- Pneus em mau estado de conservação possuem sulcos pouco profundos.
- A calibragem incorreta também contribui para uma má conservação dos pneus.
- Aparecimento de deformidades e bolhas também é um mau sinal.
- Desgaste irregular na banda de rodagem também é um sinal de más condições dos pneus.
Como verificar o estado dos pneus?
Use um medidor de pressão de pneus confiável para verificar a pressão em todos os pneus, incluindo o estepe (caso seu veículo o tenha). Verifique a pressão quando os pneus estiverem frios, pois a pressão aumenta à medida que os pneus esquentam durante a condução.Como saber se o pneu está em bom estado?
Ele destaca três principais:
- Profundidade da banda de rodagem. A legislação brasileira determina que a profundidade mínima da banda de rodagem deve ser de 1,6 mm (exceto motos, que têm limite de 0,8mm). ...
- Desgaste uniforme. Verifique se os pneus estão desgastando de maneira uniforme. ...
- Danos visíveis.
Como avaliar o estado do pneu?
Você pode encontrar essa informação na lateral do pneu, onde há uma sequência de números e letras conhecida como DOT. Os quatro últimos dígitos indicam a semana e o ano em que o pneu foi fabricado. Mesmo que a profundidade dos sulcos seja adequada, considere a substituição do pneu após atingir essa idade.Como ver se o pneu está desgastado?
Dicas para identificar pneus desgastados
- Verifique a profundidade do sulco. O Tread Wear Indicator. ...
- Verifique a idade dos pneus. ...
- Procure por rachaduras e bolhas. ...
- Procure por desgaste irregular. ...
- Desgaste nos ombros. ...
- Desgaste no centro. ...
- Desgaste em forma de "escamas" ou "cristais" ...
- Desgaste em diagonal.
Você sabe quando deve trocar o pneu?
Como saber se preciso trocar os pneus?
4 sinais que indicam a hora de trocar os pneus do carro
- Desgaste/TWI Atingido. O TWI é o índice que torna possível saber se os pneus do veículo estão dentro da vida útil recomendada pelo fabricante. ...
- Desgaste irregular. ...
- Envelhecimento. ...
- Furos ou cortes. ...
- Cuidados que contribuem para uma vida útil mais longa.
Como conferir a durabilidade do pneu?
O Índice Treadwear varia de mínimo para máximo, iniciando-se em 60. O valor de referência é 100. Um exemplo: Se o pneu tiver um Treadwear de 70, ele irá se desgastar 30% mais rápido que um pneu de 100. Outro exemplo: um pneu com índice Treadwear de 600 vai durar 6 vezes mais que o de 100.Como saber se o pneu é bom ou ruim?
Sinais de que você precisa trocar os pneus
- Desgaste irregular. O desgaste do pneu é algo natural, nenhum irá durar para sempre. ...
- Altura dos sulcos (TWI) Quando o TWI está abaixo do indicado, está na hora de trocar o pneu do carro. ...
- Teste da Moeda. ...
- Surgimento de bolhas, furos ou cortes. ...
- Prazo(s) de validade do pneu.
Como ver se o pneu está careca?
Insira o medidor na ranhura mais profunda do pneu. Se o resultado for inferior a 1,6 mm, o pneu está legalmente careca e deve ser substituído imediatamente. Popularmente, também é utilizado o teste da moeda.Como podemos saber se o pneu está em condições de uso?
Observe a banda de rodagem e as paredes laterais para ver se há cortes, arranhões, perfurações, saliências, lombadas ou rachaduras. Se você vir algo suspeito, peça a um profissional de manutenção de pneus que dê uma olhada mais de perto.Como olhar se o pneu está vencido?
Como identificar a data de fabricaçãoLá, você encontrará a sigla DOT seguida de quatro dígitos. Os dois primeiros números indicam a semana de fabricação, enquanto os dois últimos representam o ano. Por exemplo, se você encontrar DOT 2320, significa que o pneu foi produzido na 23ª semana de 2020.
Quantos km dura um pneu?
Em média, pneus originais de carros de passeio devem durar de 40 a 60 mil quilômetros até a primeira troca, porém, alguns fatores podem reduzir pela metade essa expectativa. Confira alguns exemplos de situações ou práticas que prejudicam a durabilidade do pneu: Pneus de baixa qualidade.Quantos anos dura um pneu?
Quanto tempo dura um pneu novo? Se formos levar em conta pneus novos, originais, de boa qualidade, em um veículo usado habitualmente, com manutenções em dia e todos os devidos cuidados, alguns fabricantes estimam uma média de cinco a seis anos.Qual o limite de desgaste do pneu?
Segundo a Resolução nº 558/80 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), é proibido circular com o veículo quando a borracha da banda de rodagem se desgasta e atinge o TWI, tornando-se inferior a 1,6 mm.Como saber se o pneu está meia vida?
Os sulcos não devem ter menos que 1,6 milímetro de profundidade; se for menor que isso, os pneus não poderão rodar na chuva ou em trechos com água. Outro aspecto que deve ser avaliado é a aderência do pneu meia vida. Isso depende do estado da borracha, que pode estar velha e ressecada, ainda que pareça nova.Como identificar se o pneu está gasto?
Os ressaltos que ficam nos sulcos dos pneus tem exatos 1,6mm de profundidade. Assim, eles funcionam como um indicador do desgaste da banda de rodagem. Ou seja, se o pneu já encostou no TWI, então está na hora de trocá-lo.Qual o limite do pneu careca?
Como saber se o pneu está careca? De acordo com a Resolução 913/2022 do CONTRAN, os sulcos de um pneu de automóvel devem ter no mínimo 1,6 milímetros de profundidade, para garantir a estabilidade e segurança do veículo, evitando a aquaplanagem.Onde fica o TWI do pneu?
TWI fica no fundo do pneu, lá no sulco do pneu. É o indicador do desgaste da banda de rodagem. Isso porque a banda vai se desgastando, desgastando, perdendo borracha. E quando encontro um tijolinho de borracha lá no fundo, quando chega nele, é sinal de que de que o friso já está insuficiente para te dar segurança.Como saber se precisa trocar o pneu?
A legislação determina que um pneu deve ser trocado quando os sulcos da banda de rodagem (rasgos no pneu) tiverem menos de 1,6 mm de altura. Esse limite é indicado em seus pneus por indicadores de banda de rodagem, pequenas áreas em relevo entre os sulcos que medem essa altura com precisão.Como ver o desgaste do pneu?
CHECKLIST: OS PRINCIPAIS SINAIS DO DESGASTE DO PNEU
- Uma banda de rodagem que está abaixo da profundidade mínima legal da banda de rodagem do pneu (1,6 mm para carros)
- Rasgos, rachaduras ou cortes visíveis no flanco do pneu.
- Manchas ou descoloração no pneu.