Colete a saliva em uma colher ou um pouco de urina em um recipiente. Mergulhe a tira no líquido por 3 segundos. Mova a tira rapidamente para retirar o excesso. Aguarde 15 segundos para a leitura do teste.
- Para a determinação do pH na saliva, é necessário ficar 1 hora em jejum absoluto (inclusive água), não fumar, não chupar balas, não mascar chicletes e não escovar os dentes neste período.
Os principais sinais de que a acidez da sua saliva está alta demais são: gosto ruim na boca, como se fosse amargo, e mau hálito. Você também pode perceber alterações na textura do líquido.
Determinação do pH da saliva ✓ Mergulhar a fita indicadora universal na saliva até que todos os indicadores umedeçam; ✓ Retirar imediatamente e comparar com a escala de cores da caixinha. Anotar o valor; ✓ Descartar a fita no lixo biológico.
Mas como ele é suscetível à acidez, as alterações do pH bucal o afetam e deixam mais poroso. Quando isso acontece, desenvolve-se a sensibilidade dentária, porque as substâncias conseguem penetrar o esmalte e atingir a dentina.
ACIDEZ NA BOCA: SEUS EFEITOS E CONSEQUÊNCIAS (com Dra. Alice Jikihara)
Como equilibrar o pH da boca?
Mantenha a hidratação adequada bebendo água em vez de bebidas ácidas ou açucaradas. Dessa forma, você favorece a produção natural de saliva, evitando problemas de boca seca ou xerostomia. Um truque para regular o pH da saliva ao ingerir bebidas ácidas, como refrigerantes, café ou vinho, é beber água logo em seguida.
Pegue algumas folhas de repolho roxo (30 g) e corte em fatias bem pequenas, coloque para cozinhar com uma quantidade de água igual ao de folhas picadas (aproximadamente 150 ml). Deixe ferver por 15 minutos e espere esfriar. Agora, use uma peneira e tente extrair toda água que ainda restou em um recipiente limpo.
A única forma de medir o pH do sangue é através do exame de gasometria arterial, que normalmente só é feito em pessoas que estão internadas na UTI ou no CTI. O exame do pH é feito com uma amostra do sangue, e seu resultado mostra o valor de pH no sangue, de bicarbonato, e a PCO2.
Colete a saliva em uma colher ou um pouco de urina em um recipiente. Mergulhe a tira no líquido por 3 segundos. Mova a tira rapidamente para retirar o excesso. Aguarde 15 segundos para a leitura do teste.
Alimentos gordurosos ou fritos, alimentos muito temperados, cebola e alho, tomate e produtos à base de tomate, frutas cítricas e chocolate podem causar problemas de acidez ou piorá-los. Assim como qualquer outro alimento, é importante escolher bem as bebidas, especialmente após uma refeição.
Por causa do pH ácido, ingerir comidas e líquidos desse tipo vai impactar muito a alcalinidade da boca, gerando mais acidez nela. Complementar a isso, tais alimentos e bebidas vão afetar a digestão, juntando-se ao suco gástrico.
Reequilibrar o pH da boca para melhorar o fluxo e a qualidade da saliva depende sobretudo de se aumentar a ingestão de água (a indicação é uma média de 30 ml por quilo) várias vezes ao dia e manter uma higienização bucal adequada (com escovação e uso de fio dental) após cada refeição.
Para saber que a saliva está ácida, basta prestar atenção a alguns sinais. Um deles é a cor, pois pode ficar esbranquiçada. Ela também pode apresentar espuma e ficar mais grossa. Se você percebeu alguma alteração, o ideal é procurar um dentista.
O pH é a unidade de medida que descreve esse grau de acidez ou alcalinidade, medida numa escala de 0 a 14. Qualquer pH inferior a 7 é considerado ácido e qualquer pH acima de 7 é considerado básico, ou alcalino. Um pH de 7 é neutro, que não é nem ácido ou básico.
As substâncias denominadas como ácidas vão dos valores entre 0 e 7, já as básicas (alcalinas) são de 7 à 14. No caso de uma saliva saudável, deve apresentar um pH entre 6,8 e 7,2.
Células saudáveis têm um ambiente interno levemente alcalino, com pH em torno de 7,2. Células cancerosas são mais alcalinas e têm um pH interno maior que 7,2.
Para testar a acidez e a basicidade de sua saliva ou urina, mergulhe a ponta de uma tira de teste de pH nela por apenas três segundos e depois retire-a.
Mas o pH ideal deve variar entre 7 e 9,5, mais alcalino. Isso porque pHs mais ácidos, de 0 a 6, atrapalham o organismo em sua tarefa de anular os radicais livres. Quanto mais, melhor. Esse mineral é bem-vindo aos músculos, evita cãibras e favorece o controle da pressão arterial.
Para usar as fitas, basta molhar uma na solução que você deseja testar e comparar a cor da fita com a tabela fornecida na embalagem. A cor da fita irá indicar se a solução é ácida, básica ou neutra.
Beba a substância quando estiver em jejum; Cronometre quando os arrotos começarem a ser produzidos. A partir daqui, existem duas observações: se a produção de arrotos for menor que 2 minutos, fique atento! Isso é uma indicação de excesso de acidez gástrica.
As pessoas com acidose metabólica frequentemente têm náuseas, vômitos e fadiga, e podem respirar mais rápido e mais profundamente que o normal. As pessoas com acidose respiratória frequentemente têm dor de cabeça e confusão, e a respiração pode parecer superficial, lenta ou ambas.