A Idade dos Metais é período da Pré-História relacionado ao domínio da metalurgia e expansão das técnicas de fundição pelos seres humanos. A Idade dos Metais pode ser dividida em: Idade do Cobre (de aproximadamente 5000 a.C. até 3300 a.C.), Idade do Bronze (3300 a.C. até 1200 a.C.) e Idade do Ferro (1200 até 586 a.C.).
A Idade do Ferro (c. de 1 200 a.C. à c. 1 000 d.C.) se refere ao período em que ocorreu a metalurgia do ferro (metal superior ao bronze em relação à dureza e abundância de jazidas).
A Idade dos Metais (3.000 a.C – 1.000 a.C) é caracteriza pela criação dos primeiros utensílios de metais e consequente desenvolvimento das indústrias metalúrgicas e siderúrgicas. Esse período da Pré-História é subdividido em três partes: Idade do Cobre, Idade do Bronze e Idade do Ferro.
Como vivemos na idade do ferro, a busca de uma sociedade melhor é vista como o retorno à origem, à idade do ouro. Daí a necessidade das Saturnais, todos os anos. Não se sabe muito sobre os rituais religiosos gregos antigos; mas certamente eles também estavam associados aos mitos.
O que foi a Idade do Ferro e como ela se diferenciou da Idade do Bronze?
Podemos dividir esse período da história da humanidade em três períodos: • Idade do Cobre – 3500 a.C., até 1200 a.C. • Idade do Bronze – 3000 a.C., até 700 a.C. • Idade do Ferro – 1200 a.C., até 1000 a.C. Principal caraterística deste período é a utilização dos metais na produção de ferramentas e utensílios que vão ter ...
Idade dos Metais - 5 coisas que você deveria saber - História para crianças
Qual é a Idade do Bronze?
800 a.C. - 476 d.C. A Idade do Bronze foi um período de uso intenso de metais e de redes de desenvolvimento do comércio. A continuidade da produção de artefatos de bronze exigia longas rotas comerciais até as fontes de estanho.
O ferro (Fe) é um elemento químico metálico pertencente à classe dos metais de transição, bi ou trivalente, de cor branco-prateada, dúctil e maleável, que se localiza no grupo 8 e período 4 da Tabela Periódica.
A produção do ferro começou na região da Anatólia (a mesma do cobre). Sua descoberta também é um mistério. Uma hipótese é a de que, involuntariamente, rochas com minério de ferro tenham sido colocadas em fornos para auxiliar no derretimento de outros metais, deixando pedaços de ferro derretido como resquício.
O que aconteceu entre 6.000 e 5.000 antes de Cristo?
Entre 6000 e 5000 a.C., a humanidade vivenciou o período Neolítico, marcado por importantes transformações sociais e tecnológicas. O desenvolvimento da agricultura, com o cultivo de cereais, possibilitou a sedentarização e o surgimento das primeiras aldeias.
A Idade dos Metais corresponde ao último período da Pré-História, em 6 mil a.C., quando os primeiros humanos descobriram os metais e começaram a utilizá-los no seu cotidiano, produzindo objetos e fabricando armas.
A história do aço teve início a cerca de 4500 anos. Naquela época a humanidade começou a perceber que o ferro era mais resistente do que o bronze, passando a empregá-lo amplamente para a confecção de armas e ferramentas.
O ferro é um dos elementos químicos da história mais rico dentre todos os da tabela periódica. O início de sua jornada se dá com os meteoritos, há quatro milênios a.C., pelos sumérios e egípcios. Eles usavam o metal para confeccionar pequenos objetos, principalmente pontas de lanças.
A Idade do Bronze foi o período que ficou conhecido pelo desenvolvimento de ferramentes e utensílios diários, feitos com o bronze. O bronze é a liga metálica obtida a partir da junção de cobre com estanho, o que acaba gerando um material extremamente resistente e ótimo para a produção de ferramentas.
Objetos de bronze ficam em um tom marrom escuro a preto depois da oxidação. Limpe o objeto com um produto feito especialmente para metais, usando um trapo macio. Certos produtos limparão tanto o cobre como o bronze, sem danificá-los. Isso permitirá que se veja a cor natural do item.
A história do bronze começa por volta dos anos 5000 a.C, quando ferreiros misturaram estanho no cobre, que era o material mais utilizado na época, numa tentativa de aumentar o volume do metal, pois a utilização do cobre estava sendo considerada inviável devido à sua procura.
São hoje conhecidos indícios de sua utilização, procedente possivelmente de meteoritos, que remontam de, talvez, quatro milênios a.C., pelos antigos Sumérios e Egípcios.
De onde você pode obter ferro? Nosso organismo não produz ferro, então você precisa absorvê-lo a partir da dieta - seja por meio do consumo de alimentos naturalmente ricos em ferro ou daqueles enriquecidos com o mineral, como pão de forma e cereais matinais.
Férrico refere-se a materiais ou compostos contendo ferro. Em química o termo é reservado para ferro com um número de oxidação de +3, também notado como ferro (III) ou Fe3+. Por outro lado, ferroso refere-se a ferro com número de oxidação de +2, notado ferro (II) ou Fe2+.
Para a produção do ferro, o minério mais utilizado é a hematita. Ele é feito em altos-fornos com carvão coque para ser queimado e produzir calor. É colocada também uma mistura de hematita, calcário e carvão coque que são favorecidos por uma corrente de ar que leva a uma reação de oxirredução.