A Aliança no Novo Testamento No Antigo Testamento, a Aliança foi concluída no monte Sinai e selada pelo sangue dos holocaustos (Leiam Ex 24,1-8). Assim, a Nova Aliança é selada pelo sangue de Cristo na Cruz.
Quando Jesus celebrou pela primeira vez a Santa Ceia, ele disse: “Este cálice é a nova aliança feita por Deus com o seu povo, aliança que é garantida pelo meu sangue derramado em favor de vocês” (Lc 22.20). Confie em Jesus e em seu sangue derramado por você.
A arca da aliança era um objeto sagrado para os hebreus, construído por meio de instruções dadas por Deus a Moisés. Nela foram depositadas as tábuas dos dez mandamentos. A arca representava a aliança de Deus com o povo hebreu. A arca da aliança foi um objeto sagrado que pertenceu aos hebreus na Antiguidade.
Jesus dá novo rumo, novo sentido à história da salvação. Com ele, termina a Antiga Aliança (Antigo Testamento), que celebrava a libertação do povo de Israel da escravidão do Egito, e começa a Nova Aliança (Novo Testamento), a qual realiza a nossa libertação do pecado.
The Church | Existe diferença entre a Antiga Aliança e a Nova Aliança? | Prof. Felipe Aquino
Em que consiste a nova aliança?
A Lei da nova aliança, do novo testamento, do evangelho, da graça, pela qual se revogou a primeira, é chamada pelo apóstolo de lei régia (Tg 2.8), porque prescreve o amor ao próximo, sem qualquer tipo de condenação legal, conforme ocorria na primeira, apesar de também prescrever o amor ao próximo.
A Nova Aliança é a realização espiritual do convênio Abraâmico. Os adeptos acreditam que a Nova Aliança entrou em vigor com o ministério de Jesus, como na Última Ceia , quando Jesus disse em Lucas 22:20 "Este cálice é a nova aliança no meu sangue, que é derramado por vós."
A base dessa aliança é o próprio sangue de Jesus: “Isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança”. Quando Jesus anuncia que não beberá mais do fruto da videira até o dia em que nos encontrar no reino de Deus, Jesus está prometendo que está incondicionalmente comprometido conosco.
Deus fez uma aliança com Moisés e Israel aos pés do Monte. Sinai, e depois de ler o Livro da Aliança “aos ouvidos do povo”, todos disseram: “Tudo o que o Senhor falou, faremos e seremos obedientes” (Êxodo 24: 8)². A aliança mosaica dá a forma de vida com Deus .
O homem na antiga aliança não contava com os recursos espirituais com os quais nós contamos hoje. É na nova aliança que temos a promessa da justificação para o pecador na base da fé em Jesus Cristo. Quem crê em Jesus Cristo está salvo, está justificado. Justificado e salvo não pelas obras, mas pela fé.
Deste modo, as nove alianças podem ser divididas em duas seções distintas: anteriores e posteriores ao exílio do Egito e ao recebimento das leis no Sinai. As primeiras cinco alianças, todas contidas no livro de Gênesis, apresentam fundamentalmente uma relação “triádica” entre Deus, o povo e a terra.
Em si mesma uma promessa, a nova aliança se divide em várias outras promessas, as quais podem ser resumidas em duas principais: a que informa sobre o intento de Deus, de pôr as Suas leis na mente das pessoas e inscrevê-las em seu coração, e aquela segundo à qual o Senhor promete esquecer-Se dos pecados dessas mesmas ...
Foi fundada pelo casal de evangelizadores norte-americanos Thomas LeDoux Wilkins e Lisa Wilkins, que chegaram a Apucarana em fevereiro daquele mesmo ano com dois filhos. Eles moravam em Orange, na Califórnia, e escolheram o município para formar uma nova igreja e iniciar seu trabalho de evangelização no Brasil.
Onde está escrito na Bíblia que a lei foi abolida?
(Salmos 138:2). Com respeito à lei de Deus, a lei é santa, é mandamento, é justa e boa, quem o diz, é o ap. Paulo na sua carta aos (Romanos 7:12). Jesus Cristo veio cumprir a lei e ele mesmo disse, que a lei não pode ser anulada, "até que o céu e a terra passem"...
A quinta aliança, a última, Ele a fez de forma dramática, enviando o seu amado Filho para que sensibilizasse os homens por meio de seu sacrifício, mostrando-lhes como agir para a redenção da humanidade: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.
Por que Cristo é a nova aliança entre Deus e os homens?
Quem recebe a Jesus Cristo como Senhor e Salvador entra numa aliança com Ele. Da parte de Deus, não precisamos nos preocupar, porque Deus é fiel e nunca quebra os termos das Suas alianças (Hb 6.17-18). Por isso, a nova aliança é chamada de uma aliança eterna (Hb 13.20).
o meu arco que pus nas nuvens, que será o sinal da minha aliança com a terra. Quando eu trouxer nuvens sobre a terra e nelas aparecer o arco-íris, então me lembrarei da minha aliança com vocês e com todo tipo de ser vivo.
A Nova Aliança realizada no Sangue de Jesus Cristo faz com que se derrame a torrente da graça, para alcançar, de acordo com o plano de Deus, todos os homens e mulheres, até o fim dos tempos!
31, 31-34). Esta nova aliança instituiu-a Cristo, o novo testamento no Seu sangue (cfr. 1 Cor. 11,25), chamando o Seu povo de entre os judeus e os gentios, para formar um todo, não segundo a carne, mas no Espírito e tornar-se o Povo de Deus”.
Aliança (em hebraico: berith; em grego, segundo a versão septuaginta, diatheke), no sentido bíblico, refere-se ao pacto entre Deus e os homens. Refere-se à decisão de Deus de salvar a humanidade por meio de sua graça. Assim, segundo o cristianismo, Jesus encarna, morre e ressuscita para salvar os homens.
“Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós” (Lc 22-20). É o próprio Jesus dizendo que o cálice foi derramado pela humanidade, porque Nosso Senhor não desistiu de nós.
Mediador: alguém que fica no meio, unindo duas pessoas. Cristo é o Único Mediador Perfeito, sendo que Ele é verdadeiro homem e verdadeiro Deus capaz de realizar a nova aliança. O termo mediador é um termo técnico.
A aliança de sangue é uma forma de pacto mútuo, ou seja, duas pessoas firmam um acordo, selado com sangue. Esta aliança jamais pode ser quebrada. É esse tipo de aliança que Deus fez conosco.