse é o tempo médio para a troca de uma correia dentada no Brasil. Porém, é fundamental evitar que problemas aconteçam e você perca o item de maneira precoce.
A correia dentada é tipo uma “pulseira” com dentes de borracha que protege a válvula garantindo o bom funcionamento dos pistões. Então, barulhos altos com sons metálicos, chiados agudos são apenas alguns dos sinais que essa peça pode estar danificada e precisa ser substituída.
O antiderrapante para correia é um material que evita que ela deslize em falso e perca o seu ritmo de trabalho convencional. Além disso, maximiza a vida útil das correias e polias de transmissão. Também elimina completamente aquele ruído chato causado pela falta de tração.
Em alguns casos a “cantoria” da correia do alternador pode ser resolvida com parafina, simplesmente passando uma vela no componente. Mas em caso de persistência pode ser outro problema e necessita uma verificação mais minuciosa.
O que é necessário trocar junto com a correia dentada. Quando chega a hora de substituir a correia dentada, ela não é trocada sozinha. Caso haja necessidade, é preciso substituir junto os tensores e a bomba d'água. Sobre os tensores, não é regra trocar sempre junto da correia.
Além disso, evite dirigir em condições extremas, como em alta velocidade ou em terrenos acidentados, pois isso aumenta o desgaste da correia dentada e pode acelerar a sua deterioração. Lembre-se sempre de verificar o manual do proprietário do veículo para saber as especificações da troca da correia dentada.
Se você notar um ruído alto vindo da frente de seu veículo, algo um rangido de porta, pode ser um problema da correia dentada, causado por um desalinhamento ou desajuste. A única maneira de fazer o barulho ir embora é entrar em contato com um mecânico profissional e substituir a correia, ou tensioná-la corretamente.
Se a correia quebrar com o motor em funcionamento, as válvulas param, deixando de admitir o ar e o combustível e de eliminar os gases da combustão. Como elas param, os pistões se chocam com algumas delas, gerando o ruído intenso e típico do impacto entre metais. Logo o motor vai parar.
Portanto, para evitar dor de cabeça desnecessária, faça a troca dentro do prazo determinado. A correia dentada apresenta alguns sintomas quando está com problemas. O mais conhecido é o ruído alto e estridente vindo da parte da frente do veículo. Isso ocorre pelo desajuste, desalinhamento ou falta de balanceamento.
Qual a durabilidade da correia dentada? Uma correia dentada pode durar até 5 anos, em condições normais de uso, ou conforme a quilometragem indicada no manual do proprietário — que, em geral, é de até 50 mil km rodados.