Como consultar a ocupação principal do MEI Existem basicamente duas alternativas para quem deseja consultar a ocupação principal do MEI, são elas: Consulta ao CNPJ no site da Receita Federal; Consulta ao CCMEI – Certificado da Condição de Microempreendedor Individual.
Em cadastros ou questionários, por vezes pede-se "ocupação", ao que a pessoa deve preencher com a sua profissão de formação ou trabalho que realiza no momento. As diferentes ocupações registradas no Brasil estão listadas na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), ou também chamada de Código Brasileiro de Ocupação.
A ocupação principal do MEI deve ser aquela relacionada à sua atividade essencial. Caso venda outros tipos de produtos ou ofereça outros tipos de serviços, eles poderão constar em suas atividades secundárias.
O que colocar na ocupação principal do MEI quando desempregado?
O que colocar na ocupação principal do MEI quando desempregado? Na ocupação PRINCIPAL, localize a atividade a ser exercida e selecione. Pelo menos uma atividade precisa ser selecionada.
a) Privativa (multifamiliar); b) Coletiva (Pensionatos, asilos, internatos e congêneres); c) Transitória (hotéis, apart-hotéis, motéis e congêneres); II - Comercial (mercantil e comercial);
Para começar, tente descrever sua área de atuação ou o que gostaria de fazer. Ao invés de colocar "desempregado(a)", procure usar termos como "profissional em busca de oportunidades", "em transição de carreira", "prestador(a) de serviços", ou "consultor(a) na área de [sua especialidade]".
Natureza da ocupação refere-se à condição mais ampla em função da qual o contribuinte está inserido no mercado de trabalho, daí a existência de opções como “Empregado de empresa do setor privado”, “Profissional liberal” ou “Bolsista”.
O que acontece se eu errar a declaração de Imposto de Renda?
Erros e inconsistências na declaração podem gerar multas e, no limite, as fraudes podem até mesmo levar o contribuinte a ser indiciado por crime tributário.
Para declarar conta no exterior em dólar no Imposto de Renda, os contribuintes devem preencher a Ficha de Bens e Direitos – Depósitos Bancários em Conta Corrente no Exterior, sob o Código 62.
"A ocupação de uma pessoa é a espécie de trabalho feito por ela, independente da indústria em que esse trabalho é realizado e do status que o emprego confere ao indivíduo" (Dicionário de Ciências Sociais: 1986, p. 829).
Ocupação é o estado ou ato de preencher um espaço, função ou mesmo um papel. Esse termo está estreitamente ligado às atividades que um indivíduo realiza para garantir o seu sustento. Mas tal atividade ainda ajuda no desenvolvimento pessoal desse indivíduo e na sua contribuição para a sociedade.
Uma carreira engloba cargos e empresas em que você trabalhou, os conhecimentos que você acumulou e as competências e habilidades que você foi desenvolvendo para crescer profissionalmente. A profissão de alguém é a sua ocupação, podendo ser resumida ao cargo que aquela pessoa ocupa em vista da sua capacitação.
O termo atividade foi definido como instrumento da profissão ou relacionado à ação dos sujeitos. Já o termo ocupação foi definido como fundamental para a organização da vida humana, considerando que as atividades fazem parte das ocupações humanas.
Existem basicamente duas alternativas para quem deseja consultar a ocupação principal do MEI, são elas: Consulta ao CNPJ no site da Receita Federal; Consulta ao CCMEI – Certificado da Condição de Microempreendedor Individual.
Quem tem MEI não pode receber seguro desemprego. Mas se você tem MEI, mas não gera renda com ele e foi demitido sem justa causa de um trabalho em regime CLT, poderá receber o Seguro. Caso você tenha alguma renda, ela não pode ultrapassar um salário mínimo nem ser suficiente para seu sustento e de sua família.
São duas as situações previstas para o seguro-desemprego do MEI: O MEI pode receber seguro-desemprego caso consiga provar que a empresa se encontra inativa; Caso o MEI consiga comprovar que não tem rendimentos suficientes para sustentar ele e sua família.
Como saber se o MEI e comércio ou prestação de serviços?
Como saber se meu MEI e de serviços? Se você é um microempreendedor individual (MEI) e precisa consultar os dados da sua empresa – como CNPJ, situação da empresa e atividades realizadas –, saiba que é possível emitir um certificado usando seu CPF e senha do login na plataforma do governo federal (gov.br).
Geralmente, quem não pode ser MEI são os advogados, médicos, dentistas, engenheiros, entre outras atividades intelectuais. Se seu caso, se encaixa nessas atividades (CNAEs), saiba o que fazer para abrir empresa!