Entenda os números. Você já sabe que os números gravados geralmente na superfície superior da cabeça do parafuso indicam sua resistência (ex.: 8.8). Quanto mais alto o número gravado, maior é a resistência do produto.
A classe de resistência do material que o parafuso é feito vem estampado na sua cabeça na forma de um código de dois números no formato XX. Y. Por exemplo, 5.8, 8.8 ou 12.9. Saber conhecer esse código é importante por dar uma boa ideia da resistência do parafuso e para determinar o torque de aperto máximo.
Cada bucha e parafuso aguentam uma quantidade máxima de peso. Por exemplo: buchas de 4 mm suportam até 2 kg; de 5 mm, entre 2 e 8 kg; de 6 mm, entre 8 e 14 kg; 8 mm, de 14 e 20 kg e buchas de 10 mm uma carga entre 20 e 30 kg.
A classe ou grau de resistência tem a ver com as propriedades mecânicas do parafuso e é indicada através de números ou marcas em sua cabeça. Para parafusos com rosca métrica se utiliza o termo “classe” enquanto para parafusos com rosca polegada o termo correto é “grau”.
Para se determinar o valor do torque de aperto de um parafuso, é usualmente utilizada uma equação simplificada, conforme abaixo: T = D x K x P, onde: T = Torque de aperto (Nm); D = Diâmetro nominal da rosca do fixador (mm);
Entender as classificações de parafusos é importante para determinar as ferramentas corretas para realizar o aperto. Você sabia que um parafuso M12 de classificação 10,9, um fixador automotivo comum, possui uma resistência à tração máxima de aproximadamente 20.000 libras?
A classe de resistência do material em que o parafuso é feito, está estampada na sua cabeça na forma de um código de dois números no formato XX. Y. Por exemplo, 5.8, 8.8 ou 12.9.
A Bucha 8mm é ideal para aplicações em Alvenaria, suporta até 73 a 74kg acompanha Parafuso Gancho que você poderá utilizar para pendurar varais, vasos suspensos com a ajuda de correntes. Atente-se apenas para não exceder a capacidade de peso.
Sistema Métrico (MA/MB) O sistema de rosca métrico é identificado pelo passo de rosca, ou seja, pela distância entre os filetes de rosca. Exemplo 1: um parafuso M8 rosca grossa (MA) possui um passo de rosca de 1,25 mm. Ou seja, entre um filete e outro há uma distância de 1,25 mm.
Em primeiro lugar, a fórmula para calcular a resistência ao cisalhamento do parafuso é W=P/F=P/ab, onde P é a carga na ruptura (N), F é a área de sobreposição (cm^2), a é o comprimento da sobreposição ( cm), e b é a largura da sobreposição (cm).
Qual o tipo de parafuso mais resistente? Os parafusos de aço com rosca são um dos mais resistentes. Isso por serem projetados para suportar cargas e forças maiores do que outros tipos, tornando-os ideais para aplicações que exigem alta resistência e fixações maiores.
De acordo com a tabela, o torque de aperto recomendado para um parafuso M12 com uma classe de parafuso de 10,9 seria de 114,0 Nm. É importante observar que as classificações de parafuso mais altas exigem um torque maior para obter mais força de união.
O grau é expresso em números, que podem variar de acordo com o tipo de fixador. Por exemplo, parafusos de cabeça sextavada de aço são geralmente classificados em graus 2, 5 e 8. O grau 2 é o mais baixo e o grau 8 é o mais alto.