Quem busca saber a informação sobre o órgão emissor do documento já emitido precisa ter a carteira de identidade. Para encontrar o órgão emissor no RG, verifique a informação impressa na parte superior do documento, no lado da foto e da digital.
Para saber qual o órgão expedidor do RG faça o seguinte: Na carteira de identidade, localize a foto 3x4. O nome do órgão expedidor estará perto dela. No site Meu INSS, vá em “Meu Cadastro”, “Documentação”, “Identidade”, “Órgão Emissor” e “Sigla”.
Na nova identidade, a UF aparece no verso do documento, próximo à "série”. No modelo antigo, costuma ficar sobre o órgão expedidor ou à frente dele. Essa definição vai de acordo com a sigla. São Paulo tem a sigla “SP”, enquanto a do Distrito Federal é “DF”.
Como encontrar órgão emissor no RG - Carteira de identidade
Como descobrir órgão expedidor RG?
RG antigo: para quem tem o RG antigo, é possível encontrar o SSP logo na parte da frente do documento, na parte superior, onde fica a foto e a digital. RG novo: já no RG novo, a informação fica logo ao lado da foto de identificação, onde consta “órgão expedidor”.
Normalmente, utiliza-se a UF em documentos de registro, como RG, por exemplo. Um RG com órgão emissor de São Paulo, sairá com "SSP-SP", onde o "SP", no final da frase, significa a Unidade Federativa do órgão emissor do documento.
As Unidades Federativas, ou UFs, são os Estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná e assim por diante). Eles recebem essa denominação porque são autônomos — mas não soberanos — em questões relacionadas à administração pública, como governança, legislação e arrecadação.
Você só precisa acessar o aplicativo gov.br na sessão “Meus Documentos” e já pode usá-los em diferentes situações. Você pode usar a carteira de documentos do aplicativo gov.br para: Identificar-se presencialmente quando alguém solicitar seus documentos de identificação.
Você pode acompanhar o envio do documento pelo MG App e/ou Cidadão MG, usando o RG ou o nome. Para isso, faça o login, acesse o menu "Carteira de Identidade" e clique em "Consultar situação de entrega de Carteira de Identidade".
Como saber a data de emissão do RG? No documento físico, a data de emissão ou data de expedição do RG fica no verso do documento, na parte superior ao lado do número do RG. A data de emissão do RG indica quando o documento foi emitido e passou a ser válido.
A 2ª ou demais vias da carteira de identidade com Mudança do Estado Civil é expedida no Estado da Bahia pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) através do Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), unidade do Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Conforme Lei Federal n° 7.116/83, o Instituto de Identificação do Paraná realiza a Identificação Civil e respectiva expedição da Carteira de Identidade para Brasileiros Natos, Naturalizados e os Portugueses que comprovadamente gozem do Estatuto de Igualdade de Direitos entre Brasileiros e Portugueses.
Na identidade nova, a sigla UF pode ser localizada no verso da cédula de RG ao lado da "Série" e do polegar. Já na identidade do antigo modelo, a UF do RG está na frente do documento, acima do órgão expedidor escrita por extenso, e no caso de preenchimento de formulários você deverá informar a sigla do estado.
No modelo novo do RG, a informação também fica na frente do documento e escrita por extenso logo abaixo do estado. Além disso, consta ainda a sigla do órgão emissor logo abaixo da data de nascimento, para facilitar a identificação do dado.
Na grande maioria dos casos, quando a informação indicada for Secretaria de Segurança Pública, a sigla do órgão expedidor será SSP seguida da sigla do estado, por exemplo "SSP/SP" para São Paulo.
Estado Federativo ou Unidade Federativa (UF), dentro do Brasil é uma entidade com alguma autonomia, possuindo autogoverno, autolegislação e auto arrecadação. Ou seja, é dotado de governo e constituição própria.
A emissão do RG pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) ganha novo formato com a implantação da Carteira de Identidade Nacional (CIN), que já começou a ser emitida em todos os postos de identificação de Minas Gerais. O documento deverá ser solicitado até fevereiro de 2032.