Considere um triângulo retângulo em que os catetos medem a e b e a hipotenusa mede c. O teorema de Pitágoras determina que o quadrado da medida da hipotenusa (c2) é igual à soma dos quadrados das medidas dos catetos (a2+b2). Portanto, a fórmula do teorema de Pitágoras é c2=a2+b2.
A hipotenusa de um triângulo retângulo é sempre o lado oposto ao ângulo reto. É o lado maior do triângulo retângulo. Os outros dois lados são chamados os catetos opostos e adjacentes. Esses lados são identificados em relação a um ângulo agudo.
Qual é a hipotenusa de um triângulo retângulo que tem catetos de comprimento 12 e 16?
O valor da hipotenusa é 20. Explicação passo a passo: Segundo Pitágoras, todo triângulo retângulo está na fórmula onde o quadrado da hipotenusa é igual a soma dos quadrados dos catetos.
Considere um triângulo retângulo em que os catetos medem a e b e a hipotenusa mede c. O teorema de Pitágoras determina que o quadrado da medida da hipotenusa (c2) é igual à soma dos quadrados das medidas dos catetos (a2+b2). Portanto, a fórmula do teorema de Pitágoras é c2=a2+b2.
Como o ângulo do quadrado é reto, sua metade é de 45º. Nesse caso, os catetos medem x e a hipotenusa x√2. Então: sen(45º) = cateto oposto a 45º/hipotenusa = x/x√2 = 1/√2 = √2/2.
Chamamos de hipotenusa o maior lado do triângulo retângulo, que fica oposto ao ângulo reto, e os demais lados são conhecidos como catetos. O teorema de Pitágoras diz que a soma do quadrado dos catetos é sempre igual ao quadrado da hipotenusa.
Use o teorema de Pitágoras para calcular a hipotenusa a partir dos lados do triângulo retângulo. Você pode calcular a raiz quadrada da soma dos quadrados (fórmula abaixo) utilizando essa calculadora ou ainda a calculadora de raiz quadrada da Omni: c = √(a² + b²)
Quanto mede a hipotenusa de um triângulo retângulo de catetos 7 cm e 24 cm?
Neste caso, com catetos medindo 7 cm e 24 cm, podemos calcular a hipotenusa da seguinte forma: \( hipotenusa = \sqrt{7^2 + 24^2} \) \( hipotenusa = \sqrt{49 + 576} \) \( hipotenusa = \sqrt{625} \) \( hipotenusa = 25 \) Portanto, a medida da hipotenusa é 25 cm, correspondendo à alternativa a).
Desse modo, em um triângulo retângulo, os catetos são os lados que formam o ângulo reto, ao passo em que a hipotenusa é o lado oposto ao ângulo reto. A fórmula do teorema de Pitágoras é c² = a² + b².
A lei dos senos é uma expressão matemática que relaciona os lados de um triângulo qualquer com seus ângulos. De acordo com esta lei, para um triângulo qualquer, a razão entre cada lado e o seno do ângulo oposto é constante.
Qual é a medida da hipotenusa de um triângulo retângulo com catetos medindo 3 cm e 4 cm a 5 cm b 6 cm c 7 cm d 8 cm?
A hipotenusa desse triângulo mede a) 5 cm. Observe que temos a informação que o triângulo é retângulo. Então, podemos usar o Teorema de Pitágoras para resolver o exercício.
Para resolver um triângulo com um lado, você também precisa de um dos ângulos não retos. Caso contrário, é impossível: Se você tiver a hipotenusa, multiplique-a pelo sen(θ) para obter o comprimento do lado oposto ao ângulo. Como alternativa, multiplique a hipotenusa pelo cos(θ) para obter o lado adjacente ao ângulo.
Sou a soma dos catetos, mas pode me chamar de hipotenusa?
"Quem és tu?", indagou ele em ânsia radical. "Sou a soma do quadrado dos catetos. Mas pode me chamar de Hipotenusa." E de falarem descobriram que eram (o que em aritmética corresponde a almas irmãs) primos entre si.
Altura relativa à hipotenusa: Em um triângulo retângulo, se traçarmos uma reta do ângulo reto até a hipotenusa, formando um ângulo reto com a hipotenusa, essa reta é a altura relativa à hipotenusa. É como se fosse um "pé de apoio" do triângulo.