Geralmente, esses números estão localizados embaixo do quadro, perto do pedal ou perto da roda traseira. Os números de série são como impressões digitais da bicicleta, contendo informações cruciais, incluindo o ano de fabricação.
Normalmente o número de série, ou chassi da bicicleta, fica no movimento central (junto ao ponto de fixação dos pedais), próximo à presilha do banco, ou na gancheira (local de fixação da roda traseira). Caso ainda conte com a nota fiscal, também é possível encontrar o chassi da bicicleta impresso.
Também é obrigatório informar o número de série (chassi ou quadro) que pode ser localizado na nota fiscal, marcado no metal ou em uma etiqueta. Os principais locais onde você pode encontrar esse número são: no movimento central ou cubo, onde são fixados os pedais. próximo à presilha do banco.
Nas bicicletas de alumínio, aço ou outro metal, o número de série está impresso no próprio metal, enquanto nos quadros de carbono pode aparecer em um adesivo e com um código QR, nos modelos mais recentes.
Geralmente, esses números estão localizados embaixo do quadro, perto do pedal ou perto da roda traseira. Os números de série são como impressões digitais da bicicleta, contendo informações cruciais, incluindo o ano de fabricação.
Dicas para encontrar o número do quadro da bicicleta
É preciso lembrar que normalmente os números de quadro ficam em regiões um pouco difíceis, então olhe com atenção cada peça. O chassi pode ser identificado por número e letras, podendo ser gravado no quadro da bike ou por meio de um rótulo.
Os quadros falsificados não possuem um número de série na parte inferior do quadro ou possuem uma sequência que começa com letras, como "GK". Muitos quadros falsos da Venge ou Tarmac têm o número de série WSBC604292544K.
Ao contratar um seguro para sua bicicleta, o número do chassi é um dos principais elementos que as seguradoras utilizam para identificar o veículo. Através desse número, é possível registrar sua bicicleta de forma única e evitar possíveis fraudes.
Como é um documento eletrônico vinculado à Receita Federal, é possível conseguir uma segunda via, procurando diretamente o estabelecimento que te vendeu a bicicleta.
Para utilizar este serviço, qualquer pessoa pode acessar o site oficial da Secretaria da Segurança Pública, onde encontrarão uma seção dedicada à verificação de bicicletas.
Uma abordagem confiável para assegurar a origem da bicicleta envolve a utilização do aplicativo Bike Registrada. Por meio do fornecimento do número de série da bicicleta, é possível acessar instantaneamente informações detalhadas sobre o proprietário atual, assegurando a legitimidade da transação.
Por fim, a última etapa é informar o chassi da bicicleta, uma numeração que pode ser encontrada, por exemplo, abaixo da caixa do movimento central, próximo à gancheira e do cubo da roda traseira, perto da braçadeira do selim, e/ou na parte frontal do quadro da bicicleta.
M, L, XL em inglês e no português: Pequeno, Médio, Grande, ExtraGrande e assim por diante. Para saber o tamanho do quadro apropriado basta saber sua altura e localizar na tabela qual o tamanho do quadro será indicado.
Onde fica marcado o tamanho do quadro da bicicleta?
Alguns quadro trazem seu tamanho marcado em um adesivo fixado no tubo vertical, mas caso não haja marcação, é fácil descobrir: nas speed basta medir com uma fita métrica o tamanho do tubo vertical desde o centro do eixo do movimento central até o centro da intersecção do tubo vertical com o horizontal.
Como descobrir o ano de fabricação de uma bicicleta Specialized?
Assim que você encontrar o modelo e ano específicos no arquivo online, clique na aba de “Geometria” disponível embaixo da foto da sua bike. Assim será mostrada a Figura de geometria para o modelo e ano específico, de acordo com todos os tamanhos que a bicicleta foi fabricada.
Normalmente os quadros de Cromoly (cromo molibdênio) tem algum adesivo ou inscrição pintada ressaltando que é Cromoly. São mais caros também. Os de ferro costumam ser bem mais pesados. Eu também estou tentando identificar o material de uma bike antiga, sem sucesso.
Como identificar o número da bicicleta na nota fiscal?
Este número consta no quadro, como se fosse um número de chassi. Os proprietários de bicicleta, através da nota fiscal com o número de série, poderão fazer constar tal informação no boletim de ocorrência, em caso de roubo ou furto”, argumentam os parlamentares.
Para que serve a numeração no quadro da bicicleta?
Como já mencionado, o número de série de uma bicicleta é um número único designado a cada unidade pelo fabricante. Esse número é usado pelo fabricante, distribuidores e lojas para gerenciar o estoque e identificar quais peças são compatíveis com a bicicleta em questão.
Acesse www.bikeregistrada.com.br e faça seu login; Clique na opção “Registrar uma bike” localizada na parte superior da página; Para fazer o registro, utilize todos os números e letras constantes no quadro da sua bicicleta.
A diferença entre quadros de bicicleta numerados como "19" e "21" refere-se ao tamanho do quadro, especificamente à altura do tubo do assento. O número representa a medida da altura do tubo do assento em polegadas, medida do eixo central do movimento central até o topo do tubo do assento, onde a canote é inserida.
Verifique bancos de dados de bicicletas roubadas: existem bancos de dados online onde você pode verificar se a bicicleta que está considerando comprar foi relatada como roubada.
O 19 possui um tubo superior longo, proporcionando um ótimo alcance entre o selim e o guidão. Já o 21 tem um alcance ainda maior. O 19 é ideal para uma posição de pilotagem mais esticada e aerodinâmica.