Se o seu contraste for amarelado, esverdeado ou marrom claro, você tem um tom de pele quente. No entanto, se o contraste for rosa, rosado ou azul, isso significa que você tem um tom de pele frio. E se o contraste for cinza ou pálido, você tem um tom de pele neutro.
O teste das veias é uma maneira fácil de descobrir seu subtom de pele. Olhe para suas veias para ter uma ideia do tom que elas têm: veias verdes ou amarronzadas indicam que seu subtom é quente, enquanto veias azuis ou roxas dizem que ele é frio.
Como saber qual cor de roupa combina com meu tom de pele?
É a colorimetria, também chamada de análise de coloração pessoal. O processo feito por um especialista combina as cores do corpo (cabelo, olhos, pele, veias) com as de possíveis roupas e acessórios, para entender quais tons harmonizam melhor. São analisadas temperatura, intensidade, profundidade e nível de contraste.
Para saber, basta olhar para a parte interna do seu antebraço, como explicou o colorista Marcos Coraza em entrevista ao Uol Mulher: "se enxergar tonalidades de rosa e azul e suas veias parecerem azuladas, o seu tom de pele é frio. Já se predominar o tom amarelo, com veias esverdeadas, o tom da pele é quente".
Qual COR de ROUPA combina melhor pra cada TOM DE PELE? Você sabe identificar?
Qual a cor da minha pele teste?
Experimente tomar sol e avaliar se a sua pele bronzeia após o banho de sol, caso isso aconteça, o subtom da sua pele é quente. Se a pele ficar avermelhada, o subtom da sua pele é frio e se o caso não for nem bronzear ou avermelhado, o subtom é neutro.
Para saber o tom da sua pele e utilizar a colorimetria no seu look, basta fazer um teste simples: coloque uma folha de papel branco próximo ao pescoço e o colo. Observe que cores aparecem na sua pele. Tons de azul e rosa indicam pele fria, amarelo ou marrom representam pele quente.
Após realizar o teste do papel branco, observe a coloração das veias na palma de sua mão e pulso. Se elas apresentarem tons azuis ou roxos, você tem uma pele fria. Se elas aparecerem em verde, você tem uma pele quente. Se é difícil dizer qual é a coloração das suas veias, sua pele é neutra.
As cores quentes são o vermelho, o laranja e o amarelo. Elas transmitem uma sensação de calor, alegria e descontração. Já as cores frias são o azul, o violeta e o verde. Essas tonalidades emitem calma, tranquilidade e esperança.
“Quem tem subtom de pele quente, combina com tons mais quentes para o cabelo, assim como quem tem o subtom de pele frio, combina com tons frios. O subtom de pele neutro tende a combinar com os dois, mas pode acontecer de ser neutro mais puxado para o quente ou para o frio”, explica a expert.
O site Findation consegue apontar qual tom de base ou corretivo é o seu. Para isso, contudo, você precisa já ter uma ou duas bases que fiquem perfeitas na sua pele, uma vez que a função do portal é levantar uma lista de opções de produtos que sejam do seu tom a partir das informações do cosmético que você tem.
Qual a cor do cabelo que deixa a pessoa mais jovem?
Recomendamos tons algures entre o castanho e o vermelho, que ficam muito naturais e dão um ar doce e jovem ao rosto. Escolhe sempre a tonalidade mais clara: Se hesitares entre várias tonalidades semelhantes de cor de cabelo, escolhe a mais clara.
A pele morena tem uma grande variação de tonalidades e quando exposta ao som bronzeia com muita facilidade. Além disso, esse tom combina com praticamente todas as cores de roupa. O que usar: aposte no verde, no roxo, no laranja, no azul, no amarelo, no vermelho, nos tons claros, escuros e pastéis.
A área ideal para testar a base é na linha do maxilar para poder comparar a tonalidade do rosto e do colo. Quando você aplicar a base nessa área e ela desaparecer, então este é o tom certo. Não teste na mão ou no pescoço, pois estas regiões não possuem a mesma cor que a sua face.
A melhor forma de descobrir a sua cor de pele é consultando um dermatologista, que vai realizar os exames e as análises mais adequadas de pigmentação, sensibilidade à radiação ultravioleta e o quanto de melanina o seu corpo produz naturalmente.
Quanto mais amarelo na mistura, mais quente. Quanto mais azul, mais frio. O violeta, por exemplo, é uma cor que tradicionalmente tem bastante azul na composição e por isso seria uma cor fria. Já o laranja, que tem mais amarelo, seria uma cor quente.
Para determinar o seu fototipo exato, é recomendado ir a um dermatologista. Ele pode avaliar a cor dos seus olhos, do seu cabelo, do seu rosto, antes e depois de bronzear, a quantidade de sardas e muitos outros fatores.
Pra identificar sua paleta de cores pessoal, é importante considerar sua tonalidade de pele, cor dos olhos e cabelo. Pessoas com tons de pele quentes geralmente ficam melhor com cores como laranja, amarelo e marrom, enquanto aquelas com tons de pele frios tendem a se destacar em tons como azul, roxo e verde.
O IBGE pesquisa a cor ou raça da população brasileira com base na declaração. Ou seja, as pessoas são perguntadas sobre sua cor e podem se declarar como brancas, pretas, pardas, indígenas ou amarelas.
Como saber se meu Subtom de pele é quente ou frio?
Olhe os lábios - Está difícil entender o subtom da pele do rosto? Então analise a cor dos lábios ou ainda a da parte interna deles. Se tiverem tons de coral, alaranjado ou pêssego (escuro ou claro) é sinal de que você está mais perto dos quentes. Se penderem para tonalidades do rosa, sua pele é mais fria.
Pele fria: além de ter nuances azuladas ou arroxeadas, essa pele fica avermelhada facilmente após a exposição ao sol, principalmente na área das bochechas, peitoral e ombros. Pele oliva: essa pele tem o tom naturalmente amarelado ou esverdeado.