A pressão ideal dos pneus pode ser consultada no manual do proprietário do veículo ou em adesivos colocados pelo fabricante em pontos da lataria, como a coluna central das portas ou a portinhola do tanque de combustível. Os pneus até contam com uma marcação de pressão.
Os números da pressão e dos modelos dos pneus normalmente estão no manual de instruções do fabricante ou então em uma etiqueta que pode estar no bocal de combustível ou na porta do motorista.
Remova a tampa da válvula de ar do pneu e a guarde. Coloque o manômetro na válvula do pneu, pressione-o com rapidez e firmeza até que o som da fuga de ar pare. O manômetro no agora mostrará uma leitura do PSI. Compare isso com a recomendação do fabricante.
Normalmente, o mais comum ao se calibrar, é colocar entre 28 a 36 libras no pneu dianteiro e 30 a 40 no traseiro. Porém, é bom lembrar que isso pode variar de acordo com o porte do veículo e também o seu uso. Um veículo maior ou um que é destinado a transporte de pessoas pode precisar de uma calibragem maior.
“É possível encontrar as informações sobre cuidados de pneus no carro no manual do veículo ou, dependendo do carro, na tampa do bocal de combustível ou no batente da porta do motorista”, explicou Fabio Magliano.
Qual a calibragem correta para cada tipo de pneu? Aprenda a CALIBRAR como um PROFISSIONAL | 📺 101
O que significa 35 psi no pneu?
A calibragem dos pneus é o ajuste da quantidade de ar que está dentro deles, que pode ser medida em libras por polegada quadrada (psi), em bar ou em quilopascal (kPa). A pressão ideal varia de acordo com o modelo, o tamanho e o tipo de pneu, bem como com a carga e a velocidade do veículo.
A pressão ideal dos pneus pode ser consultada no manual do proprietário do veículo ou em adesivos colocados pelo fabricante em pontos da lataria, como a coluna central das portas ou a portinhola do tanque de combustível. Os pneus até contam com uma marcação de pressão.
Quanto menor o pneu, maior deve ser a sua calibragem? Normalmente os pneus que são mais duros, também são os mais largos. A largura do pneu também aumenta a sua estabilidade, porém tira todo o conforto da direção. Por isso, quanto menor o pneu, maior deve ser a sua calibragem para garantir a estabilidade do veículo.
A boa notícia é que é muito simples saber a frequência correta para realizar a calibragem dos pneus do seu carro. Em condições de uso normais o correto é calibrar os pneus a cada 15 dias. Mas faça isso de preferência quando os pneus estiverem frios, ou seja, tendo rodado no máximo 3 quilômetros.
A calibragem correta para o cada pneu pode ser conferida no próprio automóvel: é normalmente encontrado na porta do motorista, na tampa de combustível ou no manual do carro. Lembre-se que ter a calibragem correta previne acidentes e melhora o desempenho do pneu.
A pressão recomendada dos pneus para o seu carro pode ser encontrada no manual do proprietário, em um adesivo na coluna da porta ao lado do motorista ou online. A pressão dos pneus é medida em libras por polegada quadrada (PSI), e se estiver abaixo do PSI recomendado, é considerada baixa pressão dos pneus.
Ainda assim, está estabelecido que deve variar entre 2.2 e 2.5 bar. Os valores da pressão correta dos pneus para cada carro podem ser consultados numa placa de metal que geralmente se encontra na porta do condutor ou na tampa do abastecimento de combustível.
A sigla PSI significa “Libras por Polegada Quadrada”. Geralmente, é a unidade de medida dentro de uma câmara contendo gás. No caso de pneus de automóveis, é a quantidade de ar comprimido presente dentro do pneu.
Você pode usar a extremidade do pino de um medidor de pressão de ar para abaixar o ar, forçando-o para baixo, mas isso pode levar uma eternidade ao baixar um pneu, por exemplo de 33 polegadas de 35 psi para 10 psi ou menos.
PSI é uma sigla em inglês (Pound-Force per Square Inch) que significa libra-força por polegada quadrada. No Brasil, a padronização é em libras, embora no exterior seja mais utilizado a outra sigla. Se você quiser saber qual das duas procurar, não precisa se confundir, as medidas são as mesmas.
O ideal é que você verifique a pressão dos pneus semanalmente, sem que tenha rodado muito com a moto antes disso. É preciso que os pneus estejam “frios”. *Caso eles estejam quentes, motos com pneus entre 170 e 190 (traseiro) quando usadas sem garupa devem usar de 38 a 40 libras.
Já quando o veículo está com carga, ou seja, com mais de duas pessoas, o recomendado é calibrar 33 Psi nos pneus dianteiros e 35 Psi nos pneus traseiros. Manter os pneus calibrados na pressão correta é fundamental para garantir a estabilidade do veículo e, consequentemente, a sua segurança.
A calibragem deve ser verificada com os pneus frios (num posto não mais do que 2 km distante do local onde o consumidor está). Lembre-se de que o estepe também precisa ser examinado e calibrado. Para o componente reserva, considere uma pressão de até 5 psi acima dos demais.
Já o 30 seria o número em PSI, sistema usado no Brasil. Ou seja, quando você for calibrar o pneu, esse é o número que deve constar na máquina. Normalmente, os pneus da dianteira têm uma pressão um pouco menor que os da traseira. Nesse exemplo, devemos calibrar os pneus da frente com 30 PSI e os de trás com 31 PSI.
O significado da sigla: Pounds per Square Inch, ou libras por polegada quadrada. É uma unidade de pressão, ou seja, seu pneu antigo aceitava uma pressão maior. Normalmente quanto mais largo o pneu, menor a pressão máxima, então se você trocou por um pneu mais largo, é natural.
Não procure a calibragem recomendada nos flancos dos seus pneus, ela não está lá! Normalmente, você encontrará a calibragem recomendada: Em um adesivo na porta do motorista ou na parte de trás da tampa do tanque de combustível. No manual do usuário do veículo, geralmente colocado no porta-luvas.
O primeiro passo é conferir no manual do veículo ou na etiqueta que pode ser encontrada no carro a pressão recomendada pelo fabricante. Fique atento à quantidade de libras nos pneus dianteiros e nos traseiros, pois eles costumam ser diferentes, já que normalmente os pneus de trás são maiores.
A pressão correta dos pneus é tão importante quanto a frequência de calibragem. A pressão indicada para os pneus é encontrada na porta do carro e em etiquetas espalhadas pela carroceria, como na tampa do tanque de gasolina, além de ser encontrada no manual fornecido pelo fabricante.